segunda-feira, 27 de maio de 2019

IV BIOJORNARDA DE 28 A 31 DE MAIO DE 2019






IV BIOJORNADA DE BIOLOGIA – CAMINHOS PARA A SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL
(28 a 31 de maio de 2019)
OBJETIVO: Promover a conscientização e sensibilização dos estudantes para o seu importante papel junto à sociedade na busca de caminhos sustentáveis para a saúde humana e ambiental. Integrar os futuros profissionais nas diversas áreas de atuação da graduação em Ciências Biológicas. Desenvolver a vivência acadêmica e científica do discente de forma sistêmica, ressaltando sua importante participação na sociedade através do cumprimento da missão institucional como Biólogo do UNIFESO. Identificar, analisar e debater os diversos assuntos temáticos e questões relevantes da atualidade de modo a promover uma  discussão técnico-científico dos processos relacionados à saúde humana e ambiental.
JUSTIFICATIVA: Em pleno século XXI estamos diante de diversos desafios ecológicos, socioeconômicos e ambientais que precisam cada vez mais promover uma visão de sustentabilidade global e local, buscando melhores soluções para a conservação dos sistemas para uma adaptada conservação e preservação dos recursos naturais de nosso planeta. O profissional Biólogo tem um papel imprescindível para as grandes mudanças globais atuais, sendo preponderante sua capacitação plena para lidar com os constantes problemas ambientais e ecológicos na busca de soluções sustentáveis. O profissional de Ciências Biológicas torna-se um mediador entre as questões do meio ambiente e a humanidade, permeando suas diferentes áreas de atuação: Educação, Meio Ambiente e Biodiversidade, Gestão e Impacto Ambiental, Biotecnologia e Produção e na Saúde, na tentativa de desenvolver este equilíbrio dinâmico amenizando conflitos e suavizando os impactos que por ventura sejam resultantes de interações não previsíveis. Os Biólogos, portanto, reunidos para a melhor análise da situação ambiental global em todos os seus aspectos e buscando os melhores caminhos para guiar de forma sustentável uma sociedade ciente de suas responsabilidades e se levando em consideração este binômio intrínseco voltado para a saúde humana e ambiental.


PROGRAMAÇÃO
28/05/2019
19:00h às 20h20 - Palestra: Educação: os desafios do ensino de ciências no século XXI
Palestrante: Leandro de Oliveira Costa
20h20 às 20h40 – Intervalo para o lanche
20h45 às 21h30 - Bate-papo com o palestrante
Local: Sala 05 do prédio dos laboratórios
29/05/2019
19:00h às 20h20 - Palestra: Uma noite no Parque Natural Municipal de Teresópolis.
Palestrante - Pedro Mineiro Cordoeira
20h20 às 20h40 – Intervalo para o lanche
20h45 às 21h30 - Bate-papo com o palestrante

30/05/2019
19:00h às 20h20 – Palestra: Botânica Forense: ferramenta para perícia criminal
Palestrante: André Luis Alcântara Guimarães
20h20 às 20h40 – Intervalo para o lanche
20h45 às 21h30 - Bate-papo com o palestrante

31/05/2019
18:00h às 19:00h – Apresentação de trabalhos dos estudantes:
Paulo Rodrigo Dias: Resultados preliminares da participação de voluntários no monitoramento de biodiversidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), RJ.
Olga Bruna Carmo: Monitoramento de fauna pela participação cidadã no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) permite verificação de atropelamentos em área de uso intensivo.

19:00h às 20h20 - Arboviroses: um desafio em saúde pública para o século XXI
Palestrante:  Rafael Brandão Varella
20h20 às 20h40 – Intervalo para o lanche
20h45 às 21h30 - Bate-papo com o palestrante

DIA DA MATA ATLÂNTICA



domingo, 26 de maio de 2019

VISITA TÉCNICA AO CENTRO DE PRIMATOLOGIA E SERINGAL GUAPIMIRIM


                No dia  21 de maio os estudantes de Ciências Biológicas acompanhados pelos professores Carlos Alfredo e Liane Pitombo visitaram na parte da manhã o Centro de Primatologia do Estado Rio de Janeiro (CPRJ) na cidade de Guapimirim, fundado em 1975 no Bairro Paraíso e dedicado a conservação de primatas possui cerca de 300 indivíduos de 30 espécies diferentes o centro é coordenado pelo Dr. Alcides Pissinatti. Na visita a Médica Veterinária Silvia Bahandian Moreira nos acompanhou na apresentação dos primatas e as suas características. Após a  visita os estudantes fizeram o tradicional piquenique, marca registrada da turma.
                 Na parte da tarde os estudantes foram recebidos pelo responsável pelo Seringal Guapimirim Carlos Frederico de Almeida, onde assistiram uma palestra sobre a história da borracha e  a sua importância para o Brasil. Os presentes tiveram a oportunidade também de assistir a retirada do látex nas seringueiras.
       





sábado, 25 de maio de 2019

Biólogo, formado em 2013 pelo Unifeso, ingressa em doutorado

                


                O egresso Raul Pisno Marques, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi aprovado para o doutorado em Entomologia para Universidade Federal de Viçosa (UFV). “Uma história de superação. Egresso do EJA – Educação Jovens e Adultos, cursou a licenciatura e apaixonou-se pelos insetos. Um bom exemplo a ser seguido”, comemora o professor Carlos Alfredo Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas. Raul conheceu Leandro Costa, professor do Unifeso, ainda no ensino médio, através do EJA, e foi incentivado pelo docente dar continuidade aos estudos, ingressando no ensino.
superior. 
            O jovem então escolheu a graduação em Ciências Biológicas do Unifeso, onde teve a oportunidade de realizar diversos trabalhos na área de pesquisa. Aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), ele atuou em um projeto de horta suspensa no Colégio Campos Salles, na Barra do Imbuí, e também fez um trabalho de levantamento da percepção dos estudantes daquela escola acerca da tragédia de 2011, publicando os resultados em simpósio de educação promovido no Instituto Federal do Rio de Janeiro. “O Pibid foi muito importante para a minha formação, inclusive o certificado do projeto que desenvolvi foi um fator determinante para a pontuação de currículo para o meu processo de aprovação no doutorado”, contou. Outro trabalho que realizou durante a sua graduação foi um levantamento de insetos necrófagos (insetos imaturos e/ou adultos, na sua grande maioria moscas e besouros ) no Campus Quinta do Paraíso, chegando a publicar os resultados em congressos internacionais. Ao terminar a sua graduação, em 2013, ele logo ingressou no programa de mestrado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Entomologia. Lá, ele desenvolveu trabalhos com besouros que vivem dentro de ninhos de cupins no serrado brasileiro. Depois de concluir seu mestrado, voltou para Teresópolis, onde trabalhou por três anos na área e publicou o resultado do seu mestrado. Neste ano, Raul comemora mais um importante passo em sua carreira: ele foi aprovado para o processo de doutorado, também em Entomologia pela UFV, e pretende dar continuidade a sua pesquisa. 

terça-feira, 14 de maio de 2019

Estudantes participam do 8º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (SIGABI).

             No dias 7 e 9  de maio aconteceu na cidade de Três Rios o 8º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (SIGABI). O evento agrega estudantes de graduação, especialização e pós- graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental. O evento promovido pela A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem como objetivo realizar intercâmbios entre os profissionais que trabalham com a área da conservação através de palestras, apresentação de pôsteres, mesas redondas e minicursos.
            Os estudantes Pedro Dias e Olga Bruna do Carmo apresentaram o trabalho em forma de pôster sobre a origem dos visitantes na sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), trabalho desenvolvido no estágio que realizam na Unidade de conservação.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

A IMPORTÂNCIA DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA NO UNIFESO


            No dia 09 de maio a prof. Alba Fernandes realizou uma palestra para explicar aos estudantes de ciências Biológicas, farmácia e ciência da computação, e além de professores presentes a dinâmica do CEP-Unifeso. Na oportunidade a profa. Alba mostrou a importância do trabalho do comitê na análise dos trabalhos submetidos a plataforma Brasil. Os estudantes presentes fizeram perguntas sobre a dinâmica do processo da pesquisa e as dúvidas foram esclarecidas.



sexta-feira, 3 de maio de 2019

Parceria entre Ciências Biológicas e Ciência da Computação abre horizontes para projetos na área da Biologia utilizando o Sistema de Informações Geográficas

         


                O Café Científico do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), realizado no último dia 25 de abril, teve um incremento especial da área de tecnologia. Os estudantes visitaram o Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) e conheceram os conceitos que fundamentam o Sistema de Informações Geográficas (SIG), que utiliza ferramentas para visualização e análise de dados associados a localizações na superfície terrestre ou, em outras palavras, dados georreferenciados.“Eles tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos programas utilizados nesta área do conhecimento, além de projetos desenvolvidos no LPP.
           Foram também levantadas possibilidades de desenvolvimento de projetos de interesse do futuro biólogo na área da Biologia, utilizando o SIG”, detalhou o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas. 
           O grupo foi recebido pelo o professor José Roberto de Castro Andrade, coordenador doLPP, docente do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e assessor do Núcleo de  InovaçãoTecnológica da Instituição (NIT). “Foi muito bom apresentar o nosso novo laboratório no campus Quinta do Paraíso aos estudantes de Biologia. Nosso propósito, não somente em relação ao SIG, mas também em outros projetos, é desenvolver um trabalho multidisciplinar, integrando estudantes dos três Centros da Instituição, sempre focando na importância do uso da tecnologia e da criatividade por parte dos alunos, em busca de novas propostas e soluções. Especificamente na área de Biologia, saímos da palestra com uma visão bastante otimista, com várias ideias e propostas de projetos levantadas pelos presentes, que serão a partir de agora discutidas e analisadas em termos de viabilidade de execução”, avaliou. 
             Para o estudante do terceiro ano de bacharelado, Rickson Souza Ribeiro, a palestra foi “uma oportunidade de unir dois campos do conhecimento, o da Biologia e o da Ciência da Computação já que, com essa ferramenta, seria possível o mapeamento em 3D de áreas degradadas, e com isso o desenvolvimento de metodologias de recuperação. Além desse tipo de trabalho, também seria possível o mapeamento biogeográfico de espécies recorrentes em determinadas regiões, podendo assim reconhecer melhor sua biologia e distribuição no espaço”.
            Esta não foi a primeira vez em que os cursos de Ciências Biológicas e Ciência da Computação promovem evento em parceria. Há três anos, foi realizado o primeiro voo do drone Phantom 4 sobre a Floresta-Escola. A ação possibilita acompanhar o crescimento das árvores a partir de voos periódicos e do mapeamento através da geolocalização, utilizando ferramentas de SIG. 
           “A parceria com outros cursos sempre é um ganho imensurável para o curso de Ciência da Computação. A partir destas iniciativas, trocamos experiências e entendemos melhor o que os estudantes da nossa instituição, independentemente do curso, esperam como profissionais. Estas oportunidades trazem o diferencial para todos aqueles que trabalharão com tecnologias de ponta, que facilitam o trabalho do denominado profissional do futuro”, observou o professor Laion Luiz Fachini Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação do Unifeso.

COMUNICAÇÃO UNIFESO : por Giovana Campos

Translate

Postagens mais visitadas