quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ciências Biológicas promove Café Científico sobre a estrutura do DNA




“O mais belo experimento de Biologia”. Este foi o tema do Café Científico do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), realizado no dia 21 de fevereiro. Na palestra, a professora Márcia Emília Moreira de Luca apresentou aos presentes as etapas científicas de uma importante descoberta, o experimento realizado pelos cientistas Matt Meselson e Franklin Stahl, que permitiu demonstrar a duplicação semiconservativa do DNA. 

“Ver a professora Márcia relembrar esse simples e engenhoso experimento de uma época tão remota, em que havia grupos inicialmente correndo atrás de desvendar a estrutura do DNA, e ver a ciência e o seu fluxo de descobertas é sempre fascinante!”, avaliou o professor Thiago Bretz Carvalho.

Para a palestrante Márcia, “a ciência nada mais é do que uma colcha de retalhos científicos e que, em algum momento, um pesquisador junta as peças e desenvolve novos modelos. Isso só é possível se o conhecimento básico lhe der sustentação, e é essa a maravilha que encontramos em nossa profissão, que nos permite a formação de ciências para o desenvolvimento de outras ciências”. 

Entre os presentes, Lucas Resende de Andrade da Cunha, estudante do terceiro ano e do programa de iniciação cientifica do laboratório de Fotobiologia, também descreveu a palestra como fascinante.  “Ao demostrar a simplicidade e a excelente estruturação de um experimento científico sobre um tema complexo e muito controverso na época, a professora Márcia exemplificou o lado mais bonito da ciência, a simplicidade na comprovação de uma teoria”, elogiou o estudante.

 Fonte: COMUNICAÇÃO DO UNIFESO

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Curso de Ciências Biológicas celebra o Darwin Day



Esta semana, cientistas e biólogos do mundo todo discutiram as contribuições de Charles Darwin para a ciência e para a Biologia. O chamado Darwin Day acontece anualmente e é uma celebração para comemorar o aniversário de Darwin em 12 de fevereiro de 1809. 

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), não poderia deixar a data passar em branco. Por isso, reuniu, na última terça-feira (12/2), cerca de 40 alunos para uma palestra sobre uma teoria própria do “pai da Biologia” que é pouco discutida, a chamada “Seleção Sexual”. Na ocasião, o professor Leandro Costa falou sobre a perspectiva evolutiva dos gêneros. “Quando falamos em Darwin pensamos somente em seleção natural, mas há outra teoria muito própria dele que é a seleção sexual, sobre como os indivíduos de gêneros diferentes da mesma espécie conseguem influenciar diferentes aspectos, tanto na forma como no comportamento”, explicou.

Rickson Souza Ribeiro, estudante do 3° ano, contou que, logo de início, o título da palestra já havia chamado a atenção, por se tratar de seleção natural e seleção sexual. "Na minha opinião, esses são dois temas muito delicados dentro da sociedade e dentro do mundo acadêmico, pois tratam de teorias um tanto quanto complexas e uma das mais bem elaboradas dentro do contexto da Biologia. Mas o professor Leandro retratou-os com muita propriedade e também falou a respeito da psicologia evolutiva, ou seja, de como nós evoluímos até agora, para termos uma espécie de modelo de 'pensamento inconsciente', onde nós selecionamos nossos pares de acordo com certas características físicas e de demonstração de certos atributos, como prover segurança e estabilidade. Eu, particularmente, nunca havia pensado a respeito da seleção sexual, e foi muito esclarecedor, pois me fez avaliar a natureza ao meu redor com outra perspectiva", disse Rickson.

Para o professor Leandro, celebrar a genialidade de Darwin é uma oportunidade de pensar na evolução das espécies e de ter um novo olhar sobre vida. “É um momento de celebrarmos a genialidade do pesquisador que conseguiu teorizar de forma simples e elegante sobre a própria Biologia”, sintetizou.

Por Juliana Lila

Fonte: Gerencia de Comunicação do UNIFESO

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

DARWIN DAY 2019

Que dia!!! 👏👏🎈🐢 

A data de hoje é lembrada em várias partes do mundo, pois celebra os 210 anos do nascimento de Charles Darwin: 👉 autor da obra "A Origem das Espécies" e considerado o pai da "Teoria da Evolução". 😁

E para celebramos este momento tão especial para a nossa história, hoje, 12/02, das 19h30 às 20h20, o professor dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas do #unifesoLeandro Costa, apresentará para os nossos estudantes, aqui no campus Quinta do Paraíso, uma incrível palestra sobre "Armas, Sexo e Evolução" no 279º Café Científico!!!
Você não pode perder... 💚💚



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

CIÊNCIA BIOLÓGICAS - A VOZ DO EGRESSO





Mais um depoimento que enche o nosso 💚 de felicidade!!

Conheça o egresso de Ciências Biológicas do#unifeso, Luiz Philippe Sergio: 👇👇

"A escolha pela Biologia já estava clara enquanto eu cursava o ensino médio e participava de diversos projetos. As diferentes áreas de formação, o dinamismo nas atividades e o vasto conhecimento tornaram a Biologia um curso extremamente importante e atraente para mim. Quando compreendi toda a diversidade e a sua relevância, me encontrei, 😍 e o #unifeso foi fundamental para eu continuar neste caminho.

Definir a área que eu iria seguir, durante e após a graduação, não foi uma tarefa fácil, mas contei com o apoio de docentes capacitados para ministrar as especializações e do coordenador Alfredinho. Os laboratórios bem equipados me permitiram o estudo de diferentes disciplinas e, através da iniciação científica, conheci um foco de possibilidades. Hoje, curso doutorado em Ciências na UERJ e busco aperfeiçoamento no ensino e na pesquisa. Sem dúvidas, colho os frutos de sementes plantadas ao longo desses 4 anos de formação plena no #unifeso", afirmou.

Parabéns Luiz Philippe!! 👏👏
O #unifeso tem muito orgulho do profissional que você se tornou!

Desejamos todo sucesso! 🍀🙏

Inscrições abertas para o Vestibular 2019.1
 unifeso.edu.br/

Abrace o novo e venha conquistar o mundo com a gente! 🌎
 — com Luiz Philippe Sergio.

FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFESO  

sábado, 2 de fevereiro de 2019

UPGRADE DE FÉRIAS - O CURSO DE BIOLOGIA E O CONCEITO DE VIDA.




No último dia 29 de janeiro a coordenação de Ciências Biológicas discutiu o conceito de vida para convidados interessados sobre o tema! Agradeço a todos que estiveram no debate.




PÓS-GRADUAÇÃO


Nossa Pós-graduação em Análises Clínicas UNIFESO é diferenciado, pois discutimos sobre diferentes ferramentas para diagnóstico e pesquisa na área das ciências da saúde. Gestão na saúde, técnicas em microscopia, imunológicas, moleculares, processamento de  dados e imagens. 

Venha se atualizar conosco !

Início previsto para MARÇO de 2019

INSCRIÇÕES no Link abaixo:

http://crm.unifeso.edu.br:8081/login/1200

MENSAGEM DO ESTUDANTE MATHEUS DA MOTTA BRAGA

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre



"Gostei muito da experiência de fazer faculdade em Ciências Biológicas no #unifeso, fiz muitos amigos e tive grande suporte e ajuda. Estagiei no laboratório do Campus Quinta do Paraíso, pesquisando sobre aracnídeos, e me interessei muito por esta área”
Fonte; Instagram do UNIFESO"


Trabalho de estudante de Ciências Biológicas fica entre os quatro melhores em evento do ICMBio


             

             Um trabalho desenvolvido por Ricardo de Barros Mello Filho, recém-formado do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), ficou entre as quatro melhores apresentações do X Seminário de Pesquisa e X Encontro de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aconteceu em Brasília. O evento teve como tema “Pesquisas Estratégicas para o Desenvolvimento Socioambiental”, reunindo pesquisadores de diversas instituições e servidores de unidades organizacionais comprometidas com o tema de pesquisa.
          Ricardo apresentou o estudo que desenvolveu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), chamado Monitoramento da Clareira do Rancho Frio, Vale do Paquequer. Ele explica que, durante um ano, pesquisou uma clareira que apareceu no Rancho Frio, no Parnaso. “A clareira surgiu por conta de um deslizamento de pedras. O estudo destacou como o incidente poderia intervir na mata do entorno, como, por exemplo, quais plantas iriam começar a colonizar aquele local. Conseguimos medir todos os blocos que se deslocaram da terra, apurar se ainda acontecia escoamento superficial, fazer medições de temperatura e registrar os animais que passavam pelo local, através de pegadas”, conta.
                 O estudante desenvolveu o projeto graças ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), um programa do CNPq que concede, anualmente, bolsas de Iniciação Científica. “Foi uma grande oportunidade de mostrar o meu trabalho. Trata-se de um estudo que ainda é pouco explorado, sobre a dinâmica evolutiva por conta das clareiras naturais e como elas modificam a fisionomia da Região”, diz Ricardo. Ele se formou em dezembro de 2018, mas conta que pretende continuar o levantamento das espécies para melhorar o projeto e, quem sabe, levá-lo para o mestrado: “agora vou prestar prova para algumas universidades”, afirma.

Vestibular com inscrições abertas

              Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular para o curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, nas modalidades Agendamento e ENEM. O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site www.unifeso.edu.br ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 28 de janeiro de 2019.

Por Juliana Lila

FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFESO

Translate

Postagens mais visitadas