domingo, 26 de setembro de 2010

TESTE DE PROGRESSO - DIA 07/10 - PARTICIPEM!




Estudantes de Ciências Biológicas participem do Teste de progresso

O que é o Teste do Progresso?


O Teste do Progresso é um modelo de avaliação longitudinal que avalia o ganho de conhecimento dos estudantes ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que permite a instituição realizar um diagnóstico da qualidade dos cursos de graduação que oferece. A metodologia do Teste de Progresso preconiza que ele seja aplicado anualmente a todos os estudantes de todos os períodos, que respondem simultaneamente as mesmas questões referentes às grandes áreas de conhecimento presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos avaliados. Com o intuito de acompanhar o desempenho acadêmico dos estudantes do UNIFESO e primar pela qualidade do ensino a Pró-reitoria de Graduação juntamente com as Direções de centro e Coordenações de Curso promoverá mais uma vez o Teste de Progresso. Neste ano todos os cursos de graduação do UNIFESO participarão do teste.

Como será organizado o Teste do Progresso?

O Teste de Progresso será composto por 80 questões de múltipla escolha, sendo que 70 atendem as áreas determinadas nas DCN’s de cada curso e as 10 questões restantes são destinadas a área de conhecimentos gerais. Para realizar o teste os estudantes terão um tempo pré-determinado de três horas.

Por que participar do Teste do Progresso?

O Teste do Progresso não objetiva aprovar, selecionar ou classificar os estudantes, mas dimensionar o seu ganho de conhecimento cognitivo e constatar sua evolução individual no processo de construção de sua aprendizagem. Por isso, ao participar do teste o estudante pode fazer o acompanhamento de seu crescimento ao longo do curso. Além disso, ao realizar o teste, também, contribui para o aperfeiçoamento da proposta curricular do curso.

CAFÉ CIENTIFICO- dia 24/09/2010


O prof. Generoso Chagas é graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná e professor do UNIFESO. 
Na sexta-feira ele apresentou a palestra: Mecanismos Bioquimicos da agressão e morte celular - Efeitos de Toxinas Fungicas que foi acompanhada atentamente pelos estudantes e professores presente.

DIA DA ÁRVORE - Os estudantes plantaram ipês amarelos

Nenhum dia 21 de Setembro, não Intervalo das Aulas,  estudantes de Ciências Biológicas e Farmácia acompanhados pelos professores Flávia , Ana Lúcia , Carlos Alfredo , Cristiano , Marcelo e Marcos ( ex-professor do UNIFESO ), plantaram ipês amarelos no Campus Quinta do Paraiso.

domingo, 19 de setembro de 2010

Estudantes de Ciências Biológicas - Fique atento as atividades do Parque Nacional da Serra dos Orgãos na semana de 20 a 26 de setembro de 2010


Estagio no Parque Nacional
Estágio profissional/Iniciação Cientifica

A coordenação de Porteção do Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece vaga de estagiário profissional vonluntário para trabalhar no projeto gestão dos recursos hidricos do parque.

Requisitos:
-Estar cursando pelo menos o Segundo Período dos cursos de Engenharia Ambiental ou Biologia;
- Interesse pelo tema gerenciamento de recursos hidricos;
- Disponibilidade de 20 horas semanais;
- Habilidade no uso do pacote Office;
- Conhecimento minimo de Ingles (leitura)
- Disposição e preparo fisico para trabalho de campo.


Os interessados deverão enviar curriculo e disponibilidade de horário para o e-mail estagiovoluntário@gmail.com até o dia 24/09/2010. 


II Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos


Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Câmara Técnica de Cultura e Educação Ambiental do Conselho Consultivo do Parque têm o prazer de convidá-lo(a) para o II Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos. Por meio do tema “Tecendo a Rede nas Agendas 21”, buscaremos avançar na integração das educadoras e educadores ambientais da região, bem como no fortalecimento de sua atuação nas Agendas 21 Locais e Escolares. Acreditamos que o Encontro contribuirá para estreitarmos laços de solidariedade, trocarmos experiências, somarmos esforços e potencializarmos nossas ações nas escolas, comunidades e áreas protegidas dos municípios que compõem o entorno do Parque.

LOCAL: Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Sede Teresópolis – Av. Rotariana, s/n – Teresópolis - RJ
DATA: 29 e 30 de setembro de 2010
HORA: a partir das 9 horas
Veja a programação no site:  http://www4.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=157

AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS, MAS AS VAGAS SÃO LIMITADAS!
SOLICITE A FICHA DE INSCRIÇÃO PELO EMAIL parnaso@icmbio.gov.br



Exposição de Von Martius na Sede Guapimirim



 
 Visite a exposição “Flora brasiliensis”  no Museu Von Martius até maio de 2011. O horário de visitação é todos os dias de 8 às 17 horas. O ingresso no parque custa R$ 10,00.
 

FICA - Festival Internacional do Cinema Ambiental em Teresópolis


O SECS Teresópolis nos dias 22 e 23 de setembro estará apresentando o FICA o Festival Internacional de Cinema Ambiental que acontece anualmente em Goáis. Estaremos participando do Evento com dois professores do Curso de Ciências Biológicas UNIFESO Carlos Alfredo e Leandro Costa. Visite o Site do evento  http://www.fica.art.br/site/ .


22 de setembro – Quarta-feira
18h às 19:50h - Um Negócio Florescente, 52min30seg - Debate: Théo Panagoulias (UNOPAR)
20h às 21:30h - Sonho de Humanidade, 14min + Os Anjos dos Dejetos, 5min – Debate: Carlos Alfredo Franco Cardoso/ Leandro Oliveira Costa (UNIFESO)

23 de setembro – Quinta-feira
18h às 19:50h - Heavy Metal, 50min - Debate: Théo Panagoulias (UNOPAR)
20h às 21:30h - Recife Frio, 24min - Debate: Carlos Alfredo Franco Cardoso / Leandro Oliveira Costa (UNIFESO)



terça-feira, 14 de setembro de 2010

PRIMEIRO PERIODO SEGUNDO SEMESTRE 2010

Foto dos estudantes do primeiro periodo

ATIVIDADE DE CAMPO DO CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS

No sábado (11/09) e domingo(12/09) o prof. Marcelo Souza de Botânica esteve com os estudantes do quarto período na mata que cerca o Campus do Vale do Paraiso para mais uma atividade de campo. No domingo o prof. Renan Loureiro de Zoologia também esteve no local para c e indentificar espécies da área.


Vida de Biólogo - Resgate de uma ninhada de gambás

Na sexta-feira dia 10/09/2010 estudantes de Ciências Biológicas socorreram uma gambá atropelada com sua bolsa marsupial repleta de filhotes. Infelizmente a mãe não e alguns filhotes morreram, mas os sobreviventes foram encaminhados ao Projeto Fauna Viva no Parque Nacional.

CAFÉ CIENTIFICO SEXTA-FEIRA 10/09/2010

Na sexta-feira dia 10/09/2010 a analista ambiental do PARNASO Cecília Cronemberg de Faria conversou com os estudantes sobre a organização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a palestra foi acompanhada atentamente pelos estudantes.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

WALLACE LINE


The Wallace Line  is a boundary that separates the ecozones of Asia and Wallacea (which is a transitional zone between Asia and Australia). West of the line are found organisms related to Asiatic species; to the east, a mixture of species of Asian and Australian origin are present. The line is named after Alfred Russel Wallace, who noticed this clear dividing line during his travels through the East Indies in the 19th century.

For more information about wallace line visit http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Russel_Wallace, website portuguese  about  History of Science.

sábado, 4 de setembro de 2010

Formação profissional do Biólogo no UNIFESO

Eentre os dias 27 e 31 de agosto o estudante Luiz Fernando do terceiro período acompanhou de perto o trabalho de campo desenvolvido pelo prof. Marcelo. Eles estiveram em Belmiro Braga na fazenda Nossa Senhora da Glória em Minas Gerais realizando o trabalho.
 

GRUPO DE ESTUDO DE PESQUISA EM PLANTAS MEDICINAIS

Erva-doce (Pimpinella anisum)



Participe do grupo de Estudos em Plantas Medicinais do curso de Ciências Biológicas,  Fármácia e Medicina Veterinária. A coordenação do grupo é feita pelo prof. Jorge Amaral . Envie um e-mail para ajorgeamaral@gmail.com   e saiba dos detalhes sobre o trabalho.


Participe!

Estudantes de Biologia do UNIFESO pariticiparam da 25ª reunião da Federação das Sociedades de Biologia Experimental



No final de agosto aconteceu em Águas de Lindóia em São Paulo a 25ª reunião da Federação das Sociedades de Biologia Experimental com a participação dos estudantes Luiz Philippe, Roberta, Priscila e Fabiane acompanhados pelo prof. Adenilson Fonseca. Foram apresentados trabalhos desenvolvidos pelo grupo no laboratório do  UNIFESO. No evento foi prestada uma homenagem a Carlos Chagas Filho, filho do médico descobridor da doença de Chagas,  a palestra foi apresentada pelo biofísico    Cezar Antonio Elias da  UFRJ/UNIFESO.



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O DIA DO BIÓLOGO NO CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS

                                          Foto: Marcello Medeiros

PARABÉNS PELO SEU DIA!

A comemoração do dia do biólogo aconteceu no café cientifico de sexta-feira com a palestra do prof. Estanislau Kostka Pinto da Siveira sobre: compreendendo a evolução de Darwin e Wallace. A palestra foi acompanhada pelos estudantes de todos os períodos e dos professores Carlos Alfredo, Fedullo,  Leandro e Marcos Pacheco.

DIA DO BIÓLOGO - 03 de Setembro

PARABÉNS !!!!!!!



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AGENDA DA SEMANA



Dia 01/09 -17:00h - Sala de multimídia mais um vídeo especial
 Dia 02/09 - 17:00h - Informe FeSBE: estudantes que participaram do congresso relatam suas experiências.

Dia 03/09 - 17:00 Comemoração do dia do Biólogo  



Translate

Postagens mais visitadas