quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Preocupação com o ambiente aumenta o mercado para o biólogo

Publicado em: 20/01/16












Com a crescente preocupação com as questões ambientais, os biólogos ganham um papel de destaque no mercado de trabalho. O curso de Ciências Biológicas forma profissionais para atuarem na área de bioinformática, biologia de organismos aquáticos, biologia molecular, controle de pragas e vetores, genética e biotecnologia, gerenciamento costeiro, meio ambiente microbiologia, zoologia e ensino.

“O mercado de trabalho do biólogo está aquecido. O curso de Ciências Biológicas oferece graduação em Bacharelado e Licenciatura, e prepara profissionais para atuar nos campos da saúde, meio ambiente e biodiversidade e da educação (ensino básico)”, destaca o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO.

Na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, tanto bacharelado quanto licenciatura, obteve conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). Outro fator de interesse dos estudantes é a situação geográfica privilegiada do Campus Quinta do Paraíso (Prata), localizado em um fragmento da Mata Atlântica com cerca de um milhão de metros quadrados, o que constitui um verdadeiro laboratório ao ar livre.

O curso de Ciências Biológicas possui convênio com unidades de conservação da cidade, e os estudantes também poderão estagiar e pesquisar na Floresta-Escola do próprio campus. O ex-aluno Raul Pisno, biólogo que atua na área de meio ambiente e biodiversidade, revelou que a vontade de estudar insetos apareceu quando fez o trabalho “Levantamento da Entomofauna do Campus Quinta do Paraíso”, ainda no segundo período. “O objetivo era ter uma ideia dos insetos que residiam no campus, tentar mensurar a abundância e até mesmo a sazonalidade do aparecimento de certas espécies”.

Outro egresso do curso do UNIFESO, Rodrigo Veloso, escolheu dirigir sua carreira para o ensino. “Ao fazer a Licenciatura em Ciências Biológicas tive a oportunidade de desenvolver competências e habilidades importantes para o magistério”, afirma Rodrigo, que hoje é professor na rede estadual de ensino.

FESO lança programa de bolsas de estudo reembolsáveis  

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), mantenedora do UNIFESO, está lançando para o primeiro semestre de 2016 o ProEnsino, um programa  de bolsas de estudo reembolsáveis que o estudante contrata na medida de sua necessidade, sem juros.

O ProEnsino será oferecido periodicamente em edital para os cursos de graduação do UNIFESO e pode ser contratado pelo estudante desde que atendidas as normas do programa. O contrato pode ser feito no valor de 10% até no máximo de 50% da mensalidade.

Quando termina o período do contrato o estudante começa a pagar o mesmo percentual contratado, e pelo mesmo período, sobre o valor da mensalidade vigente na ocasião. O ProEnsino não tem amortização durante o período do contrato nem juros quando da restituição: o valor devido é apenas atualizado pela mensalidade em vigor no momento do pagamento. Também não há envolvimento de instituição financeira ou intermediário, o contrato é feito diretamente pelo estudante com a FESO.

Para demonstrar as vantagens do programa, na página do ProEnsino no site do UNIFESO foi disponibilizado um simulador em que o estudante informa a mensalidade de seu curso e o percentual que deseja contratar do programa, e recebe não só uma projeção dos valores da restituição mas também de quanto custaria o mesmo contrato em agente financeiro, o que inclui a cobrança de juros e outras taxas que o ProEnsino não tem. O edital para o primeiro semestre de 2016 bem como o regulamento do programa e outras informações para a contratação já estão disponíveis no site do Centro Universitário.

Vestibular de Verão ainda tem vagas
 O Vestibular Agendado do UNIFESO está com inscrições abertas. Informe-se:
Vestibular e acesso pelo ENEM: (21) 2641-7006 ou <vestibular@unifeso.edu.br>
PROENSINO E FIES: (21) 2641-7118 e <beneficios@unifeso.edu.br>
PROUNI:  (21) 2641-7144 e <gsecd.prouni@feso.edu.br>
Todos os editais e outras informações estão disponíveis em

www.unifeso.edu.br
Fonte: GECOM - Gerencia de comunicação

Translate

Postagens mais visitadas