terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Questões ambientais aumentam oportunidades para biólogos


publicado em: 27/12/16






O profissional da Biologia está ocupando um espaço cada vez maior no mercado de trabalho por conta da crescente preocupação com as questões ambientais. A empregabilidade é alta também pela diversidade de formas de atuação, desde a área técnica até o ensino. O curso de Ciências Biológicas forma profissionais para atuar em áreas como bioinformática, biologia de organismos aquáticos, biologia molecular, controle de pragas e vetores, genética e biotecnologia, gerenciamento costeiro, meio ambiente microbiologia, zoologia e ensino.
O licenciado em Biologia pode exercer a profissão de professor de Ciências e/ou Biologia com um mercado amplo, tanto na iniciativa privada quando no ensino público. Além de poder atuar no ensino superior, caso continue sua formação em nível de pós-graduação.  O biólogo pode também atuar na curadoria e gestão de coleções biológicas, científicas e didáticas.
“Outro mercado é a atuação em unidades de conservação federais, estaduais e municipais espalhadas por todo o território nacional. No mar várias pesquisas dependem da presença de biólogos para avaliação dos impactos das ações sobre as populações marinhas, podendo o profissional atuar na verificação dos aspectos e impactos das atividades offshore. Na intervenção do homem sobre a natureza o biólogo desempenha um papel fundamental na redução dos danos ambientais”, destaca o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).
O curso de Ciências Biológicas oferece graduação em Bacharelado e Licenciatura, e prepara profissionais para atuar nos campos da saúde, meio ambiente e biodiversidade e educação.
Na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, tanto o bacharelado quanto a licenciatura, obteve conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). Outro fator de interesse dos estudantes é a situação geográfica privilegiada do Campus Quinta do Paraíso, localizado em um fragmento da Mata Atlântica com cerca de um milhão de metros quadrados, o que constitui um verdadeiro laboratório ao ar livre. Os estudantes também podem estagiar em unidades de conservação da cidade que estão conveniadas ao curso.

Inscrições abertas para o Vestibular Agendado
As inscrições para o Vestibular Agendado 2017/1 do UNIFESO estão abertas para 14 cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia.
A inscrição é gratuita, e pode ser feita pelo site do UNIFESO ou na Gerência de Comunicação e Marketing, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, até o dia 30 de janeiro de 2017.
O candidato aprovado pelo exame do ENEM com nota cinco na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação (exceto para Medicina), mas atenção: somente serão aceitas as notas do ENEM a partir de 2014.
FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO UNIFESO


Translate

Postagens mais visitadas