domingo, 31 de julho de 2011

Coordenador de Ciências Biológicas do UNIFESO toma posse no COMDEMA

No dia 14 de julho, foram empossados os conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Teresópolis. Pela segunda vez, o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas, ocupa a cadeira como representante do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

As reuniões do Conselho são marcadas mensalmente para discutir os diversos problemas ambientais da cidade. “É importante, neste momento que o UNIFESO está implementando cursos da área ambiental, como Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, ter um representante junto a este órgão de importância ímpar para a sociedade de Teresópolis”, avaliou o professor Carlos Alfredo.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PICINGUABA - PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

Quarenta estudantes de Ciências Biológicas colocaram em prática os seus conhecimentos sobre zoologia, botanica e ecologia em Pinciguaba. Foram quatro dias de intensos trabalhos nos diferentes ecossistemas que a unidade de conservaçao oferece. Os estudantes foram tiveram a companhia de tres professores (Carlos Alfredo, Thereza e Renan) e monitores locais.
No primeiro dia sábado dia 02/07 os estudantes visitaram o aquário de Ubatuba; no segundo dia puderam navegar no mangue e visitar a restinga e uma comunidade  quilombola.No terceiro dia retornaram pela manhã a Ubatuba e visitaram o projetoTAMAR e a  tarde a cidade de Paraty, No quarto dia visitaram a praia e o costao, além do estuário da regiao. 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estudante de Ciências Biológicas do UNIFESO faz curso de Primatologia no Sul

O Rio Grande do Sul foi o destino escolhido pela estudante Bruna Maia, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), para aprimorar seus conhecimentos na área de Primatologia. Em abril, a acadêmica fez o “IV Curso de Introdução à Primatologia – Teórico/Prático”, que aconteceu na Fazenda Souza, em Caxias do Sul.


Segundo ela, sua participação teve por objetivo aumentar o conhecimento sobre o gênero Alouatta, além de aprender uma nova metodologia de trabalho chamada Survey. “Pretendo utilizar esta metodologia na realização da minha monografia “Áreas de Ocorrência de Primatas (Mammalia, Primates) no Município de Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil”, sob a orientação do professor Alcides Pissinatti, do UNIFESO, e do biólogo Rodrigo Cambará Printes, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além da monografia, também farei uso de tudo que aprendi no curso para incrementar o meu projeto com Alouatta fusca no Parque Nacional da Serra dos Órgãos”, contou a estudante.

Entre os itens que o curso abordou estão a “Biologia da Conservação”, “Primatas da Mata Atlântica e do Rio Grande do Sul”, “Status e ameaça dos primatas”, “Biologia do Bugio-ruivo”, “Elaboração de projetos”, “Métodos de campo” e “Survey”. Para a estudante Bruna, o curso valeu a pena e vai acrescentar muito em seu futuro profissional. “Além de aprender muitas coisas importantes sobre a biologia destes primatas, também tive a oportunidade de conhecer grandes profissionais na área da Primatologia e de trocar experiências com pessoas de todo o Brasil. Acredito que esse tipo de experiência de trabalho em grupo e troca de conhecimento deveria ser amplamente realizado pelos estudantes de Ciências Biológicas, já que não se faz ciência sozinho” avaliou a estudante.

Translate

Postagens mais visitadas