domingo, 29 de agosto de 2010

Atividades práticas para sala de aula - dia 24/08/2010

Além das atividades de campo os estudantes desenvolvem trabalhos lúdicos para estimular o aprendizado.Na foto estudantes do quarto período do segundo semestre de 2010 em atividade sob a orientação do professor Marcos Pacheco.

VII Jornada Científica da Escola George March




No sábado o grupo do quarto período participou da VII jornada Científica da Escola George March para expor peças anatômicas do museu itinerante do UNIFESO, a convite do Coordenador de Ciências e Biologia o prof. Leandro Oliveira.

Ciência e Arte


A equipe de Ciência e arte que participaram do evento
preparação do experimento



O projeto conhecendo o mundo através da lupa, é apresentado pelo prof. Carlos Alfredo e integra o projeto de Ciência e Arte que o  SESC- Teresópolis desenvolve nas escolas municipais. Neste   sábado (28/09)  aconteceu a culminância  do projeto em seu auditório no centro da cidade co a presença dos estudantes,  professores e pais. 
O curso de Ciências Biológicas participou do evento levando o museu intinerante do UNIFESO. As Estudantes Virginia, Thysan, Vivian e Tainá  do quarto período apresentaram o trabalho e  levaram a um experimento que simula um vulcão para as crianças.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AULA DE ZOOLOGIA NO CAMPUS QUINTA


Na terça-feira dia 16 de agosto a turma  do quarto período coletou artrópodos do campus quinta do Paraiso para classificá-los. O trabalho foi orientado pelo prof. Renan, docente de Zoologia de Invertrados.  

sábado, 21 de agosto de 2010

Agenda da Semana: 23 a 28 de agosto



25/08 - Bio Vídeos
26/08 - Chá Científico - Priscila Teixeira Pena - Tema: Aborto

Suelen, Ana Gabriela, Priscila, Lorena 

27/08 - Café Ciêntifico - O estudante de Ciências Biológicas da UNIRIO Pedro Henrique Dias discute o tema:  Termorregulação de anfíbios e Répteis.

Prof. Alexandre, o estudante Pedro e Prof. Fedullo
28/08 - Feira de Ciências da Escola George March 
28/08 - Conhecendo o mundo através da lupa - SESC Teresópolis.

INFLUENZA APRENDER E CUIDAR

 No site http://www.influenza.lcc.ufmg.br/ voce pode verificar os seus conhecimentos sobre a gripe influenza
e receber certificação,valendo para AACC. Participe!


CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA MÍDIA

Esta em vigor no Rio de Janeiro a lei n. 5502, de 16 de julho de 2009 que dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimento comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro,
quem não quiser saco plástico recebe R$ 0,03 a cada cinco itens comprados.  O comerciante podem oferecer sacolas reutilizáveisou ou  permutar 50 sacolas plásticas por um 1kg de arroz ou feijão.

A Lei de Resíduos Sólidos, que muda o tratamento, a coleta o destino do lixo no país, foi sancionada em agosto de 2010.A nova lei institui a política Nacional de Resíduos Sólidos e dispõe sobre  diretrizes gerais aplicáveis aos resíduos sólidos no País.

Para falar sobre estes assuntos o prof. Carlos Alfredo e o Estudante do terceiro período Alberto Pires Domingues, foram convidados do  programa Espaço Livre da apresentadora Lisemara Guedes no dia 19/08/2010 no canal 11.

Nesta semana na TV Diário os  professores Carlos Alfredo e Renan Loureiro comentam sobre as árvores do canteiro central.

Café Científico "Analista Ambiental no Combate à Poluição por Óleo". 20/08/2010


VAZAMENTO DE ÓLEO, COMO DIMINUIR OS DANOS CONTRA A NATUREZA?

O vazamento de óleo do petroleiro Exxon Valdéz, em 1989, ainda prejudica a fauna do Alasca. Lontras e patos apresentaram estresse e a comprovação veio das amostras de fígado analisadas, que continham níveis altos de uma enzima relacionada à exposição ao óleo. Os animais podem ter se contaminado entrando em contato com o material diretamente, ou comendo alimentos contaminados ou ainda cavando areia das praias atingidas.

A gigante britânica petroleira British Petroleum (BP) anunciou esta quinta-feira (15) que conseguiu conter o vazamento de petróleo no golfo do México pela primeira vez desde abril, com o fechamento de todas as válvulas do novo dispositivo colocado sobre o duto danificado, informou um alto funcionário da companhia.
mancha escura é a proporção aproximada da área atingida pelo vazamento de petróleo no golfo do México. O vazamento, considerado a catástrofe ecológica mais grave da história dos EUA, começou por causa da explosão e afundamento no mar de uma plataforma administrada pela BP (British Petrol), em abril. O governo dos EUA estima que até 9,5 milhões de litros vazam por dia. Veja no link a área atingida pelo derramento de petróleo.
http://noticias.uol.com.br/album/100616tamanhodamancha_album.jhtm?abrefoto=9

Praias do litoral do Rio de Janeiro foram atingidas por uma mancha de óleo neste domingo (08/08). Nem a Marinha, nem a Petrobras sabem a origem do vazamento (G1).




Noticias com estas aparecem todos os dias na mídia, trazendo muita preocupação para os ambientalistas. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes de Ciências Biológicas e convidados nesta área foi convidada a  oceanógrafa Mariana de Brum Lopes para apresentar a palestra "Analista Ambiental no Combate à Poluição por Óleo", onde foi mostrada as técnicas de contenção do derramento de óleo.  Além dos estudantes de Ciencias Biológicas o evento teve a presença de Normalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.
   

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dia Mundial da Ciência


A UNESCO e seus parceiros convidam os estudantes do ensino médio de todo o Brasil para apresentar trabalhos escritos, até o dia 03 de setembro de 2010, sobre o tema “Biodiversidade”. O concurso é uma iniciativa em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento e ao Ano Internacional da Biodiversidade, ambos estabelecidos pelas Nações Unidas. Os trabalhos escritos, acompanhados da ficha de inscrição, poderão ser enviados para o e-mail:
                                                                     cienciaparatodos@unesco.org.br 
 Os premiados ganharão certificado do concurso, coleção de publicações na área de ciências, visita a instituições de ensino e pesquisa em território nacional e também terão seu trabalho publicado em um livro. Mais informações:

domingo, 15 de agosto de 2010

Curso de Ciências Biológicas: Projeto Caminhos das Ciências

O Projeto Caminhos das Ciências  tem como objetivo estimular  estudantes de Ensino Fundamental , Médio e Universitários a tirar  dúvidas sobre ciências e biologia..É só enviar as suas dúvidas escolares para e-mail  bioblogunifeso@gmail.com .  As melhores perguntas serão publicadas no Blog semanalmente.
Obs: As perguntas dirigidas para o e-mail serão respondidas em até 7 dias.

                                                                                                  Participe !

sábado, 14 de agosto de 2010

Atividades da Terceira Semana do Curso de Ciências Biológicas 16/08 a 20/08

Visitas técnicas:


Dia 15/08/2010 - Visita ao Jardim Botânico Rio de Janeiro.

KIT VIAGEM
Roupa leve, calça comprida, tênis, Mochila, caderno de campo, máquina fotográfica, saco plástico ou de papel para usar como lixo pessoal, capa de chuva, protetor solar, boné, lanche e caneca. A saída acontecerá do Campus Sede n Alto  às 7:30h do 15/08.

Numa manhã fria de domingo 41 estudantes do segundo período  participaram da visita técnica ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com muita disposição acompanharam atentos as explicações do professor Marcelo. Estiveram também na visita o prof. Renan de Zoologia e prof. Carlos Alfredo.  



 














Dia 17/08/2010 - Visita ao PARNASO - Projeto PARNASO À NOITE do SESC Teresópolis.

KIT PARNASO
Roupas leves, Calça comprida, Casaco (preferência tipo "parca"), Gorro e luvas, Tênis ou bota de montanhismo, Mochila, Capa de Chuva, Lanterna, Água, suco ou bebida isotônica, Chocolate, amendoin, biscoito, etc...
Caneca (ecologicamente correta para evitar lixo plástico espalhado pelo caminho),Saco plástico ou de papel para usar como lixo pessoal, Máquina Fotográfica e Caderno de campo. O check point será às 19:00 horas no portão principal do PARNASO, com previsão de retorno às 22 horas descendo a Trilha Suspensa.
A visita ao Parnaso foi um sucesso, 50 estudantes do primeiro período dos Cursos de Ciências Biológicas e Farmácia, acompanhados pelos professores Carlos Alfredo F. Cardoso, Renam Loureiro e Marcelo Souza,  tiveram a oportunidade de observar e fotografar espécies de vegetais e animais da mata atlântica. além das  mini-aulas de zoologia e botânica que ilustravam as observações.

                                                                                                                                                                                Trilha suspensa


Os participantes do evento

sempre atentos para tirar as melhores fotos
LABORATÓRIOS DO CCS

Para uma boa formação acadêmica as aulas práticas como as visitas técnicas são essencias para para o futuro profissional. As fotos são da aula prática do quarto período na disciplina de Dendrologia com o professor Marcelo Souza no Laboratório de Botânica.



                                   No laboratório de microbiologia do Campus Sede , Roberta Marciano e Luiz Philippe estudantes de iniciação cientifica do prof. Adenilson Fonseca, desenvolvem trabalhos cientificos na para apresentar na FesBE.


Atividades complementares da semana

Terça-feira às 17:00h 
 Saneamento Básico com Rita Mello Magalhães
Na palestra foi apresentada as considerações sobre a elaboração do plano municipal de saneamento de Teresópolis.


O estudante Luis Fernando entregou o certificado de participaçao.

Quarta-feira às 17:00
Bio-Vídeos
Quinta-feira às 17:00
 a estudante do segundo período Priscila Santos apresenta o seu trabalho de produção acadêmica. O evento foi transferido para o dia 26/08/2010
                                                                Sexta-feira às 17:00h
"Analista Ambiental no Combate à Poluição por Óleo".
Oceanógrafa Mariana de Brum Lopes





quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O BLOG ESTÁ DE VOLTA

Estamos de volta, após duas semanas de férias, o blog retorna para informar todos os acontecimentos do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO. Aos estudantes de todos os períodos quero dar as boas-vindas para mais um período letivo.

No dia 02 de agosto os estudantes do primeiro período foram recepcionados pela Direção do UNIFESO, pelo Coordenador, pelas professoras (Rachel Ribeiro, Ana Laura Azevedo, Liane Pitombo), pela representante do Diretório Fabiane Aguiar e pelas    estudantes do quarto período (Amanda, Glória e Mariana). 
 
Atividades Complentarares estão de volta
  1.  Quarta-feira - 17:00h - Biovídeo - Vídeos sobre diversos temas da atualidade.
  2. Chá Científico: neste espaço são apresentados os trabalhos da Produção Acadêmica  dos estudantes do UNIFESO. Acontece às quintas-feiras às 17:00h 
  3. Café Científico: Acontece sempre às sextas-feiras às 17:00h. Neste espaço acontece palestras com convidados de diversas áreas do conhecimento. 
Iniciamos o nosso chá Científico com apresentação da estudante Fabiane Cardoso Lemos da Silva do terceiro período com o tema Envelhecimento. 

Na sexta-feira a Zootecnista e estudante de Ciências Biológicas Rosangela Freitas apresentou no café cientifico o temo a Reprodução de Aves Selvagens.




O estudante Diego Siqueira entregou o certificado de participação a palestrante.

  
  
 No sábado dia 7/08 o prof. Carlos Alfredo partipou do evento Contribuições da Matemática nas áreas profissionais, realizada na Escola George March, onde ministrou a palestra: O Biólogo precisa de Matemática? para estudantes do Ensino Médio que acompanharam atentamente a explanação.



 


Sempre as quartas-feiras às 17:00 um vídeo diferente. Particpe
O chá cientifico desta quinta-feira às  será sobre biossegurança com o estudante do primeiro período Ian Manso da  Silva.




A psicóloga Maria Lúcia R.M. Smolka apresentará nesta sexta dia 13/08 às 17:00h  no Café Cientifico a palestra sobre a A construção da autonomia do estudante e o ensino das ciências da Saúde: pelas veredas da educação médica.







O certificado foi entregue a palestrante pela estudante Juliana Rodrigues


Translate

Postagens mais visitadas