segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PARQUE NACIONAL COMEMORA ANIVÉRSÁRIO DE 70 ANOS


Hoje estamos comemorando so 70 anos de criaçao do Parque Nacional, local que encanta os seus visitantes pela sua beleza.


                           PARABÉNS!

 

VII Encontro de Pesquisadores do PARNASO

O curso de Ciências Biológicas participou nos dias 26 e 27/11 do VII  Encontro de Pesquisadores do PARNASO. O tema do encontro foi: estratégias de pesquisa e monitoramento ambiental do Parque, com pesquisadores que atuam no PARNASO. Estiveram no Encontro O Coordenador do Curso de Ciências Biológica e os estudantes Luiz Phellipi, Roberta, Thiago e Anita.


sábado, 28 de novembro de 2009

Livros para o primeiro semestre de 2010


Primeiro período   -   Origem das Espécies de Charles Darwin
Segundo período   -   O  admirável mundo novo de Aldous Hulex e  Origem das espécies
Terceiro período  -   O poema imperfeito de Fernando Fernandez, que na dedicadória cita: Este livro é dedicado a meus pais, que me levavam para passar os verões em Teresópolis, embora não para ver o tiranossauro. Continuem lendo a Origem das Espécies. 


                                                                                Boa leitura!


                  

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

cop 15 copenhagen - Está Chegando!




A 15 Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas – COP-15 a se realizar-se de 7 a 18 de dezembro em Copenhagen, Dinamarca, tem como objetivo  firmar acordos para frear o impacto das mudanças climáticas no planeta.
Visite o site oficial do evento:        http://en.cop15.dk/

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RECEBE A VISITA DOS ESTUDANTES DO CESO

Na tarde do dia 24 de novembro o prof. Carlos Alfredo e técnico Cleuso Teixeira, receberam a visita de estudantes do CESO no Laboratório de Bioqúimica do Campus Sede, para uma conversa sobre Botânica, Evolução e Ambiente. Os estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental, acompanhados  pelas professoras,   puderam tirar  dúvidas sobre os conteúdos desenvolvidos nas atividades de sala de aula.




 Na avaliação das professoras e estudantes foi uma tarde muito agradável e de intenso aprendizado. A visita de estudantes aos laboratórios do UNIFESO é uma boa oportunidade para estimular a curiosidade e o interesse pela ciências. 

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia Mundial do Diabetes Diabetes: Educar para Prevenir

No sábado dia 14 de novembro foi comemorado o dia mundial do Diabetes Prevenção e educação foram os pontos fortes da campanha do Dia Mundial 2009. Os cursos do CCS estiveram presentes na cidade de Guapimirim. Enquanto os pais verificavam a glicemia as crianças participaram da apresentação do Museu Itinerante do UNIFESO com o grupo de Ciencias Biológicas.



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

AGENDA DA SEMANA



                                                                 equipamento do biólogo

03/11- Conferência do prof. Bruce Korf





Ver Ambiente - toda  quarta-feira às 17:00h - Retorna em fevereirode 2010
Café Científico - toda  sexta-feira  às 17:00h - Retorna em fevereiro de 2010
                                                                  Visita Oficial
O professor Luiz Paulo Fedullo do Curso de Ciências Biológicas e de Veterinária, estará visitando esta semana o Zoológico de Budapeste (Budapestis Allakert) na  na Hungria. Boa Viagem!
















                                                                       



Produção Acadêmica - Ciência e Sociedade

Os estudantes de Ciências Biológicas estarão discutindo esta semana temas relacionados a Ciência e Sociedade.   As discussões aconteceram de 03/11 a 6/11.

                                                                                      participem!

OS ACONTECIMENTOS DA SEMANA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Na quarta-feira dia 28/10 os estudantes assistiram a  segunda parte da entrevista do biólogo Jared
Diamond sobre  o destino das civilizações, programa apresentado no programa milênio da Globonews.
Na sexta-feira dia 30/10, o  Biólogo  prof.  Estanislau Kostka Pinto da Siveira, no café científico, nos brindou com mais histórias da Paleontologia. No sábado  dia 31/10,pela manhã, os estudantes visitaram a trilha ecológica do Campus Quinta do Paraiso em companhia dos Professores Carlos Alfredo Marcelo Souza .  Na aula de  campo o prof. Marcelo apresentou aos estudantes as várias espécies de vegetais que fazem parte da Mata Atlântica.




                                                                     






Na parte da tarde os estudantes estiveram no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt participando da feira de ciências com o Museu de Ciências, os estudantes do colégio e os visitantes tiveram a oportunidade de observar partes de esqueletos de animais, conhecer o ciclo da doença de Chagas e ver de perto os vermes e embriões de bovinos.

















No Domingo dia 01/11, os estudantes tiveram a  oportunidade de conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro em companhia dos  professores  Carlos Alfredo e  Marcelo Souza. O prof. Marcelo fez uma apresentação das principais espécies do Jardim Botânico.





Translate

Postagens mais visitadas