terça-feira, 28 de julho de 2009

Futuros estudantes participaram de inserção acadêmica


O curso de Ciências Biológicas do UNIFESO promoveu até quinta, 23 de julho, o projeto de inserção acadêmica. Candidatos aprovados no Vestibular de Inverno, realizado no dia 5 de julho, assistiram a palestras sobre as diversas atuações do biólogo.Os temas discutidos nos encontram foram: desafios do biólogo no século XXI, a informática na biologia e o método científico na biologia. As palestras foram ministradas por professores do UNIFESO e também contaram com a presença dos estudantes do segunda período do curso de Ciências Biológicas.Este tipo de evento aproxima o Centro Universitário e os futuros estudantes. Atividades como essa são importantes para promover a inserção no ambiente acadêmico e também é uma oportunidade para trocar conhecimentos, além de tirar dúvidas dos ingressantes.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Complexo de tratamento e disposição final de resíduos

Na segunda, dia 27 de julho foi inaugurada as novas instalações do aterro sanitário de Teresópolis, o Complexo de tratamento e disposição final de resíduos – CTDR Consorciado. Estavam presentes na inauguração o Governador Sérgio Cabral, o Ministro do Meio Ambiente Carlos Mic , o Prefeito de Teresópolis Jorge Mario Sedlacek secretário de meio ambiente Flávio Luis C. Jesus, além de prefeitos de outras cidades e políticos locais. Os estudantes e o Coordenador do curso de Ciências Biológicas tiveram a oportunidade de visitar as obras e conhecer de perto o que está sendo feito pelo meio ambiente em nossa cidade. O CTDR foi projetado para receber resíduos sólidos gerados nos municípios de Teresópolis, Carmo, Sumidouro e são José do vale do Rio Preto, sendo projetado para uma vida útil de 25 anos.

2009 - Ano Internacional da Astronomia

2009 - Ano Internacional da Astronomia
Há 400 anos, o astrônomo e matemático italiano Galileu Galilei (1564-1642) direcionou uma luneta para o céu e revolucionou o mundo. Descobriu que a superfície da Lua era irregular; que o número de estrelas era bem maior que o conhecido até então; que júpiter tinha satélites identificou as fases de Vênus e as manchas solares. Mostrou que a Terra não era o centro do universo e que busca por leis naturais devia ser a base da ciência e que vale mais a pena observar e concluir do que ter teorias não observáveis e confirmáveis. Estas conquistas estão sendo comemoradas neste ano, declarado Ano internacional da Astronomia. (Ciência Hoje, Maio de 2009)
No dia 25 de julho, o coordenador e estudantes de 1º e 2º períodos de ciências biológicas compareceram ao primeiro fórum de astronomia de Teresópolis, organizada pela Prefeitura e realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde astrônomos do Planetário do Rio de Janeiro realizaram palestras para as crianças e adultos sobre o Sistema Solar, acompanhada com muito interesse pela platéia. Infelizmente, o mal tempo não permitiu que fossem feitas observações através de telescópios, mas os astrônomos estarão novamente no dia 29 de agosto em Teresópolis para um novo evento.

Parque Municipal Natural Montanhas de Teresópolis


Estudantes e Professores na assinatura do decreto de Criação do Parque Municipal Natural Montanhas de Teresópolis

Na última segunda, dia 6, foi criada a primeira unidade de conservação integral de Teresópolis. A solenidade de assinatura do documento de criação do Parque Montanhas de Teresópolis fez parte das comemorações do aniversário de 118 anos da cidade e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Do UNIFESO participaram do evento, o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas e a professora Liane Pitombo, da disciplina Química, além de estudantes. A intenção do parque é garantir para as gerações futuras a preservação do patrimônio natural da região, marcado por rochas e mata atlântica. Com cerca de cinco mil hectares, o parque vai abranger as proximidades dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, e também deve fazer limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

domingo, 26 de julho de 2009

Trekking da Lua

Trekking da Lua
Estudantes de Ciências Biológicas em visita ao Parque Nacional da Serra dos órgãos.

Estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO participaram do Trekking da Lua, que aconteceu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) na noite da quarta, 10 de junho. O evento é uma parceria entre o SESC Teresópolis e o Parque Nacional e que possibilita aos participantes caminhar por trilhas, em contato com a natureza em locais pouco conhecidos. Durante o trekking noturno os estudante receberam orientações sobre a fauna e flora encontradas nas trilhas. No video podemos assistirr algumas das atividade desenvolvidas durante o trekking.

Translate

Postagens mais visitadas