domingo, 28 de março de 2010

BIO VÍDEOS


O filme mostra a biografia de Charles Darwin, que revolucionou a história da humanidade com a obra "A Origem das Espécies". O filme  mostra como o cientista viveu um dilema entre fé e razão, amor e verdade na convivência com sua família(folha de São paulo). Assista a critica de cinema Isabela Boscov, da revista Veja o comentário sobre o filme em http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/cinema/criacao/comment-page-1/

NASA encontra vida a 200 metros sob camada de gelo da Antártida
Assista o vídeo sobre a descoberta em http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u707882.shtml

ACONTECEU NO SÁBADO - Visita a APA de GUAPIMIRIM

No sábado dia 27/03, mais uma parceria com SESC,  um grupo de estudantes do curso de Ciências Biológicas foi visitar a APA de Guapaimirim com o objetivo de olantar arvorés, limpar o rio e visitar o mangue. Segundo os estudantes a visita foi um sucesso. Nesta quarta-feira teremos um café cientifico especial onde o grupo explicará o trabalho desenvolvidos por eles. Parabéns!

sábado, 27 de março de 2010

CAFÉ CIENTIFICO ESPECIAL - PRODUÇÃO DE TILÁPIAS NO CAMPUS QUINTA

Na sexta-feira dia 26 de março o café cientifico aconteceu no laboratório de alimentos do UNIFESO onde o prof. Aluisio do curso de Medicina Veterinária apresentou o seu trabalho de pesquisa sobre a produção da tilápia no Campus Quinta do Paraiso e explicou a importância da piscicultura para o cenário nacional e e da produção de proteinas para a alimentação humana. A palestra foi acompanhada atentamente pelos convidados, estudantes, professores e os coordenadores de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Após a conferência o prof. Aluisio convidou os presentes a degustar o caldo e  o filé de tilápia.
  
           A equipe de professores presentes ao evento da esquerda para direita: prof. Fedullo, Renan, Carlos Alfredo, André, Aluisio e o grande amigo dos cursos de Medcina Veterinária e Ciências Biológicas o prof. Estanislau







.

quarta-feira, 24 de março de 2010

AGENDA DA SEMANA DE 22/03 a 27/03 - PARTICIPE DA HORA DO PLANETA.




22/03 - Dia Mundial da Água


No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, que foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A razão pela qual se comemora este dia é a pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta, ser potável (própria para o consumo). Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem, em ações domésticas e indústriais. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar água, num futuro próximo. No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A27direitosdaagua.htm) . Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.  Segundo a ONU a cada 20 segundos morre uma criança vítima de más condições de saneamento que afetam cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo

26/03 - Dia da degustação do peixe - Atividade desenvolvida pelo Curso de Veterinária do UNIFESO no Campus Quinta do Paraiso, às 17:00h o professor Aluisio fará uma conferência no café cientifico sobre o seu trabalho. Venha Participar!
 
27/03 - HORA DO PLANETA -
Neste sábado das 20:30h às 21:30h,  acontecerá em 117 países e 2.383 cidades. 812 monumentos e lugares ao redor do globo ficarão no escuro durante a Hora do Planeta. Participe! Acompanhe a contagem regressiva pelo nosso blog e assista no youtube a campanha publicitária.
http://www.youtube.com/horadoplaneta2010

terça-feira, 23 de março de 2010

ACONTECEU

O professor Dr. Elias, na quinta-feira dia dia 18/03, no laboratório de Microbiologia do Campus Sede, recebeu os estudantes de Ciências Biológicas para mais uma aula sobre as bases da microscopia. Foram duas horas apaixonantes onde os estudantes acompanharam atentamente as explicações do professor  Elias. Em abril a aula será sobre radiações. Imperdível!

foto1
foto2
fotos para recordação (Sabrina foto 1 e Marcello foto 2)
No sábado dia 20/03 sessenta estudantes de Ciências Biológicas foram conferir a exposição Revolução Genômica no Quitandinha em Petrópolis acompanhados pelos professores: Carlos Alfredo, Alexandre Braga, Graziela Jardim e Renan Loureiro.
No domingo estivemos na solenidade de fundação do CEAT (centro de ecologia aplicada de Teresopolis) no Hotel Alpina, onde a primeira diretoria foi empossada e tendo como primeiro presidente o Biólogo NiloSérgio dos Santos.
 
                                          Estudantes do Curso de Ciências Biólogicas e Farmácia
                                                            que prestigiaram o evento

                                         

Neste solenidade foram  apresentados os ganhadores do  primeiro concurso de fotografia promovido pelo CEAT
1º lugar-  Marcelo Medeiros - gotícula
2º lugar- José Guilherme - Verruga do frade
3º lugar - Kamila de Oliveira - Pedra do Sino
Menção honrosa- Hayssa Siqueira -  Rio Paquequer e Salamandra
                            Marcelo Medeiros - Capivara
                              

sábado, 13 de março de 2010

AGENDA DA SEMANA DE 15/03 a 20/03

CAFÉ CIENTIFICO ESPECIAL -  Relatos da expedição ao Rio Paquequer
                                                        Quarta-feira às 19:30h segundo e terceiro períodos
 Quarta-feira às 21:20h primeiro período

 CAFÉ CIENTIFICO - QUINTA-FEIRA (HORÁRIO ESPECIAL)
A prof. Vanila apresentará um estudo sobre fungos. Imperdível!




Na Quarta-feira dia 17/03,   vamos assistir  entrevista do Cientista Miguel Nicolelis sobre Neurociência. Participe!






Terça-feira dia 14/03 às 17:00h - Reuniao de Colegiado
Sexta-feira dia 19/03 às 17:30h - Reunião de Professores do Curso.



 Dia 20/03 - Visita a exposição Revolução Genômica em Petrópolis no Quintandinha. Vale a pena conferir!










Blog da Semana - Visite o Blog Ciência na Mídia http://ciencianamidia.wordpress.com/
da prof. Tatiana Nahas. Bióloga e professora

S.O.S. RIO PAQUEQUER - Bioloucos pela vida!

                  Uma aventura com Peri e Ceci no Paquequer

No sábado, dia 13 de março, um dia com o céu azul e muito calor os estudantes de Ciências Biológicas realizaram a sua primeira descida pelo Rio Paquequer a bordo das Balsas Peri e Ceci (uma homenagem ao livro de Jose de Alencar O Guarani, o romance se passa margens  do Paquequer), acompanhando os barcos do projeto S.O.S Rio Paquequer na sua terceira edição. Os estudantes foram acompanhados por mim e pelo prof. Renan. Fiz o suporte por terra, enquanto o prof. Renan se lançou no rio com os estudantes. A saida aconteceu próxima a garagem da Viação Teresópolis e a chegada na estrada da posse.

                                                                                       
Foram quatro horas de muita adrenalina para todos que participaram do evento, perto do corte do Mansur onde os barcos descem pelo extravasor a balsa Ceci sofreu avaria e teve que ser retirada do rio, mas a balsa Peri conseguiu chegar no final do trajeto. Esta semana teremos um Café Cientifico sobre a expedição e será imperdível. Venha se encantar com os relatos.


Preparo da Bandeira da Biologia                                    
                                                                          Trabalho Científico                                  
Quando partiram eu os orientei a observar atentamento a fauna, a flora, as construções e as condições da água durante o trajeto. Foram coletadas amostras de água para serem analisadas.

Concentração na Rua Nova Friburgo às 9:00h, cerca de cinquenta estudantes compareceram ao evento.







Minutos antes da saida com as balsas 

A turma preparada para a saída




Exposição de fotos na calçada da fama - Centro da Cidade




Barcos observados na ponte da Calçada da Fama
                               Próximo ao ponto de substituição de remadores
                                                        Foto da chegada na estrada da Posse às 13:00h






                     
                                                            



quinta-feira, 11 de março de 2010

FOTOS DA BALSA - dia 11/03 às 16:30h

Estudantes de biologia veja as fotos das balsas que estão sendo construidas pelos colegas. A Ceci em branco e a balsa verde é o Peri.

         

segunda-feira, 8 de março de 2010

AGENDA DA SEMANA DE 07/03 a 13/03

Veja a reportagem que saiu neste dia 06/03 no Diario de teresópolis sobre o nosso curso.

No domingo dia 07/03 iniciamos a montagem das balsas do curso de Ciências Biológicas, batizadas de Ceci e Peri em homenagem ao romancista  José de Alencar que  escreveu o  Guarani.


Terça-feira: 09/03 - 17:00h  na sala de multimidia do Campus Quinta do Paraiso o   prof. Adenilson de Souza Fonseca é o convidado para uma bate papo sobre o Congresso da FESBE (Federaçao de Sociedades de Biologia Experimental) mais informações entre no endereço: http://www.fesbe.org.br/v5/

Quarta-feira: 10/03 - 17:00h ver vídeo. Nesta semana vamos conhecer o cientista Miguel Nicolelis, visite o site do  Instituto Internacional de Neurociências de  Natal -  http://www.natalneuro.org.br/
Os estudantes assistiram a entrevista do cientista que acontecem no Canal Livre.
 na internet.
Sexta-feira- 12/03 - 17:00h -  O Café Científico apresenta mais uma palestra do prof. ESTANISLAU KOSTKA PINTO DA SILVEIRA sobre Paleontologia.










Sábado - 13/03 - Projeto SOS RIO PAQUEQUER a partir das 9:00h da manhã.



segunda-feira, 1 de março de 2010

AGENDA DO CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS PARA SEMANA DE 01/03 -05/03


Anote na sua agenda: dia não sábado dia 27 de março às 20h30min, Apague a luz e participe da Hora do Planeta. Os monumentos mais famosos, que simbolizam a esperança, a paz, o Esforço humano de realização ea beleza natural, ficarão mergulhados no escuro durante uma hora. Será uma sinalização poderosa da determinação incansável da comunidade mundial de reagir contra a ameaça das mudanças climáticas.
Fonte:http://www.wwf.org.br/?24000



Nesta sexta-feira dia 05/03/2009 - O professor Renan Loureiro discute a questão do ENERGIA NUCLEAR - ENERGIA LIMPA: MEIA MEIA VERDADE OU MENTIRA?
O Café Científico acontece na sexta-feira às 17:00 h na sala de aula do cuso de Ciências Biológicas
Foto do Café Científico com Pedro Henrique Dias no dia 26/02/2010.





PROJETO SOS Paquequer RIO - No sábado dia 27/02 visitamos o local onde estão sendo montados os barcos que descerão pela terceira vez o Rio Paquequer no dia 13/03/09 com objetivo de conscientizar uma população contra a destruição do rio.

Nesta quarta-feira teremos mais uma sessão ver vídeo, acontece às 17:00 h na sala de multimídia do Campus Quinta. Participe!

Atualize suas informações sobre ambiente: assista o primeiro eo segundo programas da TV Mosaico, ATRAVÉS DO LINK http://www.mosaiocentral.org.br/ou http://www.youtube.com/mosaicocentral





As orcas São baleias Não, Mas o maior membro da família dos golfinhos. Como outros golfinhos, eles usam para caçar um Ecolocalização. Eles são rápidos e poderosos caçadores. Para várias Organizações de proteção aos animais dos Estados Unidos, o ataque da Orca Tilikum, que matou sua Treinadora na última quarta-feira (24) na Flórida, não foi só um acidente. Eles são contrários à manutenção desses animais em cativeiro, e afirmam que os bichos ficam muito Estressados quando estão presos. "(Fonte http://g1.globo.com/)

"Confinar um animal de 5,5 toneladas em uma piscina é equivalente a confinar uma pessoa de 68 quilos em uma banheira de hidromassagem para o resto da vida "(fonte http://g1.globo.com/)

Na natureza elas nadam entre 120 por dia a 160 quilômetros e são fortemente ligadas a grupos sociais. Cada comunidade tem sua própria cultura, incluindo dieta, linguagem, tradições e comportamentos ". (Fonte http://g1.globo.com/)
 Fca uma pergunta: é certo EXIBIR ANIMAIS SELVAGENS? Opine!