segunda-feira, 12 de junho de 2017

IV Semana do Meio Ambiente UNIFESO



IV Semana do Meio Ambiente UNIFESO conquista maior engajamento   
publicado em: 14/06/17


          Com uma vasta programação, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou de 2 a 7 de junho, a IV Semana do Meio Ambiente. As atividades aconteceram no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) e na Praça do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro. Em paralelo, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) promoveu a 2ª Semana da Atitude Verde – Quem cuida, descarta certo. 
“É muito importante ter este vínculo entre a Instituição. Este ano nosso foco é na segregação adequada do resíduo hospitalar e buscando ainda reduzir o resíduo comum. São iniciativas que farão melhorias para o Meio Ambiente e, consequentemente, para todos nós”, observou Luciana Oliveira, chefe do Setor de Relacionamento com o Cliente do HCTCO.

Ação na Praça
       Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas participaram no dia 2 de maio das primeiras atividades da programação da Semana, realizada na Praça do Tiro de Guerra, bairro São Pedro. Em parceria com a Secretaria municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, passaram o dia promovendo exposição de atividades e experimentos junto à comunidade. 

             O trabalho da estudante Olga dos Santos, do segundo ano de Ciências Biológicas, foi aliar a arte ao trabalho de conscientização. Atualmente ela é estagiária do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e a partir da sua experiência no curso e no estágio, apresentou uma peça de teatro sobre impacto ambiental. “Acho importante passar essas informações para as pessoas chamando atenção para estas questões muito importantes na nossa região”, disse a estudante. 
Entre os estandes que despertaram o interesse das crianças estava a exposição da Biodiversidade através das caixas de insetos, ossadas da fauna brasileira e animais conservados em formol. O jardineiro Ary Ribeiro aproveitou para apresentar ao sobrinho Gabriel Santos, de 5 anos, diversas espécies. “Na minha época de criança eu tinha contato com diversos tipos de animais, mas o Gabriel nunca tinha visto e ficou encantado”, afirmou Ary. 

Abertura
          A abertura oficial da Semana aconteceu no dia 6 de maio, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza. “O Projeto Pedagógico Institucional diz que um dos princípios do UNIFESO é a Educação Ambiental. Portanto, ela perpassa todos os cursos, todas as ações e de ano a ano vamos caminhando”, frisou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e coordenadora da Sala Verde UNIFESO. A professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção falou com muito orgulho que a Semana no UNIFESO é “o maior evento no município de Teresópolis comemorativo ao Meio Ambiente, que promove debates e discute questões relacionadas ao assunto”. A abertura também contou com a apresentação do Projeto FESO Pro Arte Bossa Jazz. 


Atividades no CESO
             A programação no CESO também foi cheia de atividades voltadas para a educação ambiental. Entre elas o Ecocine, que envolveu estudantes do 5° ano com o documentário “A história das coisas”, que teve o objetivo de “apresentar o conceito de Consumo Consciente e questionar a legitimidade do modo de produção capitalista que incentiva o consumo desenfreado”, disse a estudante Rayla Beanchine, do curso de Pedagogia envolvida na atividade. Já os estudantes do 4º ano trabalharam na produção do Livro Verde: “Reflexões sobre o Meio Ambiente pelos caminhos da Literatura Infantil”. Através de uma iniciativa da professora Gicele Faissal de Carvalho, o colégio também foi mobilizado em uma campanha para arrecadar material reciclável para a Obra do Berço, projeto de instituição religiosa do município que visa produzir utilidades em geral para ajudar população carente. 


 Biólogos preocupados com a sociedade
              A formação dos estudantes do UNIFESO vai muito além do conhecimento técnico, com destaque para a grande responsabilidade dos profissionais com o meio e a sociedade. 

          Na Semana do Meio Ambiente UNIFESO, profissionais formados pelo curso de Ciências Biológicas se mostraram presentes e ativos nas diversas mobilizações. Entre os organizadores do evento na Praça do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro, a educadora ambiental da secretaria municipal, Bárbara Dias Ferreira, egressa do curso (2013) contou o quanto “é gratificante acreditar e investir em uma profissão que te dê retorno depois. Sempre fui muito incentivada na graduação a desenvolver atividades com a comunidade e isso foi o primeiro passo para hoje eu estar aqui”, disse.
            Outro egresso de sucesso que marcou presença no local no estande do Batalhão de Teresópolis foi o capitão do Corpo de Bombeiros Ian Manso da Silva, formado desde 2015. Ele trabalha há 10 anos na corporação e quando veio à Teresópolis a viu a oportunidade de cursar a profissão que sonhava desde o colégio. “Felizmente consegui uma forma de associar a faculdade com meu trabalho no Corpo de Bombeiros, atuando na área de incêndio florestal e realizando um trabalho preventivo que teve resultados positivos em Teresópolis, reduzindo bastante, em quase 50%, o índice de incêndio florestal”, contou.

                Guilherme Carvalho, monitor Ambiental no PARNASO, também foi graduado em Ciências Biológicas pelo UNIFESO. “Hoje trabalho na área que gosto e foi o curso de Ciências Biológicas que proporcionou essa realização”, disse.
Fonte: Gerencia de comunicação do UNIFESO.


        Apresentação da semana do Meio Ambiente, no conexão UNIFESO, Profa. Michele, prof. Nélio de Barros, prof. Carlos Alfredo e profa. Vivian.

Atividade do tiro de Guerra

Abertura da Semana com a profa. Ana Maria


                         Joseane Tonel, estudante do quarto ano de Ciências Biológicas, na atividade de São José do Vale do Rio Preto no dia 05 de junho, distribuição de mudas da mata atlântica. 
Segunda semana da atitude verde, 6 e 7 de junho no Hospital das Clinicas

Sarau na abertura da Semana

Profa. Vivian na Abertura 

                                             Atividades do dia 7 de junho

Prof. Leandro e Carolina Brites apresentaram o seu aplicativo sobre monitoramento das fontes da cidade. 


                                           Profa. Marcia Emilia, apresentou 30 anos do acidente em Goiania. 



Translate

Postagens mais visitadas