segunda-feira, 29 de outubro de 2018

VI FÓRUM DO CONHECIMENTO - Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi

             Na sexta-feira dia 26 de outubro o Coordenador e Prof. Carlos Alfredo e o estudante Vinicius Figueiredo Motta apresentaram quatro palestras sobre Vida de Biólogo, para estudantes do ensino médio. Durante as  palestras foram apresentadas a atuação do biólogo no mercado de trabalho. 
               

domingo, 28 de outubro de 2018

CAIXA DA CIÊNCIA: Escola Momento Mágico


         O curso de Ciências Biológicas a convite da escola Momento Mágico fez uma apresentação para os alunos das séries iniciais sobre animais vertebrados e Invertebrados, utilizando para as vertebradas ossadas de animais. Na oportunidade o Coordenador prof. Carlos Alfredo e o estudante de Licenciatura Vinícius Motta apresentaram o mais novo projeto a caixa da ciência, onde  propõe despertar nas crianças o interesse pela ciência.




III BIOJORNADA - DIA 26: Populações: sinais do silêncio




             No dia 26 de outubro o prof. Leandro Macedo da Silva Reis, pesquisador do Laboratório de Ecologia e Conservação de Populações da UFRJ, apresentou a palestra: Populações: sinais do silêncio. Na oportunidade o prof. Leandro apresentou uma análise sobre o desaparecimento de espécies das florestas (defaunação) e o trabalho do seu laboratório para reintroduzir espécies em áreas da mata atlântica. 



III BIOJORNADA - DIA 22 DE OUTUBRO


22 DE OUTUBRO

O prof. Fernando Fernandez realizou a palestra "O privilégio de Darwin e a lógica da vida".  Sobre evolução, seleção natural, esclarecendo alguns mal-entendidos e preconceitos muito comuns sobre esse processo, e destacando sua importância como o princípio cujo entendimento nos abre as portas para o maior espetáculo da Terra: entender como e porque cada coisa do Mundo natural à nossa volta é da forma como é. Os presentes ao evento tiveram a oportunidade de conhecer sobre os estudos desenvolvidos por Darwin.












III CONFESO - PALESTRAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



          No primeiro dia do CONFESO (23 de outubro), além das rodas de conversas aconteceu no Campus Quinta a apresentação do Projeto desenvolvido pelo Médico Veterinário Robson Eduardo Vivas dos Santos sobre a viagem realizada do Rio de janeiro a Patagônia, numa motocicleta. Na viagem  ele teve a oportunidade de visitar projetos de conservação de tartarugas, baleia Franca,  Lobos Marinhos e Pinguins.  
            Após a apresentação da viagem do rio de janeiro a patagônia as irmãs Isabela Fagundes e Gabrielle Fagundes explicaram como se elaborar filmes didáticos sobre o meio ambiente.






          
            No dia 24 de outubro tivemos mais uma palestra do físico Pedro Mineiro Cordoeira que palestrou sobre Astronomia como ferramenta de ensino. Na palestra apresentou o trabalho que desenvolve nesta área e o momento mais aguardado da noite não pode acontecer, pois no dia o tempo estava chuvoso o que impediu que acontecesse a visualização das estrelas. 



















III CONFESO - FEIRA DE CIÊNCIAS



Dez estudantes do Curso de Ciências Biológicas participaram no dia 24 a tarde da IV Feira de Ciências e Tecnologia  da Sala Verde. O grupo foi responsável pela avaliação dos vinte quatro trabalhos das escolas públicas Teresópolis  e do CESO além da escola Cardeal Dom Sebastião Leme, São José do Vale do Rio Preto. Na foto a coordenadora da Feira de Ciências a prof. Daniele, os estudantes avaliadores, o coordenador de Ciências Biológicas e o Prof. Leandro  


                              Equipe da IV Feira de Ciências Prof. Leandro, Prof. Carlos Alfredo,  Profa. Ana Maria (Coordenadora da Sala Verde) Profa. Daniela e Hosana (assessora da sala verde)

III CONFESO - RODAS DE CONVERSAS


No dia 23 de outubro os estudantes e professores de Ciências Biológicas participaram das Rodas de Conversas no Campus Sede. parabéns a todos que participaram desse momento.

LEVANTAMENTO E SAZONALIDADE DOS ANIMAIS RECEBIDOS NO SETOR DE FAUNA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO)
Lucas Resende de Andrade da Cunha, Thalia Darrieux de Almeida e Raquel Batista Junger de Carvalho.



BIODIVERSIDADE DA FLORA E RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA: USO DE ÁRVORES E HERBÁCEAS NATIVAS DA MATA CILIAR ATLÂNTICA.
Milena de Paula Teixeira, Larissa Aparecida Dimas Rodrigues, Carolina Gonçalves Abrantes, Thalia Gomes Pinheiro e Liane Franco Pitombo.


ATIVIDADES E SENSIBILIZAÇÃO E A CONSERVAÇÃO DE ANFÍBIOS BROMELÍGENAS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS
Olga Bruna Carmo dos Santos, Jorge Nascimento e Isabela Deiss de farias.



ESPECTRO DAS ESPÉCIES DE AVES POTENCIALMENTE IMPACTADAS PELA CAÇA NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS/RJ
Jessica da Silveira Rodrigues Lima e Jorge Nascimento



EXPERIÊNCIA DO JARDIM SENSORIAL NA CIÊNCIA ITINERANTE, EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS, RJ.
Isabela da Silva Serra, João Víctor de Souza Oliveira, Milena de Paula Teixeira, Nathalia Mendes Cardinot, Carlos Alfredo Franco Cardoso, Thereza Cristina Costa Lopes.




FEIRAS DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA
Leandro de Oliveira Costa, Júnia Augusta Rezende de Oliveira Vianna,
Juliana Brígido de Figueiredo, Naiara de Rezende Goncalves, Karoline Bittencourt Medas e Vinicius Figueiredo Motta.



ANIMAIS RECEBIDOS NO SETOR DE FAUNA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO), POR QUEM E POR QUE CHEGAM?
Thalia Darrieux de Almeida, Lucas Resende de Andrade da Cunha e Raquel Batista Junger de Carvalho.


III CONFESO - COMUNICAÇÕES ORAIS


No dia 24 de outubro foram apresentadas as comunicações orais dos trabalhos desenvolvidos no Plano de Iniciação Científica (PICPq) e Pesquisa e plano de incentivo à extensão (PIEx) pelos estudantes e professores do curso. Neste ano a Estudante Egressa Ana Caroline Siqueira Pereira, apresentou o trabalho desenvolvido no PARNASO e que foi o tema do TCC/2017.

CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O SENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DO "PENSAR" CIENTÍFICO.
Leandro de Oliveira Costa, Naiara de Rezende Gonçalves, Karoline Bittencourt Medas, Juliana Brígido de Figueiredo, Vinicius Figueiredo Motta.

FLORESTA-ESCOLA E O VIVEIRO DE ESSÊNCIAS NATIVAS E PLANTAS MEDICINAIS DO CAMPUS QUINTA DO PARAÍSO, UNIFESO.
Liane franco pitombo, Carlos Alfredo Franco Cardoso, Alexandre Magno Ferreira Braga, João Víctor de Souza Oliveira e Isabela da Silva Serra.



ESTUDO DAS POPULAÇÕES DE BORBOLETAS FRUGÍVORAS (LEPIDOPTERA, NYMPHALIDAE) NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, TERESÓPOLIS-RJ.
Ana Caroline Siqueira Pereira, Claudia da Motta Custodio Paes Alves e Cecília Cronemberger de Faria.

EFEITO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA MORFOLOGIA DE ESCHERICHIA COLI.
Roni Michael Sampaio Freitas, Thais Castelo Branco Magliano, Mariana Costa Silva e Adenilson de Souza da Fonseca.

CIÊNCIA ITINERANTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE.

Alexandre Magno Ferreira Braga, Carlos Alfredo Franco Cardoso, Shayeny da Anunciação Machado e Ana Beatriz Uchoa Mesquita.  



sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Centro de Ciências da Saúde destaca-se no Prêmio UNIFESO de Incentivo à Produção Acadêmica 2018

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) levou as três colocações do Prêmio UNIFESO de Incentivo à Produção Acadêmica 2018. Fizeram jus ao prêmio docentes que comprovaram publicação qualificada em 2017, cumprindo todos os requisitos estabelecidos em edital próprio. 

A cerimônia, que aconteceu dia 22 de outubro, no Tribunal do Júri, premiou a professora Anielle de Pina Costa (1º lugar); o professor Adenilson de Souza da Fonseca (2º lugar), representado pelas alunas do curso de Ciências Biológicas, Thaís Castelo Branco e Mariana Costa Silva; e a professora Marcelline Santos Luz (3º lugar). A Diretora do CCS, professora Mariana Beatriz Arcuri, se disse especialmente orgulhosa pela premiação dos trabalhos: “Conheço o trabalho dos três professores e queria agradecer a dedicação que eles prestam ao UNIFESO e ao coração que eles põem aqui. Estamos em um país em que não é fácil fazer pesquisa”, lembrou.

A Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Elaine Maria de Andrade Senra destacou que o UNIFESO, enquanto centro universitário, não tem exigência em desenvolver pesquisa, porém esta é uma prática que vem crescendo. “Sabemos que é muito difícil manter a pesquisa na Instituição, porém, o fazemos porque acreditamos que a pesquisa é indissociável ao ensino e à extensão”, explicou.


FONTE: Gerência de Comunicação do UNIFESO

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PACI 2018 - 19/10/2018

No dia 18 de outubro foi realizado mais uma atividade de PACI, com a utilização de slides no lugar de posteres impressos. Os estudantes e professores aprovaram a nova forma de apresentação. Neste modelo não existe o descarte dos posteres.

TERCEIRO ANO
TÍTULO
AVALIADORES: Fedullo e Thiago
Olga Bruna Carmo dos Santos
Prof. Leandro De Oliveira Costa
O PROGRESSO BIOTECNOLÓGICO FRENTE À BIOÉTICA
Ana Beatriz Uchôa Mesquita
Douglas Barents Vivas Araújo
Norton Andrade dos Santos
Shayeny da Anunciação Machado,
Thalía Gomes Pinheiro
Prof. Leandro De Oliveira Costa
UMA ANALISE DO PRIMEIRO MAMÍFERO CLONADO – CASO DOLLY – BIOÉTICA X CIÊNCIA
Anderson Lopes da Silva
Ícaro Frazão Santos
Karina Oliveira dos Santos Philipp
Mariana Costa Silva
A IMPORTÂNCIA DAS CÉLULAS-TRONCO NA SAÚDE
Sem revisão de professor

Carol Gonçalves Abrantes.
Daniela Lopes Bulhões
Débora Chaves Soares
Lúcio José de Alencar Liberato
Úlyma Ramos Hentz Pinto
Prof. Renan Fernandes Loureiro
MELHORAMENTO GENÉTICO DE APIS MELLIFERA (LINNAEUS, 1758) E SEUS PRODUTOS.
SEGUNDO ANO
TÍTULO
AVALIADORES: Claudia, Leandro e Alexandre
Camila Fernandes Vieira
Danilo Serafim Dutra
Ingrid Gonçalves de Oliveira
João Victor de Souza Oliveira
Mylena Nascimento Arruda
William Fernandes de Moraes
Profa. Liane Franco Pitombo
POLUIÇÃO DAS COSTAS BRASILEIRAS COM INICIATIVAS RECICLÁVEIS
Silvia Mara de Lima da Silva
Mariana Couto da Costa Ribeiro
 Júnia Augusta Rezende de Oliveira Viana
Prof.Erick Feitosa
BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA DO BIOGÁS NA
SOCIEDADE.
Daniele Lourenço Amaral
Thalia Darrieux de Almeida
Prof.Carlos Guilherme Correa
ENTOMOFAUNA APLICADA EM PRÁTICA FORENSE
Goedele Machado Scheepers
Luísa Bastos Sores
Maicon Martins Machado
Natalia Pimentel Ferreira
Paulo Rodrigo Dias
Thais Santos Boaventura
Thayane Pereira da Silva
Profa. Thereza Christina Lopes
A CIÊNCIA PERDIDA NO MUSEU NACIONAL
Jéssica da Silveira Rodrigues Lima
Prof. Luiz Paulo Luzes Fedullo
AVES NA GAIOLA: OCORRÊNCIA DA CAÇA NAS ÁREAS DE ABRANGÊNCIA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS
Lucas Resende de Andrade da Cunha
Bruno Alves Quadro Gallotte
Isabela da Silva Serra
Rickson Souza Ribeiro
Prof. Leandro De Oliveira Costa
ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE TERESÓPOLIS ACERDA DA FEBRE AMARELA

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

VISITA AO AQUÁRIO DO RIO DE JANEIRO: 17 DE OUTUBRO DE 2018

          No dia 17 de outubro o Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, a Profa. Liane Pitombo  e 49 estudantes de Biologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Direito,visitaram o Aquário do Rio de Janeiro. Durante duas horas puderam conhecer os animais marinhos do aquário e descobrir suas curiosidades.










   

VISITA AO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA - MCTer - 17.10.2018




Após a visita ao Aquário do Rio de Janeiro na parte da manhã, os estudantes e professores foram deslocados para o bairro da Urca, para visitar o Museu de Ciências da Terra - MCTer, também conhecido como Palácio da Geologia. A possui uma coleção rochas, meteoritos e fósseis. A coleção de mineralogia é muito enriquecedora para formação de qualquer cidadão interessado ciência.











terça-feira, 16 de outubro de 2018

CAFÉ CIENTIFICO LIVE: : Glia embainhante olfatória como Cavalo de Tróia no tratamento de gliomas por terapia gênica.

Na quinta-feira dia 11 de outubro às 17:30h aconteceu a continuação do Café Cientifico do dia 11 de outubro, pois estudantes de Ciências Biológicas interessados no assunto sobre Neurociências e acompanhados dos professores Carlos Alfredo e Fedullo participaram de uma Live com a professora Litia Carvalho para esclarecer algumas dúvida s não compreendidos durante a palestra . 
Muito obrigado a Dra. Litia pela disponibilidade e ao grupo que compareceu ao evento.  
                    

CAFÉ CIENTIFICO:Glia embainhante olfatória como cavalo de tróia no tratamento de gliomas por terapia gênica.



No dia 09 de setembro os cursos de Ciências Biológicas e de Farmácia receberam a visita da pesquisadora Dr. Litia Carvalho que desenvolve  pesquisa em neurociências na Depto. de Neurologia do Massachusetts General Hospital -Programa de Neurociências da Harvard Medical School  para a palestra sobre Glia embainhante olfatória como cavalo de tróia no tratamento de gliomas por terapia gênica. A conferencia inciou às 20:30h e foi acompanhada atentamente por cerca de sessenta estudantes, professores e coordenadores de ambos os curso. 




Translate

Postagens mais visitadas