sábado, 31 de dezembro de 2016
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
Questões ambientais aumentam oportunidades para biólogos
publicado em: 27/12/16
O profissional da Biologia está ocupando um espaço cada vez maior no mercado de trabalho por conta da crescente preocupação com as questões ambientais. A empregabilidade é alta também pela diversidade de formas de atuação, desde a área técnica até o ensino. O curso de Ciências Biológicas forma profissionais para atuar em áreas como bioinformática, biologia de organismos aquáticos, biologia molecular, controle de pragas e vetores, genética e biotecnologia, gerenciamento costeiro, meio ambiente microbiologia, zoologia e ensino.
O licenciado em Biologia pode exercer a profissão de professor de Ciências e/ou Biologia com um mercado amplo, tanto na iniciativa privada quando no ensino público. Além de poder atuar no ensino superior, caso continue sua formação em nível de pós-graduação. O biólogo pode também atuar na curadoria e gestão de coleções biológicas, científicas e didáticas.
“Outro mercado é a atuação em unidades de conservação federais, estaduais e municipais espalhadas por todo o território nacional. No mar várias pesquisas dependem da presença de biólogos para avaliação dos impactos das ações sobre as populações marinhas, podendo o profissional atuar na verificação dos aspectos e impactos das atividades offshore. Na intervenção do homem sobre a natureza o biólogo desempenha um papel fundamental na redução dos danos ambientais”, destaca o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).
O curso de Ciências Biológicas oferece graduação em Bacharelado e Licenciatura, e prepara profissionais para atuar nos campos da saúde, meio ambiente e biodiversidade e educação.
Na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, tanto o bacharelado quanto a licenciatura, obteve conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). Outro fator de interesse dos estudantes é a situação geográfica privilegiada do Campus Quinta do Paraíso, localizado em um fragmento da Mata Atlântica com cerca de um milhão de metros quadrados, o que constitui um verdadeiro laboratório ao ar livre. Os estudantes também podem estagiar em unidades de conservação da cidade que estão conveniadas ao curso.
Inscrições abertas para o Vestibular Agendado
As inscrições para o Vestibular Agendado 2017/1 do UNIFESO estão abertas para 14 cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia.
A inscrição é gratuita, e pode ser feita pelo site do UNIFESO ou na Gerência de Comunicação e Marketing, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, até o dia 30 de janeiro de 2017.
O candidato aprovado pelo exame do ENEM com nota cinco na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação (exceto para Medicina), mas atenção: somente serão aceitas as notas do ENEM a partir de 2014.
FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO UNIFESO
domingo, 25 de dezembro de 2016
FORMATURA DAS TURMAS DE 2016 DE BIOLOGIA DO UNIFESO
No dia 22 de dezembro de 2016, aconteceu no Espaço Higino, a colação de Grau das turmas de Bacharelado (Mulheriano) e da Licenciatura (Nasua nasua) do Curso de Ciências Biológicas , com a presença de professores e familiares e amigos dos estudantes. A turma de Bacharelado escolheu para patrono o prof. Sérgio Parrine e como paraninfo Alexandre Magno Ferreira Braga. A turma de Licenciatura teve como patrona a profa. Carla de Cunto Carvalho e como paraninfo o prof. Leandro de Oliveira Costa. Os professores Johnatas Dutra, Claudia Paes Alves, Nathalia Quintella, Valéria Alves, Ronaldo Sávio Paes Alves, Liane Pitombo e Renan Loureiro, foram homenageados pelos estudantes. A cerimônia foi presidida pela Diretora do Centro de Ciências da Saúde a profa. Mariana Arcuri e teve a presença do secretário da SEGEN Fillipe Ponciano.
Parabéns aos estudantes que se graduaram em Licenciatura e Bacharelado!
Turma de Licenciatura |
Turma de bacharelado |
CRISTALEIRA DA CIÊNCIA - UMA NOVA FORMA DE DISSEMINAR O CONHECIMENTO
Uma nova forma que a Ciência Itinerante desenvolveu para atrair os olhares curiosos dos de toda a comunidade do UNIFESO, a ideia e instalar cristaleiras pelos campi para apresentar informações cientificas. A primeira foi instalada na entrada da coordenação dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina Veterinária no dia 22 de dezembro. Muita dessas estruturas ficam nos laboratórios com materiais interessantes que as pessoas deixam de conhecer. O projeto visa trazer um pouco desse mundo para o cotidiano das pessoas.
sábado, 24 de dezembro de 2016
IMAGENS DA FLORESTA ESCOLA REALIZADAS PELO DRONE
Na quarta-feira dia 07 de dezembro o professor José Roberto Castro Andrade da Computação acompanhado dos professores Carlos Alfredo e Liane Pitombo e de estudantes do Curso de Ciências Biológicas acompanharam o voo do drone do UNIFESO sobre a floresta escola com objetivo de realizar o mapeamento das especies nativas plantadas na floresta-escola.
ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PARNASO 2016
Estudantes do curso de Ciências Biológicas participaram no Parque
Nacional nos dias 30/11 a 01/12 do XIV Encontro de Pesquisadores que foi realizado na nova área do
Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no
bairro do Bonfim, em Petrópolis. Os estudantes Olga, Vitor, Ricardo, Vinicius, Amanda e Edivaldo estiveram no encontro. Parabéns ao grupo!
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
Biólogo é aprovado em quarto lugar para mestrado na UFRJ
publicado em: 19/12/16
O egresso do curso de Ciências Biológicas Phelipe Martins da Silva foi aprovado em quarto lugar no processo seletivo deste ano para o Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Ciências (MP-EGeD) do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“O UNIFESO sem dúvidas abriu muitas portas na minha vida, principalmente pela qualidade do corpo docente e pelas oportunidades de qualificação que surgiram ao longo do curso, em que dou destaque ao Projeto PET-Vigilância, financiando pelo Ministério da Saúde, no qual fui bolsista. Também não posso deixar de citar o programa de Monitoria em Fundamentos de Ética, Filosofia e Sociologia (Bioética) e do estágio realizado no Setor de Uso Público e Educação Ambiental do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Gostaria de parabenizar também a parceria mantida com o CRBio-02, fruto do afinco da coordenação do curso, que representa um grande diferencial para o sucesso dos graduados”, disse Phelipe.
FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFESO
FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFESO
domingo, 18 de dezembro de 2016
FLORESTA ESCOLA - DIA 26 DE NOVEMBRO
No dia 26 de novembro a Floresta escola recebeu a visita do prof. Antônio Teva, responsável pela criação do projeto da floresta-escola. Nesse dia houve o replantio de algumas especies nativas da mata atlântica e análise das espécies em desenvolvimento.
Estavam presente na floresta escola os professores Carlos Alfredo e Liane Pitombo, os estudantes Vitor Guniel, Matheus Cunha, Roni Freitas, Olga Santos e Thais Magliano.
Estavam presente na floresta escola os professores Carlos Alfredo e Liane Pitombo, os estudantes Vitor Guniel, Matheus Cunha, Roni Freitas, Olga Santos e Thais Magliano.
Assinar:
Postagens (Atom)