domingo, 27 de fevereiro de 2011

AULA DE BOTÂNICA NA QUINTA DO PARAISO


Na última quinta-feira(24/02) os estudantes de Ciências Biológicas do terceiro período tiveram atividade de campo com a professora Thereza, aproveitando a exuberante beleza do campus Quinta do Paraiso.  

VISITA TECNICA AO PARNASO - NOITE DOS ANUROS






                                O prof. Fedullo com um sapo da espécie  Proceratophrys appendiculata

Sapo martelo - espécie Hypsiboas faber 
Na quinta-feira dia 24 de fevereiro a turma do primeiro período 2011.1º semestre do Curso de Ciências Biológicas visitou o Parque Nacional da Serra dos Órgãos dentro do Projeto PARNASO A NOITE do SESC-UNIFESO, acompanhados dos prof. Carlos Alfredo, Renan e Fedullo e do representante do SESC Adriano Sampaio. Foi o primeiro grupo a visitar o Parque com chuva, mas ela deu uma trégua e os estudantes puderam observar inúmeros anfíbios, mamíferos e répteis.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

AGROECOLOGIA

O estudante Aberto Domingues apresenta nesta sexta-feira dia 25/02 a palestra sobre agroecologia no multimídia do curso de pedagogia no Campus Quinta do Paraiso a partir das 17:00h.
                                                                         

O que é agroecologia?

O conceito de agroecologia quer sistematizar todos os esforços em produzir uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se protege a vida toda e toda a vida. Nesta visão se estabelece uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis.
Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. Não podemos esquecer que a agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.
fonte: http://www.agroecologia.inf.br/secoes.php?vidcanal=7






GRUPO DE ESTUDOS DE PLANTAS MEDICINAIS

GRUPO DE ESTUDOS DE PLANTAS MEDICINAIS
Coordenação  do professor Jorge Aguiar
Datas dos encontros - terça-feira a partir das 15:00h
 Campus quinta do paraiso na sala 02 ou no laboratório de zoologia



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos




O CEAT - Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis, convida os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Unifeso a participarem do I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos, que se realizara nos dias 26 e 27 de fevereiro no Salão de Convenções do Hotel Alpina a partir de 9:00h.
  

                                                                                                    Participem!



domingo, 20 de fevereiro de 2011

PARNASO A NOITE

PARNASO A NOITE




Visita Técnica ao PARNASO acontecerá dia no dia 24/02 (QUINTA-FEIRA) às 18:30h com a turma do primeiro período. O encontro será na porta do Parque Nacional da Serra dos Órgãos às 18:30h e retorno às 22:00h.

 Material para a visita
1- Roupa leve (camisa, calça comprida e tênis)
2- Lanterna
3- Câmera fotográfica
4- Mochila
5- Lanche
6- Garrafa com água ou suco
7 Caderno de anotações

BOA VISITA TÉCNCIA PARA TODOS!

Dúvidas: prof. Renan Loureiro - Coordenador do primeiro período

Cel: (21) 98495821

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PROVA DE MONITORIA - INFORMAÇÕES GERAIS

MONITORIA

INSCRIÇÕES ATÉ 22/02

DATAS DAS AVALIAÇÕES E ENTREVISTAS

24/02 – prova escrita e entrevista para Matemática e Bioestatísitica
(PROJETO ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA)

24/02 – prova escrita e entrevista para  Botânica
(PROJETO BIODIVERSIDADE NO PARAISO )

HORÁRIO E LOCAL:  19:00 h no laboratório de Histologia do campus Paraiso.

25/02- prova escrita e entrevista para Zoologia  e Ecologia
(PROJETO BIODIVERSIDADE NO PARAISO )

 25/02- prova escrita e entrevista para Química (alfabetização cientifica)


HORÁRIO E LOCAL:  19:00 h no laboratório de Histologia do campus Paraiso

Conteudos para avaliação
1-  Zoologia: Fundamento de Zoologia.

2- Botânica: Botânica de Criptógamas .
3- Ecologia: Ecologia Geral.
4- Matemática: frações, porcentagem, razão e proporção, algarismos significativos, arredondamento, logaritmos, sistema de medidas , álgebra e elementos de geometria. probabilidades,  funções e gráficos.
5- Química:conteúdos básicos de inorgânica e orgânica.    

ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Palestra no CEAT

No dia 19 de fevereiro de 2011 às 09:00 no Hotel Alpina – Rua Candido Portinari, 837 – Golf – Teresópolis/RJ, acontecerá o segundo cafe ecosófico com a palestra: Recursos Hídricos e a atual situação de Teresópolis a palestrante convidada será a Dra. Anaíza Malhardes.

                                                                    Participem!

Caravana da solidariedade CRUZ VERMELHA TERESÒPOLIS - UNIFESO



Nos sábados dia 19/02 e 26/02 a Cruz Vermelha fará uma carreata da solidariedade com a participação de professores e estudante do Curso de Direito e Ciências Biológicas do UNIFESO.

                                                              Participem!   

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A MONITORIA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOUNIFESO


                                                           MONITORIA 2011


Estão abertas as inscrições para o Concurso de Estágio de Monitoria do CCS – Estão abertas, até dia 22 de fevereiro, as inscrições para o Concurso de Estágio de Monitoria 2011 do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, interessados em participar do concurso, devem se inscrever na Secretaria Geral de Ensino (SEGEN), dos campi Sede e Quinta do Paraíso. São requisitos: estar regularmente matriculados em um dos cursos do CCS para realização da inscrição; ter concluído o mínimo de períodos do seu curso, estipulado em cada projeto; fazer a opção por apenas um dos Projetos do Programa de Estágio de Monitoria; cumprir a carga horária presencial definida em cada projeto; e estar regularmente matriculado nos cursos do UNIFESO até a data correspondente ao período de iniciação do processo seletivo. O Estágio de Monitoria tem como objetivos desenvolver atividades que estimulem a iniciação científica, através da participação na investigação sistemática conduzida pelos docentes em seus projetos; introduzir o estudante no exercício da docência, em ações de caráter teórico, prático e da extensão comunitária; e estimular sua participação em atividades de Integração Ensino-Trabalho-Comunidade (IETC) e em atividades em outros cenários de prática dos cursos. Confira o edital completo no site http://www.unifeso.edu.br/.

Café Cientifico - 10/02/2011

foto: Claudia Bandeira

No  primeiro café Científico do ano o prof.Estanislau Kostka Pinto da Silveira, explicou para os estudantes e convidados a formação geológica da cidade de Teresópolis explicou  os problemas das construções em área de risco. A palestra foi acompanhada com atenção por todos os presentes. 
Esta atividade conta para atividades complementares.


Translate

Postagens mais visitadas