sábado, 30 de setembro de 2017

Ciências Biológicas do UNIFESO realiza o III Ciclo de Palestras do Café Científico e a I Conferência da Floresta-Escola

 O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou entre os dias 11 e 13 de setembro o III Ciclo de Palestras do Café Científico e a I Conferência da Floresta-Escola no Campus Antônio Paulo Capanema de Souza (Alto). A programação conjunta proporcionou dar maior visibilidade ao trabalho que é feito na Instituição para fomentar a iniciação científica e aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho.
             O Ciclo de Palestras é um formato mais amplo do Café Científico que é um seminário realizado semanalmente, de fevereiro a dezembro, sempre trazendo um profissional para uma conversa com os estudantes. No primeiro dia, a Conferência da Floresta-Escola contou com as palestras da professora Liane Pitombo, que fez um balanço dos três anos de atividade do projeto; do professor Reginaldo Felismino Guimarães, que tratou do tema restauração florestal; e da professora Fabiane Aguiar Pereira, que abordou a fauna do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO).
              “A I Conferência da Floresta-Escola é teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho que estamos desenvolvendo há três anos. É um importante momento de discussão dos avanços que realizamos. Na terceira edição do Café Científico podemos rever os egressos que vieram contar como foi a iniciação científica aqui no UNIFESO e como é a Pós-Graduação strictu senso. Os egressos mostraram que o futuro é possível para os estudantes, é algo que ajuda a estimular os jovens do curso para que eles possam vislumbrar um caminho a seguir”, explicou o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso.
             No segundo dia a tarde os estudantes que participam do Programa de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) do UNIFESO, Jovens Talentos da FAPERJ, monitores de botânica e voluntários de Ciências Biológicas e Farmácia participaram do seminário de aprofundamento da floresta-escola com a profa. Liane Franco Pitombo. A noite o prof. André Luis de Alcântara Guimarães, ex-professor do UNIFESO, e atualmente prof. da UFRJ, encantou os estudantes com a  palestra sobre Botânica Forense, em seguida o egresso e mestrando pelo Jardim Botânico Luis Fernando Gonçalves da Silva  apresentou o trabalho que realiza em botânica de altitudes.
            No terceiro dia o egresso Luiz Philippe da Silva Sergio que já completou o mestrado e atualmente é estudante de doutorado na UERJ, palestrou sobre a importância da iniciação científica para o estudante de graduação. Além da palestra os egressos participaram da Mesa redonda sobre a Pós-Graduação no campo da Biologia, tendo como moderador o prof. Renan Fernandes Loureiro. A egressa Noêmia Falcão Nogueira mestranda pela UFRRJ; a mestre Keila da Silva Canuto e doutoranda pela UERJ; o mestre Luiz Philippe da Silva Sergio e doutorando pela UERJ; Mariana de Souza Oliveira mestranda pela UFRRJ;a mestre Daiana Lima Almada pela  UFF; Fabiane de Aguiar Pereira mestre pelo Jardim Botânico e que trabalha no PARNASO comentaram sobre a importância da graduação de Ciências Biológicas do UNIFESO na sua formação e dos desafios enfrentados no pós-graduação strictum senso. Além dos presentes o prof. Erick Guimarães coordenador do curso de pós-graduação Lato Senso em Gestão da Saúde e tecnologias das análises clínicas e pesquisa do UNIFESO participou da mesa redonda através de conexão online.
              Na quinta-feira, dia 14 de setembro encerrando as atividades da Floresta-Escola a   profa. Thereza Cristina Costa Lopes realizou a oficina de herborização com estudantes do Curso de Ciências Biológicas.   
             Para Luiz Philippe da Silva Sergio elogiou o crescimento do curso, pois “Na minha graduação não havia ainda a Floresta-Escola e isso é interessante porque mostra que o curso está avançando, está crescendo em áreas distintas. Quando eu entrei havia muita coisa voltada para a saúde, estava iniciando ainda na parte ambiental que agora eu vejo que está crescendo bem. Eu vejo que o curso de onde me formei cresceu, isso é importante para mim como egresso e como profissional”.
              A estudante Thais Castelo Branco Magliano destacou que “É muito legal conhecer pessoas que passaram pelas mesmas coisas que nós estamos vivenciando na graduação e ver o caminho que eles trilharam, pois podemos ver que também somos capazes. Assim nos inspiramos, conhecemos novas áreas. A caminhada é longa e ter exemplos de variadas áreas é muito importante, até mesmo para ver que há mercado de trabalho amplo, basta escolher a área que nós queremos. Eu não gosto de botânica em si, porém tivemos uma palestra de botânica forense e como me interesso por perícia criminal fiquei encantada. É uma forma de abrir portas, adquirir novos conhecimentos que não temos em sala de aula”,
             O coordenador Carlos Alfredo Franco Cardoso agradeceu a presença dos professores Sérgio de Carvalho Parrini, Carlos Guilherme Correa, Maria Helena Carvalho da Silva, Mário Manoel Parreira Fortes e Kelli Cristine Moreira da Silva Parrini ao evento.


Os egressos e professores  que participaram da mesa redonda no dia 13 de setembro
da esquerda para direita: Fabiane,Prof. Renan, Mariana, Noêmia,prof. Carlos Guilherme,Keila, Prof. Carlos Alfredo,  Luiz Philippe e Daiana
Profa. Liane iniciouas apresentações com um balanço dos três anos da floresta-escola



Prof.Reginaldo

Seminário com bolsistas, monitores, Jovens Talentos estudantes de Ciências Biológicas e Farmácia.

       Oficina de Herborização com a profa. Thereza

                                               Prof. André Alcântara  na palestra sobre Botânica Forense

Translate

Postagens mais visitadas