segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VER CIENCIA - QUARTA-FEIRA 17;00h - Campus Quinta do Paraiso

Nesta quarta às 17:00h - Ver Ciência apresenta Evolucionismo x Criacionismo: O Juízo Final. Participem!

CAFÉ CIENTÍFICO - DIA 04/09/2009- A Interação de drogas com proteínas plasmáticas

Foto da visita do prof. Sotiris Missailidis(Open University) ao lado do prof. Carlos Alfredo e do prof. Dilson Silva (centro) prof. da UERJ. A sua direita prof. Adenilson Fonseca e  prof. Mariana Arcuri  -18/08/09

         O  conferencista desta semana no café cientifico será o prof. Dilson Silva,  Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese intitulada "A Interação do Metil-Paration com Albuminas Séricas". Desde o período de estágio, prévio ao seu ingresso no mestrado como bolsista CAPES, realizado nos Laboratórios de Biomembranas, do Departamento de Ciências Fisiológicas da UERJ, e de Espetroscopia, do Instituto de Física da PUC-Rio, tem atuado na linha de pesquisa de interação de drogas com proteínas, utilizando a técnica de espectroscopia de fluorescência. No ano de 2003 transferiu-se para São Carlos, para um período de estágio de pós-doutorado, tendo desenvolvido trabalhos centrados na caracterização e no estudo da interação de drogas com proteínas plasmáticas de espécies de peixes neotropicais, no Laboratório de Zoofisiologia do CCB da UFSCar e no Laboratório de Biofísica Molecular e Estrutural do IFSC da USP. No ano de 2005 concluiu o Pós-Doutorado neste mesmo Instituto.
Fonte: Curriculo Lattes do Prof. Dilson

domingo, 30 de agosto de 2009

Semana do Biólogo

Prezados Estudantes de Ciências Biológicas


A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979. Devido à profissão ter sido regulamentada em 3 de setembro, instituiu-se este como o Dia do Biólogo. Nesta semana estaremos comemorando os 30 anos da regulamentação da profissão e setenta e cinco anos do primeiro curso de História Natural do Brasil (USP), é uma data importante para todos aqueles que escolheram a biologia como profissão. Aproveitando a data também estaremos elegendo o primeiro diretório de Ciências Biológicas, Participe!
Saudações Biológicas!
Carlos Alfredo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

EXPLICANDO O SÍMBOLO DA BIOLOGIA

Começando pela forma que foi utilizada como base para os elementos: o círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos Biólogos. O azul, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da Biologia.
A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de Biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do Biólogo.
Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. Sua cor, não poderia ser outra, senão o verde, pois é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.
A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O Biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do Biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.
O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano dos Biólogos e também a importância da vida para esses profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busca-se demonstrar a forma dinâmica e pró-ativa de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o Biólogo e a sociedade
fonte: Conselho Federal de Biologia

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

VI FORUM DO CSS


Estudantes de Ciências Biológicas participem dos eventos do VI Forum do CCS. Acessem o site do evento e aproveitem!http://www.feso.br/unifeso/index.html

sábado, 22 de agosto de 2009

CAFÉ CIENTÍFICO INTERNACIONAL - UM SUCESSO!


Professor de Universidade da Inglaterra faz palestra no UNIFESO - Na última terça, 18, no Campus Sede. Com o tema "Aptâmeros e seu usos no diagnóstico e terapia contra o câncer", o professor Sotiris Missailidis, da Open University (Inglaterra), falou sobre novas tecnologias e estratégias inovadoras para diagnósticos. Também foram abordadas terapias como inibição de enzimas relacionadas ao câncer, mecanismo de morte celular, identificação de células cancerígenas e novos marcadores moleculares do câncer. De acordo com o palestrante, as novas tecnologias, ainda em fase experimental, permitirão o diagnóstico mais precoce, bem como um tratamento mais rápido e eficiente. "No momento o custo é alto, mas nos próximos anos serão tão acessíveis quanto as terapias atuais", afirmou o professor, destacando a satisfação de ter vindo ao UNIFESO.
UNIFESO Clipping

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MANEJO DE PRIMATAS NEOTROPICAIS

fonte: oglobo.globo.com/.../11/11_MVG_cie_muriqui.jpg
Estudantes de veterinária e ciências biológicas estão aprimorando o conhecimento sobre os primatas neotropicais no curso oferecido pela coordenação de Medicina Veterinária. Os responsáveis pelo curso são os professores Alcides Pissinatti, Marcovan Porto e Jorge Aguiar. No curos os estudantes aprendem sobre a evolução, sistemática , biogeografia, parasitologia, contenção física, contenção química, coleta de sangue e nutrição dos primatas. As aulas teóricas acontecem no dia 14 e 21 de agosto no Campus Quinta do Paraíso e a aula prática no dia 22 de agosto no Centro de Primatologia do Rio de janeiro.

sábado, 15 de agosto de 2009

CINEBIOLOGIA apresenta o projeto VER CIENCIA


Darwin e Wallace - Fotos históricas da Biologia


Sesc Rio apresenta, em comemoração aos 200 anos de Charles Darwin e aos 150 anos da publicação do livro "Origem das Espécies", o "Circuito Ver Ciências - Sesc Rio - Mostra Evolução e Diversidade". De 18 de agosto a 25 de setembro, o público vai conferir nas unidades do Sesc as exibições de filmes, que trazem a tona a teoria de Darwin. Em parceria com o SESC o Curso de Ciências Biológicas também estará apresentando para os alunos a mostra.
Segundo os organizadores o objetivo é promover e incentivar a disseminação do conhecimento e da cultura científica através da linguagem audiovisual. Os programas de TV dos diversos países selecionados para as mostras anuais são exemplos de como a Ciência e a Tecnologia podem ser apresentadas de forma clara, atraente e até mesmo como entretenimento cultural. Venham conferir!

As apresentações acontecerão as 14h no SESC-Teresopolis e às 17:00h no Campus Quinta
19/8, 17h - EXTINÇÃO
26/8, 17h - AS ORIGENS DA MENTE HUMANA (Multimidia do AFIF - quinto andar) Participe!
2/9, 17h - EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO: O JUÍZO FINAL
9/9, 17h - A VIAGEM DE CHARLES DARWIN
16/9, 17h - DNA, O FUTURO
23/9, 17h - DARWINISMO X CRIACIONISMO & RIO, A CIDADE: DARWIN REVISITADO

CAFÉ CIENTÍFICO - DIA 21/08/2009 MEIO AMBIENTE E SEUS MITOS

O jornalista e Professor Eduardo Strucchi, apresenta nesta sexta-feira dia 21/08/09, Meio ambiente e seus mitos, na sala de multimídia do campus Quinta do Paraiso, não percam!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FLORA BRASILIENSIS NA INTERNET

A Flora brasiliensis é uma obra em 15 volumes, produzida entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a colaboração de especialistas de vários países. Contém tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas brasileiras.Fonte: http://www.cria.org.br/index
Consulte o site http://florabrasiliensis.cria.org.br/opus e acesse esta importante obra da Ciência Brasileira.

domingo, 9 de agosto de 2009

CAFE CIENTIFICO SEXTA-FEIRA 14/08/2009

Taxonomia e Conservação da Biodiversidade é o tema da conferencia do Professor de Botânica Marcelo Souza, na sexta-feira, dia 14 de agosto, às 17:00h, na multimídia dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e veterinária. Não Percam!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

BIOLÓGO SOLIDÁRIO - Projeto Alegria - Apresentaçao

O que é?
É um projeto voluntário, sem fins lucrativos,criado por acadêmicos de diversos cursos de graduação na área da saúde , que tenta de forma lúdica, alegre e descontraída amenizar o sofrimento das pessoas internadas no Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano. Para os participantes é uma oportunidade de exercício da cidadania, de demonstração de solidariedade e, sobretudo visa proporcionar um olhar mais humano e sensível em relação ao cuidado em saúde. As visitas são realizadas aos domingos, a partir das 14 horas, onde os integrantes se caracterizam, e tentam tornar o ambiente hospitalar mais agradável, conversando, cantando e brincando.
Os estudantes que participam do Projeto Alegria estarão apresentando o projeto no dia 11/08/2009(Terça-feira) às 20:00h (primeiro período) e às 20:40h(segundo período)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CONVERSAS DE BIÓLOGO


O estudante de biologia deve conhecer a história da biologia para compreender o seu desenvolvimento, em conversas de biólogo a Coordenaçao de Ciencias Biológicas, disponbilizará periodicamente informacoes para o seu aprimoramento profissional. Para iniciar a primeira conversa escolhemos o biólogo, naturalista, médico, artista e filósofo Ernst Heinrich Philipp August Haeckel (1834 -1919), ele foi o responsavel pela popularizaçao da obra de Charles Darwin na Alemanha do século 19. Criou termos como filo e ecologia, descreveu e nomeou milhares de novas espécies. Publicou o livro Kunstformen der Natur (Formas de Arte da Natureza) em 1904 na Alemanha, utizando a técnica denominada de cromolitografia, trabalho com cem ilustraçoes de vários organismos, vale a pena conferir as ilustraçoes que se encontram no endereço: http://caliban.mpiz-koeln.mpg.de/haeckel/kunstformen/
Boa visita!

CONFERENCIA DIA 19/08/09 (QUARTA-FEIRA)

Tema: Alterações anátomo-histológicas
Conferencista: Dr. Heleno Pinto de Moraes
Público: estudantes do segundo período de Ciencias Biológicas
Horário: 19:00h
Sala de aula do segundo período

CAFÉ CIENTÍFICO INTERNACIONAL - DIA 18/08/2009 (terça-feira)

Título: Aptamers and their use in cancer diagnosis and therapy
Apresentaçao:Dr Sotiris Missailidis (Open University, UK)
LOocal: Campus Alto/Multimídia do Prédio AFIF (Quinto andar)
Horário: 13:00 h

CAFÉ CIENTÍFICO - DIA 07/08/2009

Fotos históricas da Biologia - Watson e Crick com a estrutura do DNA -1953

Título: Decifrando o código genético - Técnica de sequenciamento de DNA
apresentaçao: Valéria Marques
Horário:17:00h
Local: Campus Quinta do Paraiso/ Sala de mutimídia

domingo, 2 de agosto de 2009

Kunstformen der Natur (Formas de Arte da Natureza)

Ernst Heinrich Philipp August Haeckel (1834 -1919) foi um eminente biólogo, naturalista, médico, artista e filósofo na Alemanha do século 19. Ele descreveu e nomeou milhares de novas espécies. Publicou o livro Kunstformen der Natur (Formas de Arte da Natureza) em 1904 na alemanha. O trabalho inclui cem ilustraçoes de vários organismos, vale a pena ver as ilustraç\oes que se encontram no endereço: http://caliban.mpiz-koeln.mpg.de/haeckel/kunstformen/

Translate

Postagens mais visitadas