Nos de 17 a 19 de novembro a profa. Liane Franco Pitombo acompanhada de 20 estudantes visitou Picinguaba que em tupi-guarani significa reduto de peixes. Possui Manguezais, restingas, praias e costão rochoso que possibilita aos estudantes um estudo prático dos conteúdos estudados
Relato do estudante Vitor Guniel
A saída de campo para Picinguaba, localizada em Ubatuba-SP, proporcionou aos estudantes de biologia uma experiência de grande valor cientifico e cultural. A visita proporcionOU conhecer o parque que faz a gestão da mata, protegendo a biodiversidade (animal, florística e cultural). Visitamos os ecossistemas que o parque protege, sendo eles: manguezal, floresta de encosta, costão rochoso e praia.
Os estudantes tiveram a tivemos a oportunidade de serem guiados por um morador local, caiçara, dotado de uma experiência de vida gigantesca, onde nos explicou os processos da natureza, envolvendo seus ciclos e suas dinâmicas e tiveram a possibilidade de ver no mar o fenômeno da bioluminescência na noite do dia 18 de novembro.
Os estudantes também conheceram uma tribo indígena, onde foi possível comprar seus artesanatos e conversar eles sobre a região.
No domingo os estudantes visitaram o projeto TAMAR e o Aquário de Ubatuba.