segunda-feira, 22 de julho de 2013

BIO VIDEOS - Documentário Margaret Mee e a flor da lua




Margaret Ursula Mee (1909 –1988) artista plástica que se especializou em desenho  cientifico  no campo da botânica e que trabalhou e catalogou um grande número de bromélias através de sua pintura. Chegou ao Brasil na década de 1950 e aqui permaneceu até a década de 1980. Realizou várias expedições a Amazônia onde conheceu e retratou através de lindas pranchas a flora amazônica, publicou vários livros. Antes de retornar para Inglaterra ela realizou a sua última expedição e um grande sonho na Amazônia, a observação da flor do cacto da lua que só floresce uma vez por ano, demonstrando ainda determinação que a acompanhou por toda vida, ela consegui desenhar a flor.Em sua homenagem foi fundada a "Margaret Mee Amazon Trust", organização para educação e pesquisa e conservação da flora amazonense. Na sua ultima expedição a Amazônia o que chamou a sua atenção foi a grande destruição da floresta. Em 1994 ela foi homenageada pela escola de samba  Beija-flor com o enredo  Margaret Mee, a dama das bromélias.
Pesquisando sobre a sua vida a cineasta Malu de Martino consegui captar toda a grandeza do trabalho da Margaret Mee e a transferiu para o cinema através do documentário Magareth Mee e a flor da lua. O filme retrata através de depoimentos de cientistas que trabalharam com a artista e o levantamento das suas expedições a sua paixão pela natureza e a luta pela preservação da flora brasileira.

No dia 27 de junho a cineasta Malu De Martino esteve em Teresópolis no projeto cinema para todos onde foi exibida o documentário para cerca de 200 estudantes do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt e ao final da exibição houve um grande debate sobre o trabalho desta grandiosa artista. 
O filme é indicado para todos os apaixonados pela natureza e pelo exemplo de determinação e busca pelo seu sonho! 


 Na foto o Alan responsável pelo projeto cinema para todos, a estudante de Ciências Biológicas Thabata, o professor Carlos Alfredo e a diretora do documentário Malu De Martino.
Veja o trailler do do documentário: http://www.youtube.com/watch?v=C-qhnQ5jEGs

Translate

Postagens mais visitadas