sábado, 18 de abril de 2015

AQUÁRIOS DO CAMPUS QUINTA DO PARAÍSO



Os  aquários  do Campus Quinta do Paraíso estão  sendo desenvolvido pelos prof. Fedullo, professor de zoologia,  e pelos monitores do curso de Ciências  Biológicas desde 2013 e durante esse tempo foram implantados os aquários de água doce e salgada que são utilizados como ferramentas de estudo durante as aulas. Os aquários são importantes fonte de estudos  para os estudantes do curso permitindo a aproximação com a vida aquática de animais e vegetais de água doce e água salgada. 




quinta-feira, 16 de abril de 2015

“UM FRAGMENTO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO BRASIL NO SÉCULO XIX"







Palestra:"Um fragmento da História da Ciência no Brasil no século XIX". n.197
Palestrante: Profª. Dr.ª Ana Lúcia Costa Ribeiro e Irineusa Santos
Local: Multimídia da Clinica de Fisioterapia
Horário: 17h

quarta-feira, 15 de abril de 2015

FUTUROS BIÓLOGOS FAZEM VISITA NOTURNA AO PARNASO






















publicado em: 02-04-15
No dia 3 março o professor Renan Fernandes Loureiro e cerca de 40 estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) estiveram no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) para uma visita técnica à noite. De acordo com o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, “essa foi a oitava atividade de campo realizada naquela unidade de conservação. É o primeiro contato dos estudantes do primeiro ano de Licenciatura e Bacharelado com a Mata Atlântica à noite, quando aprendem as primeiras lições da observação noturna e sobre a diversidade dos seres vivos que habitam o parque”. 
O professor Renan afirmou que “é preciso entender que estamos muito ligados ao PARNASO, uma vez que temos em nossa cidade um dos mais importantes centros de conservação da biodiversidade do Brasil, representado na figura de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral do tipo PARNA (Parque Nacional). Trata-se de um laboratório vivo para o ensino e a prática constante da Biologia, principalmente nos campos da Botânica, Ecologia e Zoologia, entre outras de igual importância”. 
Ainda segundo o professor Renan, o objetivo dessa atividade é colocar os futuros biólogos em contato com o ambiente real desde o primeiro ano do curso, estimulando seu olhar crítico e questionador, características fundamentais para sua formação e capacitação profissional. “Com base na variação de cenários nos diferentes períodos  do dia, levamos nossos estudantes a se deparar com a exuberante diversidade de vida noturna e das condições do ecossistema em si mesmo. A visita técnica, diferente de um simples passeio, nos permite ilustrar os conceitos oriundos dos conteúdos multidisciplinares fornecidos pelos diferentes componentes curriculares do curso, enriquecendo e complementando o aspecto didático, em paralelo com a logística e a rotina da pesquisa de campo. É portanto mais uma ferramenta de uma metodologia cada vez mais ativa, bem conhecida e adotada pelo UNIFESO”, apontou o o professor Renan.
fonte: Gerencia de Comunicação


TRABALHO DO BOTÂNICO ANDRÉ GUIMARÃES É PUBLICADO NA PLANT BIOLOGY

  
publicado em: 08/04/15


O professor André Luís de Alcântara Guimarães, dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), publicou na edição de março da revista Plant Biology o artigo “Estrutura e desenvolvimento de galhas ‘vassoura-de-bruxa’ em órgãos reprodutivos de Byrsonima sericea (Malpighiaceae) e seus efeitos nas plantas hospedeiras”, sendo que uma de suas ilustrações conquistou a capa do periódico. 

Plant Biology é a revista oficial da Sociedade Botânica Alemã e da Royal Botanical Society da Holanda. Segundo o professor André, ela é uma das principais revistas de Botânica do mundo, altamente considerada entre profissionais e pesquisadores em todos os campos da Botânica. O acesso para download gratuito do PDF pode ser feito através do Portal Periódicos da CAPES, ou pelo site da Plant Biology através do link http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/plb.12231/abstract.
FONTE; gerencia de comunicação do UNIFESO

BIÓLOGA GRADUADA PELO UNIFESO APROVADA EM 2º LUGAR NA REDE PÚBLICA DE SAPUCAIA

  Publicado em: 08/04/15


Neste mês de abril a bióloga Gleica Rocha Teixeira, egressa do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), começa a lecionar para a disciplina Ciências na rede pública municipal de Sapucaia. Ela passou em segundo lugar no concurso público em que concorreram 85 candidatos para apenas três vagas. 

“A formação no UNIFESO me proporcionou um grande aprendizado, tive uma ótima base de conteúdo e prática para explorar na minha profissão. Conheci excelentes professores que ajudaram para minhas conquistas, pois além de alcançar uma matrícula na secretaria estadual de Educação em 2014, neste ano fui contemplada com mais essa aprovação no concurso para a prefeitura de Sapucaia”, comemorou Gleica.
FONTE; gerência de comunicação do UNIFESO

CAFÉ CIENTIFICO ESPECIAL DIA 15 DE ABRIL DE 2015




CAFE CIENTIFICO 2015 - RECURSOS HÍDRICOS NA ATUAL SOCIEDADE. N. 196
PALESTRANTE: Cleiton Pimentel  
HORÁRIO: 17:00H
SALA 05: Prédio da Biologia 

Visite o blog do padrão águias e veja o comentário sobre o evento.
http://aventureirosaguia.ning.com/profiles/blog/show?id=3850587:BlogPost:44860&xgs=1&xg_source=msg_share_post

TRABALHO DE CAMPO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO - 13 DE ABRIL DE 2015 NO PARNASO

Na noite do dia 13 de abril, à noite,  cerca de 20 estudantes do curso  tiveram a oportunidade de assistir a  aula prática de botânica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos  acompanhados dos professores André Alcântara e Thiago Bretz.


Translate

Postagens mais visitadas