quarta-feira, 30 de maio de 2018

CAFÉ CIENTIFICO: CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES CINEGÉTICAS NA AMAZÔNIA


         No dia 17 de maio recebemos a visita do doutorando Hani Rocha El Bizri da Manchester Metropolitan University para conversar com estudantes e professores do curso de ciências biológicas e de medicina veterinária sobre a  Conservação de espécies cinegéticas na Amazônia.A apresentação foi acompanhada por com muito interesse por todos os presentes.




V ENCONTRO COM O FUTURO - COLÉGIO GEORGE MARCH

No dia 26 de maio aconteceu na Escola George March a quinta edição do Encontro com o Futuro. O Curso de Ciências Biológicas esteve presente com a Ciência Itinerante que apresentou o   as caixas de insetos e a importância para biodiversidade.




 




segunda-feira, 28 de maio de 2018

CAFE CIENTIFICO "Perícia Criminal com ênfase em homicídios"


      O médico veterinário  e Perito Thiago Hermida apresentou no dia 23 de maio no café cientifico o tema  "Perícia Criminal com ênfase em homicídios - Parte I" . A palestra foi acompanhada atentamente pelos estudantes de Biologia, Medicina Veterinária e Farmácia.
      

segunda-feira, 21 de maio de 2018

SEMANA DA CIDADANIA: Praça de Santa Teresa: A Ciência Itinerante com atividades da caixa de isentos e jardim sensorial







Com uma programação voltada para a população de todas as idades, as diversas atividades nas áreas de Humanas e Sociais, Saúde e Tecnologia, promovidas pelos cursos de graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNFESO), chamaram a atenção dos transeuntes no Dia da Cidadania, ação realizada na Praça Santa Teresa, no dia 19 de maio.

Os estudantes, sob a supervisão dos professores, ofertaram serviços como aferição de pressão arterial; verificação de glicemia capilar; medição da circunferência abdominal; vacinação de animais; informações sobre o câncer diabetes, dores oriundas da coluna e hipertensão arterial; avaliação da saúde bucal; orientação jurídica e sobre empreendedorismo; esclarecimento sobre impostos e educação ambiental; demonstração de projetos de robótica; e apresentação em pôsteres de pesquisa de mapeamento geotécnico. As ações fazem parte da Semana da Cidadania, evento realizado de 14 a 20 de maio em diversos locais de Teresópolis, pelo Observatório Social de Teresópolis, com o apoio da Prefeitura, de empresas e instituições como o UNIFESO.

A estudante Isabela Serra, do segundo ano de Ciências Biológicas, falou sobre um projeto de jardim sensorial, desafiando as pessoas a acertarem as espécies através dos sentidos como olfato e tato, explicando as propriedades nutricionais das plantas.  Para ela, “nessas atividades aprendemos muito com o público, pois trocamos experiências diversas, como cada um prepara seu chá em casa, por exemplo. É um aprendizado gratificante”.

A professora Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia, também marcou presença no evento, explanando junto aos alunos e professores do curso as práticas ambientais sustentáveis e as questões ligadas ao direito à Educação. “Também apresentamos uma exposição organizada a partir das problemáticas das pessoas atingidas pela tragédia de 2011”, contou Teresinha.

“São ações muito interessantes para conscientizar a população e servem de aprendizado para os estudantes enquanto futuros profissionais, pois se formam cidadãos, levando para a carreira uma experiência muito válida”, disse a aposentada Teresinha Brito enquanto observava a performance de um robô feito de lego, controlado por estudantes do curso de Ciência da Computação, que mostrava a inserção de tecnologia na área da Educação.
Fonte: Gerencia de Comunicação do UNIFESO

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Cursos da Saúde do UNIFESO prestam atendimento à comunidade da Fazenda Ermitage


                             
        








                   Acadêmicos da área da Saúde do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizaram mais uma grande ação no sábado, dia 5 de maio, voltada para moradores do Conjunto Habitacional Ermitage, conhecido como Fazenda Ermitage   Ação em Saúde no Conjunto Habitacional Ermitage.
                    Sob a supervisão e orientação de professores, estudantes de Medicina e Enfermagem prestaram serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e IMC, orientação sobre DST/ Aids e sobre câncer de colo de útero, mamas e próstata, além de vacinação contra a gripe e febre amarela. Já os futuros fisioterapeutas deram informações e orientações sobre as dores e desconforto originário da coluna vertebral, popularmente classificada como 'dor nas costas'. O grupo do curso de Farmácia fez consulta Farmacêutica, falou sobre automedicação, adesão de tratamento e descarte de Medicamentos. Uma turma de Ciências Biológicas explanou questões sobre mosquitos e saúde, falando sobre Febre Amarela. O curso de Medicina Veterinária participou dando orientações sobre o cuidado com os animais e vacinação. Os estudantes de Odontologia também marcaram presença fazendo avaliação da saúde bucal e mostrando os cuidados corretos para a higiene da boca com distribuição kit’s de escovação.
                  Para o morador Marcelo Pinto de Oliveira, “o ideal seria ter um posto de atendimento com profissionais como estes aqui dentro do condomínio, com ações assim toda a semana. Gostei muito da iniciativa e toda ajuda é válida. Estou aproveitando este sábado para dar uma atenção melhor à minha saúde e vacinar meu filho e meu cachorro”. 
              “É muito bom ver a receptividade das pessoas, principalmente das crianças que ficam animadas com a nossa abordagem, aceitando bem as nossas orientações e saindo felizes com os kit’s de escovação”, disse a estudante do primeiro ano de Odontologia, Júlia Reis. 
                De acordo com a preceptora Renata Mendes, supervisora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), as atividades fazem parte do fortalecimento de um trabalho desenvolvido nos condomínios através do IETC com os cursos do CCS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). “Essa inserção tem sido extremamente valiosa pelo amparo emocional e estrutural desta comunidade, formada pelas vítimas da tragédia de 2011. Estas pessoas, em sua maioria sofridas e desassistidas, estão na busca de mudar sua realidade e trajetória de vida”, notou. 
FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFESO.






Estudantes do Curso assistiram a palestra de microbiologia e coleta de sanguinea

              No dia 9 de maio os estudantes do curso que estagiam no Hospital das Cínicas Constantino Ottaviano participaram de Workshop sobre Importância de um bom atendimento ao paciente desde a sua chegada no laboratório; tipos de coletas e biossegurança no laboratório.
             O evento aconteceu no auditório da ACIAT - Teresópolis e foi promovido pela empresa  Enzipharma.


CAFE CIENTIFICO INTERNACIONAL: Microalgas: uma alternativa sustentável




               No dia 04 de maio o Café Cientifico recebeu a Profa. Dr. Monique Branco Vieira, ex-professora do Curso de Ciências Biológicas e atualmente desenvolvendo na Universidade do Porto trabalho na área de microalgas.
               Na sua palestra a profa. Monique explicou para os estudantes o seu projeto de pesquisa na Universidade Portuguesa. Os estudantes acompanharam com muita atenção o trabalho sobre as microalgas.
              Os professores Liane Pitombo, Sergio Parrini, Kelli Parrini, Luiz Paulo Fedullo e Carlos Alfredo, prestigiaram a visita da professora ao Curso, além da egressa Bárbara Dias Ferreira.
               

CAFÉ CIENTIFICO: PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS: CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No dia 03 de maio recebemos a visita da Dr. Maria Manoela Alves Lopes, representante do Parque Estadual dos Três Picos que explicou na sua palestra a importância do Parque para o Estado do Rio de Janeiro e comentou sua importância para a conservação e os trabalhos desenvolvidos de educação ambiental no município.


domingo, 6 de maio de 2018

FLORESTA-ESCOLA: QUINTA-FEIRA DIA 3 DE MAIO - PLANTAMOS 25 NOVAS MUDAS






                          No dia 3 de maio os estudantes Larissa Rodrigues ( Curso de Farmácia) ,  Carolina Abrantes, Milena Teixeira, Vinicius Netto e Ricardo Filho (Ciências Biológicas) acompanhados dos professores Carlos Alfredo, Alexandre Braga e Liane Pitombo receberam do prof. José Roberto Andrade 25 mudas para serem plantadas na floresta escola. No dia 17 de maio estaremos comemorando quatro anos de existência.
 



Translate

Postagens mais visitadas