segunda-feira, 26 de junho de 2017

ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REALIZARAM A TRAVESSIA PETRÓPOLIS-TERESÓPOLIS



        Nos dias 3 e 4 de junho 6 estudantes de Ciências Biológicas realizaram a travessia Petrópolis-Teresópolis pela Serra dos Órgãos. Para o grupo foi uma experiência positiva e puderam observar a beleza das formações rochosas e a vegetação de altitude. 

TRABALHO DE CAMPO EM ILHA GRANDE - DIAS 24 E 25 DE JUNHO








               
            Nos dias 24 e 25 de junho 13 estudantes do quarto ano de Bacharelado, acompanhados dos professores Alexandre Braga de Ecologia e Liane Pitombo, realizaram trabalho de campo na Ilha Grande- RJ.
         No dia 24 os professores  tiveram  a oportunidade de apresentar na prática atividades desenvolvidas pela disciplina de Biologia Marinha e Ecologia.
               No dia 25 o grupo visitou a fazenda de maricultura produtora de vieira (Nodipecten nodosus), onde puderam acompanhar as diversas etapas  do cultivo desse molusco.
                 O grupo visitou também o projeto de piscicultura do peixe Bijupirá (Rachycentron canadum) e acompanhou todo o processo de produção do peixe.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

DIA 23 DE JUNHO - VENHA PARTICIPAR DE MAIS UM ENCONTRO DO GRUPO DE HISTORIA DE BIOLOGIA DO UNIFESO


HISTORIA DA BIOLOGIA
Apresentadores: Olga,  Mylena e João Vitor
Orientadora: Profa. Ana Lúcia Ribeiro Costa
Horário: 17h
Local: sala 5
          Os estudantes  Milena de Paula e   João Victor Oliveira e, apresentaram no dia 23 de junho os trabalhos sobre a História da Anatomia Humana e Física Quântica e o Espiritismo.







quinta-feira, 22 de junho de 2017

VISITA TÉCNICA A CERVEJARIA ITAIPAVA EM 22 DE JUNHO DE 2017

         
 No dia 22 de junho 25 estudantes acompanhados pelo prof. Carlos Alfredo e profa. Ana Lúcia, visitaram a Fábrica de cervejaria Itaipava, localizada em Serra do Capim, Teresópolis.Foram recebidos pelo Jornalista Alex Corrêa que apresentou as fases da fabricação da cerveja e depois apresentou todos os passos através da visita aos estágios de processamento no interior da fábrica.
Os estudantes tiveram a oportunidade de passar pelas unidades de ETA e ETE e acompanhar atentamente a questão da água e dos efluentes da empresa.
              A Empresa  possui um projeto denominado AMA (Área de Mobilização Ambiental) que tem como objetivo plantar um milhão de  árvores nativas da mata atlântica e oferecer educação ambiental as escolas do entorno da fábrica. 
              O egresso Deivison Gomes que trabalha no setor do laboratório de microbiologia, conversou  com os estudantes,  sobre a importância de uma boa formação para os futuros biólogos e o mercado de trabalho.
              O prof. Carlos Alfredo ofertou ao Jornalista Alex Corrêa, o livro Uma historia da fermentação, publicado por ele.



                          
                    

domingo, 18 de junho de 2017

DIA INTERNACIONAL DA TARTARUGA MARINHA





     O dia 16 de junho comemoramos o dia  internacional da tartaruga marinha é celebrado em 16 de junho, em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr  que na década de 40 começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica.
               
Visite o site da  Sea Turtle Conservancy:
 https://conserveturtles.org/




   Visite o site do  projeto TAMAR e saiba sobre as nossas tartarugas marinhas
      http://www.tamar.org.br/ 

BIONOTÍCIAS

Confira as áreas mais promissoras e o diferencial da atuação do Biólogo no Saneamento Ambiental

Publicado em: 12/06/2017 pelo Conselho Federal de Biologia

http://www.cfbio.gov.br/artigos/Confira-as-areas-mais-promissoras-e-o-diferencial-da-atuacao-do-Biologo-no-Saneamento-Ambiental

DIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL É COMEMORADA PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS







             No dia 09 de junho o curso de Ciências Biológicas, comemorou o dia nacional da educação ambiental, com a palestra do Marcus Machado Gomes. Responsável pelo Setor de Educação Ambiental do PARNASO, onde abordou a importância da educação ambiental em espaços formais e não formais.

                Conheça o Programa nacional de Educação Ambiental (ProNEA).

                         http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/pronea3.pdf   


                          


segunda-feira, 12 de junho de 2017

Estudantes do UNIFESO ajudam na conscientização de gerenciamento de resíduos no HCTCO

  publicado em: 08/06/17


              Com o objetivo de realizar um diagnóstico na área de gerenciamento de resíduos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) iniciaram um período de estágio nas unidades do hospital. O foco será nas atividades de trabalho e na sensibilização de profissionais, estudantes, pacientes e acompanhantes/visitantes em relação ao descarte correto dos resíduos hospitalares, levando em consideração o risco para todas as pessoas que manuseiam esses materiais. 
          De acordo com Luciana Oliveira, chefe do Setor de Relacionamento com o Cliente do HCTCO, a intenção é iniciar o processo de conscientização para a redução de resíduos e ampliação do reciclável. Está sendo utilizado para apoio um banner itinerante elaborado juntamente com a Comissão de Gerenciamento de Resíduos. O material de divulgação irá passar por todos os setores das unidades hospitalar e ambulatorial auxiliando o trabalho dos estagiários. 
             Participam da iniciativa as estudantes Carolina Moreira Afonso, Maria Regina Cupertino Fernandes Araújo, Shayeny Machado e Thalia Pinheiro, acompanhadas pelos professores Maria Helena Carvalho da Silva e Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas, e os membros da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do HCTCO. “O objetivo é manter anualmente este campo de estágio aberto, que dura em média oito meses. Os estudantes poderão conhecer todas as áreas do ambiente hospitalar de forma a contribuir com as nossas atividades de trabalho em prol da qualidade de nossos processos”, observou Luciana Oliveira. 
FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFESO

IV Semana do Meio Ambiente UNIFESO



IV Semana do Meio Ambiente UNIFESO conquista maior engajamento   
publicado em: 14/06/17


          Com uma vasta programação, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou de 2 a 7 de junho, a IV Semana do Meio Ambiente. As atividades aconteceram no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) e na Praça do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro. Em paralelo, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) promoveu a 2ª Semana da Atitude Verde – Quem cuida, descarta certo. 
“É muito importante ter este vínculo entre a Instituição. Este ano nosso foco é na segregação adequada do resíduo hospitalar e buscando ainda reduzir o resíduo comum. São iniciativas que farão melhorias para o Meio Ambiente e, consequentemente, para todos nós”, observou Luciana Oliveira, chefe do Setor de Relacionamento com o Cliente do HCTCO.

Ação na Praça
       Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas participaram no dia 2 de maio das primeiras atividades da programação da Semana, realizada na Praça do Tiro de Guerra, bairro São Pedro. Em parceria com a Secretaria municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, passaram o dia promovendo exposição de atividades e experimentos junto à comunidade. 

             O trabalho da estudante Olga dos Santos, do segundo ano de Ciências Biológicas, foi aliar a arte ao trabalho de conscientização. Atualmente ela é estagiária do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e a partir da sua experiência no curso e no estágio, apresentou uma peça de teatro sobre impacto ambiental. “Acho importante passar essas informações para as pessoas chamando atenção para estas questões muito importantes na nossa região”, disse a estudante. 
Entre os estandes que despertaram o interesse das crianças estava a exposição da Biodiversidade através das caixas de insetos, ossadas da fauna brasileira e animais conservados em formol. O jardineiro Ary Ribeiro aproveitou para apresentar ao sobrinho Gabriel Santos, de 5 anos, diversas espécies. “Na minha época de criança eu tinha contato com diversos tipos de animais, mas o Gabriel nunca tinha visto e ficou encantado”, afirmou Ary. 

Abertura
          A abertura oficial da Semana aconteceu no dia 6 de maio, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza. “O Projeto Pedagógico Institucional diz que um dos princípios do UNIFESO é a Educação Ambiental. Portanto, ela perpassa todos os cursos, todas as ações e de ano a ano vamos caminhando”, frisou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e coordenadora da Sala Verde UNIFESO. A professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção falou com muito orgulho que a Semana no UNIFESO é “o maior evento no município de Teresópolis comemorativo ao Meio Ambiente, que promove debates e discute questões relacionadas ao assunto”. A abertura também contou com a apresentação do Projeto FESO Pro Arte Bossa Jazz. 


Atividades no CESO
             A programação no CESO também foi cheia de atividades voltadas para a educação ambiental. Entre elas o Ecocine, que envolveu estudantes do 5° ano com o documentário “A história das coisas”, que teve o objetivo de “apresentar o conceito de Consumo Consciente e questionar a legitimidade do modo de produção capitalista que incentiva o consumo desenfreado”, disse a estudante Rayla Beanchine, do curso de Pedagogia envolvida na atividade. Já os estudantes do 4º ano trabalharam na produção do Livro Verde: “Reflexões sobre o Meio Ambiente pelos caminhos da Literatura Infantil”. Através de uma iniciativa da professora Gicele Faissal de Carvalho, o colégio também foi mobilizado em uma campanha para arrecadar material reciclável para a Obra do Berço, projeto de instituição religiosa do município que visa produzir utilidades em geral para ajudar população carente. 


 Biólogos preocupados com a sociedade
              A formação dos estudantes do UNIFESO vai muito além do conhecimento técnico, com destaque para a grande responsabilidade dos profissionais com o meio e a sociedade. 

          Na Semana do Meio Ambiente UNIFESO, profissionais formados pelo curso de Ciências Biológicas se mostraram presentes e ativos nas diversas mobilizações. Entre os organizadores do evento na Praça do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro, a educadora ambiental da secretaria municipal, Bárbara Dias Ferreira, egressa do curso (2013) contou o quanto “é gratificante acreditar e investir em uma profissão que te dê retorno depois. Sempre fui muito incentivada na graduação a desenvolver atividades com a comunidade e isso foi o primeiro passo para hoje eu estar aqui”, disse.
            Outro egresso de sucesso que marcou presença no local no estande do Batalhão de Teresópolis foi o capitão do Corpo de Bombeiros Ian Manso da Silva, formado desde 2015. Ele trabalha há 10 anos na corporação e quando veio à Teresópolis a viu a oportunidade de cursar a profissão que sonhava desde o colégio. “Felizmente consegui uma forma de associar a faculdade com meu trabalho no Corpo de Bombeiros, atuando na área de incêndio florestal e realizando um trabalho preventivo que teve resultados positivos em Teresópolis, reduzindo bastante, em quase 50%, o índice de incêndio florestal”, contou.

                Guilherme Carvalho, monitor Ambiental no PARNASO, também foi graduado em Ciências Biológicas pelo UNIFESO. “Hoje trabalho na área que gosto e foi o curso de Ciências Biológicas que proporcionou essa realização”, disse.
Fonte: Gerencia de comunicação do UNIFESO.


        Apresentação da semana do Meio Ambiente, no conexão UNIFESO, Profa. Michele, prof. Nélio de Barros, prof. Carlos Alfredo e profa. Vivian.

Atividade do tiro de Guerra

Abertura da Semana com a profa. Ana Maria


                         Joseane Tonel, estudante do quarto ano de Ciências Biológicas, na atividade de São José do Vale do Rio Preto no dia 05 de junho, distribuição de mudas da mata atlântica. 
Segunda semana da atitude verde, 6 e 7 de junho no Hospital das Clinicas

Sarau na abertura da Semana

Profa. Vivian na Abertura 

                                             Atividades do dia 7 de junho

Prof. Leandro e Carolina Brites apresentaram o seu aplicativo sobre monitoramento das fontes da cidade. 


                                           Profa. Marcia Emilia, apresentou 30 anos do acidente em Goiania. 



sexta-feira, 9 de junho de 2017

CAFE CIENTIFICO DIA 09 DE JUNHO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL


CAFÉ CIENTIFICO
Tema: Macrotendências da Educação Ambiental
Palestrante: Marcus Machado Gomes
Responsável pelo Setor de Educação Ambiental do PARNASO.
Sala 5 - Prédio dos laboratórios
Horário: 17h



quarta-feira, 7 de junho de 2017

atividade de campo na APA de GUAPIMIRIM




ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE DE CAMPO
           Roupa leve, calça comprida, tênis, Mochila, caderno de campo, máquina fotográfica, binóculo (caso possua),   saco plástico ou de papel para usar como lixo pessoal, capa de chuva, protetor solar, chapéu, protetor solar, repelente, lanche e caneca. 
            

              No dia 8 de junho  o coordenador do curso prof. Carlos Alfredo e 43 estudantes fizeram uma visita a APA de Guapimirim para conhecer os rios que cortam a manguezal e puderam conhecer os diversos tipos de vegetação do  manguezal, a sua história de exploração e de recuperação, além dos animais que ali habitam.
           Inicialmente tiveram uma palestra com a analista  ambiental Juliana Fokuda que explicou a estrutura da APA e em seguida os estudantes viajaram de barco pelos rios do manguezal até a sua foz, onde observaram a Baía de Guanabara.
















Translate

Postagens mais visitadas