publicado em: 16/03/16
Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizam uma “Pesquisa Ação” nos bairros Jardim Serrano e Quebra-Frascos ao longo deste ano, com o objetivo de conhecer as necessidades dos moradores, comerciantes e empresas que atuam na região, que é uma zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO).
A pesquisa surgiu por intermédio da estudante Cristiane Tiemi Yoshikawa, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que procurou a professora Maria Helena Carvalho da Silva para falar dos problemas da região, e em seguida as duas conversaram com o pesquisador do PARNASO Marcos Gomes, que recebeu uma carta do Ministério Público pedindo esclarecimento sobre o relacionamento do Parque com esses bairros.
“Jardim Serrano e Quebra-Frascos foram afetados pela tragédia de 2011, algumas casas se perderam e existia uma creche que parou de funcionar. Outro problema detectado é que a região não possui posto de saúde e também não tem uma escola adequada. A única que atende a comunidade é somente do segundo ano até o quinto, e com isso os alunos maiores precisam se deslocar para outros bairros, mas o ônibus não passa em todos os horários, ou seja, são vários problemas sociais”, explica a professora Maria Helena.
A professora explica que foi criado um grupo com estudantes e que há um um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) específico para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo o PARNASO uma unidade de conservação do ICMBio. A pesquisa foi submetida a esse edital e Thamirys Siqueira foi contemplada com uma bolsa.
“Acredito que o papel do curso é fazer com que os alunos trabalhem também fora da sala de aula, pois é uma vivência diferente e mais prática, é diferente do que passamos em matérias, eles irão se deparar com problemas e terão que avaliar as soluções”, destaca a professora Maria Helena.
FONTE: Gerencia de comunicação.