sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PROJETO DE CONSERVAÇÃO DO SAGUI-DA-SERRA-ESCURO (Calithrix Aurita)

               



           O projeto consiste na preservação da espécie de primata nativo, o sagui- da-serra-escuro (Callithrix aurita), conhecida popularmente como Sagui caveirinha. O mesmo tem sofrido uma pressão em relação ao território e alimento, tal pressão é causada por espécies invasoras de Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) e Sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata). Outro problema nessa interação das espécies é a questão da formação de híbridos, que significa o cruzamento da espécie nativa com a invasora e isso pode trazer uma queda significativa no número de Saguis nativos na região.
            Os estudantes do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO Vitor Guriel Cunha, Amanda Divide Garcia, Melanie Pimentel de Mello, Ricardo de Barros Mello Filho, Vinicius Dias Netto, Gabriela Domingues Alcântara e Danielle Ponte Goulart  integram o grupo de estudos coordenado pela Analista Ambiental Cecilia Cronemberger  de Faria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
            Os voluntários buscam levantar dados sobre possíveis grupos de Saguis (nativos ou invasores) localizados no Parque Nacional Serra dos Órgãos- PARNASO, em Teresópolis-RJ,  Petrópolis-RJ e Guapimirim-RJ, assim os estudantes estão  buscando  uma possível solução para o problema.

           No dia 20 de agosto de 2015, o grupo de estagiários voluntários do Parque Nacional Serra dos Órgãos- PARNASO  realizaram uma breve palestra apresentando o projeto Sagui-da-serra-escuro para alunos do primeiro e terceiro ano do Colégio Estadual Lions Club, mostrando assim a metodologia de trabalho aplicado por eles nas trilhas do parque.

Translate

Postagens mais visitadas