segunda-feira, 30 de maio de 2016

UNIFESO realiza III Semana do Meio Ambiente - Café Cientifico Especial - 08 de junho de 2016


No dia 08 de junho o Arquiteto Nélio de Paes de Barros apresentou a evolução das cidades urbanas: arquitetura sustentável. Participaram da palestra a turma do primeiro ano de Ciências Biológicas e egressos da engenharia Ambiental e Sanitária. O café cientifico teve como mediadora a prof. Maria Helena Carvalho.







NOTICIAS DA SEMANA



















ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPARAM DA MESA REDONDA SOBRE O DESAFIO DA MOBILIDADE URBANA

         No dia 18 de maio os estudantes do quarto ano do Curso de Bacharelado  em Ciências biológicas participaram do debate sobre mobilidade urbana. No encontro foram debatidos as várias formas de transporte na cidade de Teresópolis:  seus problemas e soluções. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Carlos Alfredo Franco Cardoso e pelo prof. Alexandre Magno Ferreira Braga.
           Os estudantes fizeram uma excelente avaliação do debate, pois é de importância   relevante para a sua formação. O evento foi cordenada pela Daniela Bortoluzo De Lorenzo.












LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DAS OBRAS DA SEDE TERESÓPOLIS DOS TRÊS PICOS

Com a presença do Secretario de Estado de Meio Ambiente, André Correa, foi lançada na sexta-feira dia 20 de maio a pedra fundamental das obras da sede Teresópolis do Parque Estadual dos Três Picos. Criado pelo Decreto Estadual nº 31.343, de 5 de junho de 2002, com área total aproximada de 46.350 hectares corta os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.  O Parque contará com uma infraestrutura para atender a visitantes e pesquisadores interessados na preservação ambiental.


VISITA TÉCNICA A CERVEJARIA PETRÓPOLIS - SERRA DO CAPIM, TERESÓPOLIS


Trinta e quatro  estudantes acompanhados do prof. Carlos Alfredo Franco Cardoso, visitaram no dia 20 de maio a Cervejaria Petrópolis em Serra do Capim, Teresópolis para conhecer de perto a fabricação da Cerveja. O grupo foi recepcionado pelo Jornalista Alex Correa que explicou aos estudantes a  a estrutura da fábrica, a dinâmica da fabricação da cerveja, a Estação de tratamentos de efluentes e por último ofereceu uma degustação aos estudantes além de um brinde da empresa.











domingo, 29 de maio de 2016

GRUPO DE HISTÓRIA DA BIOLOGIA



No dia 20 de maio de 2016, foi criado o grupo de História da Biologia (GHB) com a presença da Profa.  responsável pelo grupo Ana Lúcia da Costa Ribeiro, Doutora em História  da Ciência pela UFRJ, do Coordenador do Curso o prof. Carlos Alfredo Franco Cardoso, a Profa. Liane Franco Pitombo e Prof.  Luiz Paulo Luzes Fedullo, além de estudantes do curso de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Na oportunidade a professora Ana Lúcia explicou para os presentes à importância da formação do Grupo de História da Biologia.





domingo, 15 de maio de 2016

I FORUM SOCIOAMBIENTAL DE TERESOPOLIS

No dia 14 de maio aconteceu no Campus Sede o I fórum socioambiental de Teresópolis, com a participação do prof. Leandro,  estudantes de biologia , egressos de Ciências Biológicas e convidados.




sexta-feira, 13 de maio de 2016

CAFE CIENTIFICO: 13 DE MAIO DE 2016



Café cientifico da sexta-feira 13 de maio foi um debate sobre o vídeo do TED de Michael Bodekaer sobre a revolução dos laboratórios virtuais no ensino de ciências em todos os níveis. Os professores Carlos Alfredo e Luiz Paulo Fedullo conduziram o evento.
Assista o vídeo: 

visite o site dos laboratório: https://www.labster.com


domingo, 8 de maio de 2016

PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE


CAFÉ CIENTIFICO: A ZOOLOGIA MULTIDISCIPLINAR DO VOO


O ornitólogo Dr. Lorian Cobra Straker, especialista em microestruturas de penas, na sexta-feira dia 6 de maio, apresentou uma síntese do trabalho desenvolvido com o pássaro mergulhão  durante a sua migração e a aplicação do conhecimento sobre o seu metabolismo e a sua aerodinâmica de voo e a implicação do estudo para a engenharia biologicamente inspirada. Uma nova disciplina científica que se aplica princípios biológicos para desenvolver novas soluções de engenharia para a medicina, indústria, meio ambiente. A Engenharia biologicamente inspirada é um campo interdisciplinar que abrange muitas áreas da biologia. Conheça um pouco mais desta revolução cientifica em:




MUDANÇAS CLIMÁTICAS E JUSTIÇA SOCIAL

        



     Na sexta-feira, 29 de abril de 2016, na Fiocruz aconteceu o encontro sobre mudanças climáticas e justiça social, promovido pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social. Onde se discutiu o efeito das mudanças climáticas e suas consequências sobre as a biodiversidade e as populações humanas. No encontro estiveram os egressos do curso de ciências Biológicas (Phelipe Martins da Silva, Jéssica Alves da Silva) os estudantes Sanea Martins de Freitas, Edivaldo de Almeida Amaral Junior, professor Leandro de Oliveira Costa e a advogada Manuela Almeida castor do Amaral.

          No café cientifico do dia 05 de maio, foram apresentada os objetivos do FORUM e suas futuras ações. Neste encontro o café Cientifico teve a presença da prof. Ana Maria Gomes de Almeida diretora do CCHS-UNIFESO e coordenadora da Sala Verde-UNIFESO que na oportunidade comentou sobre a importância desses encontros para se debater as questões da ação antrópica do homem.  Visite o site do FÓRUM http://fmclimaticas.org.br

quarta-feira, 4 de maio de 2016

CAFE CIENTIFICO DUPLO: 05 E 06 DE MAIO. PARTICIPEM!

CAFE CIENTIFICO : PROJETO BIOTA RIO 29 DE ABRIL DE 2016



Diversidade e conservação da herpetofauna de um fragmento remanescente de Mata Atlântica em Nova Friburgo-RJ.
DIA: 29 DE ABRIL DE 2016
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Campus Quinta do Paraiso - sala 05 Prédio dos Laboratórios
PALESTRANTE: Guilherme Jones (Instituto Vitaz Brazil)

Translate

Postagens mais visitadas