terça-feira, 30 de novembro de 2010

TERCEIRA PRODUÇAO ACADÊMICA CIENTIFICA INTERDISCIPLINAR (PACI)



O PACI tem como objetivo desenvolver nos estudantes a pesquisa cientifica, o trabalho em grupo e promover a Interdisciplinariedade. Acontece semestralmente e no final do período. Abaixo as NOVAS datas das apresentações. Os trabalhos serão apresentados a partir das 19:00h.

PRIMEIRO PERIODO
AGRONEGÓCIO X BIODIVERSIDADE (07/12/10)
DOENÇAS EMERGENTES E REMERGENTES (07/12/10)
POMBOS E A SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE: O QUE FAZER PARA DIMINUIR O PROBLEMA? (08/12/10)
H1N1(08/12/10)
ENERGIA SOLAR COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (08/12/10)
DROGAS ILÍCITAS: A MACONHA E SEUS EFEITOS (09/10/2010)
SINDROME DE DOWN (09/12/10)
A REUTILIZAÇÕA E O TOTAL APROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL (10/12/10)
O IMPACTO DO LIXO NA SOCIEDADE (10/12/10)
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS (10/12/10)
O LIXO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA BIODIVERSIDADE (10/12/10)
EMPREENDORISMO NA BIOLOGIA (10/12/10)

SEGUNDO PERIODO
ANOREXIA E BULIMIA SÓ ACONTECEM EM MULHERES? (07/12/10)
DISTÚRBIOS DO SONO NA SOCIEDADE MODERNA (07/12/10)
DIABETES NA INFÂNCIA E NA JUVENTUDE (08/12/10)
OBERSIDADE E SAÚDE PÚBLICA (08/12/10)
O QUE LEVA A OBESIDADE? (08/12/10)
ÉTICA NOS ESTUDOS COM ANIMAIS (09/12/10)
COMO É FEITA A RECICLAGEM EM TERESÓPOLIS (09/12/10)
OS EFEITOS DA ALTITUDE NO HOMEM (09/12/10)
EPIDEMIA NO BRASIL (10/12/10)
DIVERSIDADE ENERGÉTICA PLANETA (10/12/10)
QUANDO O CONSUMISMO CONSOME O PLANETA (10/12/10)

TERCEIRO PERIODO
UM MICRO OLHAR PARA BIODIVERSIDADE (06/12/10)
DESMATAMENTO DA AMAZONIA BRASILEIRA (06/12/10)
AQUECIMENTO GLOBAL NA BIODIVERSIDADE (07/12/10)
CONSERVAÇÃO EX-SITU PSITACÍDEOS EM CRIADOURO COMERCIAL (07/12/10)
O USO DOS AGROTÓXICOS E OS MEALEFÍCIOS A BIODIVARSIDADE (07/12/10)
ESPÉCIES INVASORAS SÃO AS MAIORES VILÃS DA BIODIVERSIDADE (09/12/10)
A IMPORTÂNCIA ECONOMICA DA INTRODUÇÃO DE ABELHAS APIS NA CULTURA AGRICOLA (09/12/10)
PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS: ASPECTOS HISTÓRICOS (10/12/10)
MARÉ VERMELHA (10/12/10)

QUARTO PERIODO
O ESTADO E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE MARINHA NO BRASIL (06/12/10)
HOTSPOTS (06/12/10)
A ESSÊNCIA DP PARNASO: BIODIVERSIDADE IN SITU (07/12/10)
ESPÉCIES DE ANIMAIS EXTINTOS (07/12/10)
CAUSAS DA PERDA DA BIODIVERSIDADE DOS OCEANOS (07/12/10)
BIODIVERSIDADE E PLANTAS MEDICINAIS (08/12/10)
O ESTADO E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE MARINHA DO BRASIL (08/12/10)
IMPACTOS AMBIENTAIS NOS RECIFES DE CORAIS (08/12/10)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MANUTENÇÃO DE BIODIVERSIDADE (09/12/10)
O LIXO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A BIODIVERSIDADE (09/12/10)
BIOPROSPECÇÃO (09/12/10)
TERRA: “PLANETA ÁGUA”. ATÉ QUANDO? (10/12/10)
INDICADORES BIOLÓGICOS DE POLUIÇÃO AMBIENTAL (10/12/10)


Sábado no Calçadão da Fama e no domingo no PARNASO

Mais uma vez a parceria SESC-UNIFESO levou estudantes de Ciências Biológicas, Farmácia e Odontologia para atividade na Calçada da Fama, no sábado e no domingo os estudantes de Ciências Biologicas e Farmácia estiveram no Parque Nacional na comemoração  dos 71 anos de sua criação. 


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Inventário de mamíferos de médio e grande porte do Parque Nacional da serra dos Órgãos





Nesta quinta-feira (dia 25/11/2010) a Estudante Fabiane Aguiar apresentará no chá cientifico o trabalho desenvolvido no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. PARTICIPEM!

Decidi fazer Ciências Biológicas quando estava na com na sexta série do ensino fundamental (2002), ao terminar o ensino médio em 2007, fiquei um ano trabalhando e em 2008 comecei a prestar vestibular (UFF, UFRJ, UERJ e UNIFESO), passei para a UNIFESO, sem mesmo saber o resultado final dos demais vestibulares realizei minha matricula na cidade. Realizei o meu desejo de estudar biologia e ainda ficar perto da minha família e como na vida nada na vida é por acaso. Entrei para o curso em 2009.
No início do mês maio de 2010 o PARNASO estava aceitando currículo para projetos/estágio de iniciação científica a ser desenvolvido internamente, eu resisti, não enviei, pensei: “Estou precisando de descanso, depois penso em estágio, acabei de larga meu emprego.”. Mas o que aconteceu foi que nenhum estudante do curso havia enviado currículo e prorrogaram a data de envio, então decidi enviar por desencargo de consciência, enviei em 21/05/010 e no dia seguinte fui chamada para realizar uma entrevista, no dia 23/05/2010 fui até o parque e conversei com a Cecília Cronemberger (coordenadora de manejo) e aguardei, no dia 24/05/2010 recebi um email me parabenizando, pois havia sido escolhida e poderia começar a partir do dia seguinte. Fui a primeira estagiária do curso a ser chamada e então escolhi o projeto de “Inventário de mamíferos de médio e grande porte do Parque Nacional da serra do Órgão” que havia tido um projeto piloto em 2008. O projeto já havia sido aprovado pelo ICMBio e não conseguimos a bolsa de iniciação científica do CNPq, estou no projeto como voluntária e também como iniciação científica. Compramos as armadilhas e começamos a colocar a mão na massa no mês de outubro, o projeto financiou a visita d uma pesquisadora do CENAP para ajudarmos alguns dias nas instalações das armadilhas nas trilhas. Estamos em período de manutenção das mesmas.
O importante de tudo é a persistência e a força de vontade em aprender e adquirir experiência profissional e pessoal. Estou descobrindo a área que realmente me identifico e que gosto, esta em zoologia e ecologia aplicada. Apesar das dificuldades o verdadeiro biólogo rompe as barreiras e levanta a cada tombo, mostrando que é capaz e que ama o que faz.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

I SIMPÓSIO DE NEUROCIÊNCIA - MEMÓRIA

No dia 27 de novembro acontece, das 8h às 18h, o I Simpósio Neurociências no Salão Nobre do Campus FESO Pro Arte. O evento, que tem como público alvo estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), médicos e residentes, abordará o tema “Memória”, com a participação dos palestrantes, doutores Carlos Humberto Moraes, Rodrigo Siqueira Batista e Vanderson Esperidião Antonio. A inscrição, no valor de R$ 10,00, pode ser efetuada no Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza (DAHAS), do curso de Medicina ou no Campus Quinta do Paraiso na Coordenação de Ciências Biológicas. O certificado será entregue no mesmo dia.   

CAMPANHA DO NATAL DO CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS!!!!!

ATENÇÃO ESTUDANTES DE CIENCIAS BIOLOGICAS
VAMOS ALEGRAR O NATAL DAS CRIANÇAS-  DOE UM BRINQUEDO! Entregue o seu presente na Coordenação de Ciências Biológicas.
                                       

A Semana Global do Empreendedorismo - PARTICIPE!


            
.A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento mundial que acontece anualmente em 102 países. De 15 a 21 de novembro, milhares de atividades acontecerão no país inteiro com o objetivo de promover e celebrar o empreendedorismo.
                     Nesta sexta-feira teremos a visita do Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do UNIFESO,  prof. Wagner Bretas para apresentar a palestra O EMPREENDORISMO NO SÉCULO XXI. Participem!

                                                

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Café Cientifico Especial - Uma tarde com o prof. Elias

Nesta quinta-feira às 13:00h no laboratório de Microbiologia do Campus Sede teremos mais uma tarde sobre aspectos fisicos dos microcospios com o prof. Elias. Participem!

CHÁ CIENTIFICO 18/11/2010 - UMA FUTURA BIÓLOGA NO BUTANTAN





Nesta quinta-feira dia 18/11/2010 a estudante de Ciências Biológicas   Ana Paula Rezende  Ligneul apresentará no Chá Cientifico o trabalho que desenvolveu no Butantan, mas antes do evento ela já descreve no texto abaixo um pouco da sua experiência em São Paulo.  A estudante Ana Paula apresentará no encontro a família boideae. 



 
UMA FUTURA BIÓLOGA NO BUTANTAN
Ana Paula Rezende Ligneul


                                                                        Philodryas olfersii

O Instituto Butantan, bem conhecido por todos, é como um sonho para qualquer pessoa que se interesse por serpentes. Eu sempre me interessei pelo assunto, e consegui realizar esse sonho.
A minha história com cobras é um pouco diferente. Apaixonei-me por esses animais por causa de um cachorro, que morreu por picada de jararaca na minha casa. Resolvi, então, estudar esses animais, por conta própria, com a finalidade de “exterminá-los”, mas acabei me apaixonando por eles e querendo entendê-los cada vez mais. Decidi então o meu futuro: trabalhar com serpentes, ser uma grande herpetologista no Brasil.
Assim que terminei o ensino médio prestei vestibular no UNIFESO, para o curso de Medicina Veterinária. Fui classificada e matriculei-me. Durante o primeiro ano do curso descobria, a cada dia, que tinha feito a escolha certa. Quando estava cursando o segundo período, recebi, de um professor que sabia do meu interesse por répteis, um convite para estagiar por dois meses (dezembro e janeiro) no Instituto Butantan. Sem nem ao menos pensar, aceitei, pois realizaria um sonho que já tinha há anos, mesmo antes de entrar para a faculdade.
Chegando ao Instituto, fui direto para o laboratório de Herpetologia, chefiado pelo simpático “Kiko”. Fui muito bem recebida e logo já recebi tarefas a cumprir. Comecei com o básico - taxonomia de serpentes. Era preciso que eu soubesse identificar cada espécie de cobra, pelo menos as mais comuns. Confesso que era uma tarefa um pouco chata: com as cobras mortas e fixadas, e um livro ao qual chamávamos de “chave”, ía passando por cada passo até encontrar a espécie da serpente que estava estudando.
Após a taxonomia veio a parte mais interessante, mais empolgante e mais apaixonante: o manejo. No manejo de serpentes aprende-se como lidar com o animal, como pegá-lo sem ser mordido, ou picado, como não estressá-los, como fazer exames, e várias outras coisas. Isso permite criar uma relação de carinho e respeito com os animais.
Infelizmente, no laboratório em que estagiei, todos os animais que chegavam à recepção eram sacrificados. Isso acontece devido ao fato de chegarem muitas cobras em um só dia e não existirem instalações suficientes para criar tantos animais; e, ao mesmo tempo, essas serpentes não poderiam ser devolvidas à natureza, por uma simples questão de ecologia: não se sabia de onde tinham vindo, que doenças poderiam ter e como se adaptariam a um novo habitat.
No instituto, no meio de tantos biólogos, eu era a única veterinária. Foi então que percebi que tinha escolhido o caminho errado para chegar ao meu objetivo. Até decidir por uma transferência de curso passaram-se 2 períodos, e, quando entrei no quarto período de veterinária pedi minha transferência para o curso de biologia. Não me arrependo nem um pouco da minha decisão.
Nesse meu pequeno período de estágio apaixonei-me mais ainda pelas serpentes. Quando se convive com esses animais aprende-se a respeitá-los, a entendê-los e a admirá-los em cada detalhe. Percebe-se que existe uma forma amigável de lidar com seres tão incríveis, mas que, pela falta de conhecimento, são temidos pela maioria das pessoas.
Vida de biólogo nem sempre é cheia de aventura. Às vezes pode ser um pouco monótona, pois, é preciso passar horas em um laboratório pesquisando, estudando e revendo mil vezes a mesma coisa. Mas, quem ama o que faz, passa por cima de coisas que nem sempre agradam com um sorriso estampado no rosto, somente pelo fato de saber que o resultado final valerá o esforço de tanto trabalho!


                                                            Dissecção de Crotalus durissus      

domingo, 14 de novembro de 2010

Educação o melhor caminho para o Desenvolvimento do Brasil

Visite o site todos pela educaçãohttp:// www.todospelaeducacao.org.br/institucional    e confira os indices educacionais do Brasil e visite o site  e assita o debate sobre educação no Brasil  http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1630129-17665,00-ESPECIALISTAS+AVALIAM+A+EDUCACAO+NO+BRASIL.html

                                                          

sábado, 13 de novembro de 2010

PARNASO A NOITE GANHA VERSÃO DIURNA


A parceria do SESC com o Curso de Ciências Biológicas tem levado a população de Teresópolis a conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Numa primeira versão o PARNASO À NOITE tem levado estudantes e a população para conhecer o ambiente noturno do parque. Agora foi criada a versão diurna da visita o PARNASO AO DIA. A versão noturna e coordenada pelo prof. Renan Loureiro e a versão diurna pelo prof. Leandro Oliveira.
Na última versão estudantes dos cursos de Pedagogia, Engenharia e Ciências Biológicas visitaram o PARNASO À NOITE e na versão Diurna foi acompando pelos estudantes de Biologia e  o Diretor do CCT, prof. Wagner Bretas e turistas que estavam hospedados no SESC.

Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO - Conversa de Biólogo

 Na terça-feira dia 09 de novembro o Coordenador de Ciências Biológicas se reuniu com estudantes do terceiro periodo de Ciências Biológicas ao entardecer  no gramado do Campus Quinta. Os estudantes aprovaram a ideia, pois  para eles oportuniza a saida da sala de aula onde normalmente acontecem ar reuniões.

CAFÉ CIENTIFICO - Educação e Gestão Ambiental


No dia 05 de novembro recebemos para o CAFÉ CIENTIFICO o prof. Luiz Antonio Souza Pereira que encantou a todos os com as suas observações sobre soluções praticas  para melhorar a qualidade do meio ambiente.
A estudante Priscila Darrieux lembrou da importancia da reciclagem dos sacos que acondicionam açúcar e outros produtos,  recentemente ela ministrou uma oficina de reciclagem para aqueles que compareceram a Semana de Ciência e Tecnologia. 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CAFE CIENTIFICO - AGENDA 21

Tres gerações da Biologia de Teresópolis
O prof. Carlos Alfredo foi professor do prof Leandro Coutinho e este do prof. Leandro Oliveira.   

Na sexta-feira dia 29 de outubro recebemos a visita do Diretor de Programas e Projetos da Secretaria  Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis o prof. Leandro Coutinho da Graça para falar sobre a agenda a importância da 21 de Teresópolis. Ele explicou como foi elaborada a agenda 21 da cidade e ressaltou a importância da participação da comunidade de Teresópolis para a construção da agenda.Ele convidou os presentes para acessar o site da agenda 21 para conhecer o que esta sendo desenvolvido para Teresópolis sobre o meio ambiente  http://www.agenda21comperj.com.br/municipios/teresopolis

Translate

Postagens mais visitadas