CIÊNCIA ITINERANTE


              O curso de ciências biológicas do UNIFESO vem desenvolvendo um projeto de divulgação científica que se baseia na apresentação de coleções biológicas em ambientes não formais de ensino, tais como praças públicas, Semana de Ciência e Tecnologia, pátios de escolas públicas e particulares levando debates científicos para a comunidade de Teresópolis e das cidades vizinhas com o objetivo de aproximar as coleções e experimentos cientificas aos visitantes, permitindo o desenvolvimento da curiosidade e pelo encantamento da ciência.
                 Os temas desenvolvidos nas atividades têm como eixo central a preservação ambiental da floresta atlântica, a promoção da saúde e diversidade da vida. A exposição é montada de forma a contar a história da biologia de grupos animais, apontando a sua história evolutiva e a sua relação ecológica com os seus ambientes de origem através da apresentação e comparação de esqueletos ou ossos de animais tais como hipopótamo, jacaré, baleia, urso, onça e outros. O projeto conta também com caixas de insetos e aracnídeos de várias ordens que ocorrem na região e exemplares de vermes.
               A ciência itinerante do UNIFESO aconteceu pela primeira vez na calçada da Fama no centro da cidade de Teresópolis, durante a semana da responsabilidade social do UNIFESO e o seu horário de funcionamento foi de 9:00h às 18:00h com a participação de professores e estudantes do primeiro e segundo períodos do ano de 2009. 
               No dia 31 de outubro de 2009 a Exposição Itinerante fez apresentação na Feira de Ciências do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt para o publico do Ensino Fundamental e Médio. No sábado dia 14 de novembro a Exposição Itinerante visitou a Cidade de Guapimirim e fez apresentação no centro da cidade para a população local.
Nos quatro anos de curso a Exposição Itinerante realizou inúmeras apresentações para a comunidade de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto. O acervo apresentado pertence ao UNIFESO e das doações do RIOZOO.  
No dia 28 de agosto de 2010 a Exposição Itinerante foi convidada para participar da VII jornada Científica do Colégio George March em Teresópolis. No dia 28 de agosto de 2010 a Exposição Itinerante esteve presente no SESC – Teresópolis para cerca 400 crianças do ensino fundamental do município. As estudantes do quarto período encantaram as crianças com um vulcão e apresentação da Exposição Itinerante. Na semana de Ciência e Tecnologia de 2010 os estudantes de ciências Biológicas estiveram na tenda montada na praça olímpica com a Ciência Itinerante e com a oficina de produção de sacolas de papel ministrada pela estudante do quarto período Priscila de Oliveira Darrieux.
               Em 2011 a Exposição itinerante voltou à calçada da Fama e participou de eventos em escolas, na Semana do meio ambiente, na Semana de Ciência e Tecnologia e no dia das Profissões que aconteceu no Campus Sede, onde cerca de 800 estudantes da rede pública participaram do evento. Neste ano retornamos as escolas e a calçada da fama para alegria dos estudantes e da comunidade que sempre param para observar as peças expostas e perguntar sobre as curiosidades da ciência. 

























Translate

Postagens mais visitadas