domingo, 30 de dezembro de 2018

Curso de Medicina do UNIFESO é selecionado para o PET-Saúde





O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está entre as dez instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, com curso de Medicina, que tiveram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) aprovado em 2018. Trata-se de um programa do Ministério da Saúde que, há alguns anos, não abria edital.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

O edital deste ano aceitou a submissão de projetos de educação interprofissional. O UNIFESO enviou um projeto de Integração Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), que foi selecionado. 

“Alguns editais de residência médica falam especificamente do certificado de participação de, pelo menos um ano, no Programa. O PET-Saúde que conseguimos é de dois anos. Isso é muito importante para o curso de Medicina”, explica Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO.

O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.

FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFESO

Em dezembro foi realizada através de edital a seleção de professores e estudantes que atuarão no programa em 2019. A estudante Jéssica da Silveira Rodrigues Lima foi selecionada para participar do programa.  


terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Ciências Biológicas do UNIFESO entre os melhores cursos do país na avaliação do ENADE



O curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu nota 4 (em uma escala que vai até 5) na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizada em 2017. O exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação (Sinaes/MEC), junto à Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação. Os resultados desses instrumentos avaliativos, reunidos, atestam o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior de todo o Brasil perante os instrumentos governamentais.
O professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, atribui a boa nota a uma soma de fatores, que envolvem desde a dedicação dos estudantes e a qualificação do corpo docente, com a excelente infraestrutura que a Instituição oferece. O professor também aponta a grande contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais e, dessa forma, “viabilizou a atuação dos nossos  estudantes, desde o primeiro ano, em escolas públicas, desenvolvendo e praticando atividades inerentes às funções que vão exercer na profissão”, aponta o professor Carlos Alfredo.
O exame é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio de uma prova feita pelos alunos para verificar o desenvolvimento de competências específicas e o nível de atualização dos estudantes em relação às realidades brasileira e mundial. O coordenador se mostrou orgulhoso e confiante nos profissionais que estão se formando pelo UNIFESO. “O grupo que conquistou este conceito 4 no ENADE é formado por estudantes maduros, que desde o início tiveram um empenho diferenciado e sabem que o diploma é valorizado no mercado de trabalho quando o profissional se mostra determinado”, observou Alfredo, lembrando que o exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e seu registo é indispensável para a emissão do histórico escolar.
FONTE: gerencia de comunicação do UNIFESO
LINK DA MATÉRIA NO SITE: http://bit.ly/curso-unifeso-enade 


segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

EGRESSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS APROVADO NO MESTRADO



O egresso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura  Rodrigo Lima Veloso Ribeiro foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Geociência do Museu Nacional/UFRJ para iniciar em 2019. 

domingo, 9 de dezembro de 2018

CURSO DE AGROECOLOGIA - Trabalho de Campo

           No dia 09 de dezembro as irmãs Gabrielle Fagundes de Rezende da Silva e Isabella Fagundes de Rezende da Silva receberam o grupo de estudantes do curso de agroecologia (Biologia e Medicina Veterinária) no sítio da família em Santa Rita. A atividade campo foi acompanhada pelos professores Alexandre e Liane.
         








quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Trabalhos premiados no III CONFESO recebem Menções Honrosas 05-12-2018




Os pesquisadores docentes, discentes e técnico-administrativos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram homenageados pelo desempenho de seus trabalhos de pesquisa, de iniciação científica e tecnológica e de extensão, apresentados durante a terceira edição do Congresso Acadêmico-Científico do UNIFESO, o III CONFESO na segunda-feira dia 05 de dezembro de 2018.
Foram 49 trabalhos de Rodas de Conversa e 53 de Comunicações Orais indicados por avaliadores para o recebimento de Menção Honrosa considerando o mérito e relevância alcançados, em cerimônia realizada no dia 29 de novembro, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. A entrega dos certificados foi realizada por diretoras presentes e as coordenadoras da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE).
O Prof. José Feres Abido de Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, fez a abertura da cerimônia confirmando “a certeza de que a experiência desse terceiro CONFESO e o produto do trabalho que foi desenvolvido vão contribuir para que possamos estar, permanentemente, aprimorando a nossa Instituição”. 
A professora Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, encerrou a cerimônia de homenagens reafirmando que a pesquisa vem, cada vez mais, se transformando numa realidade no UNIFESO, mesmo não sendo uma obrigatoriedade em um Centro Universitário. “Temos o princípio que move essa Instituição, que é o do ensino, da pesquisa e da extensão. Se queremos qualidade no nosso trabalho, precisamos promover essa integração”, destacou a diretora Elaine. 

Sobre o III CONFESO
O III CONFESO foi um espaço de diálogo em torno do tema Arte, Ciência, Tecnologia e Inovação: reduzindo as desigualdades e promoveu debates, perguntas, interpretações, avaliações e novas preocupações com os caminhos a serem percorridos na pesquisa científica e tecnológica e nos processos de inovação, na convicção de que são os alicerces para o ensino de qualidade. O CONFESO está intimamente vinculado à missão institucional que expressa o seu compromisso com o desenvolvimento regional a partir da promoção da educação, da cultura, da ciência, da tecnologia e da inovação. No evento, que teve mais de 600 atividades cadastradas, a comunidade acadêmica apresentou o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e tecnológica, de projetos de inovação e de extensão no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, das Ciências da Saúde e das Ciências Tecnológicas, organizadas na forma de mesas redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas/workshops, feira de ciência, jornadas acadêmicas, entre outras atividades.

               


O trabalho efeito do peróxido de hidrogênio na morfologia de escherichia coli, apresentado na apresentação oral e a Ciência Itinerante receberam Menção Honrosa no evento do dia 05 de dezembro de 2018.  


Fonte: Gerência de Comunicação  


segunda-feira, 26 de novembro de 2018

FALCOARIA: VOO LIVRE DA HELENA -FEMEA DE GAVIÃO ASA-DE-TELHA


No dia 23 de novembro o café cientifico foi ao ar livre, na oportunidade o palestrante Bruno Silveira (ABFPAR – Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina) realizou uma apresentação da Helena uma fêmea de gavião asa-de-telha (Parabuteo unicinctus), para os presentes ao evento. 







segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ATIVIDADE DE CAMPO NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

       No dia 15 de novembro os professores Carlos Alfredo, coordenador do curso de Ciências Biológicas e a profa. de botânica Thereza Cristina Lopes acompanharam os estudantes do segundo, terceiro e quarto ano do curso ao Parque Nacional da Tijuca no Rio de janeiro para atividade de observação da vegetação do parque. Após a visita a parte baixa, onde  observaram as mudanças que acontecem a medida que a atitude vai aumentando ate o máximo de 1021 metros no pico da tijuca.   





















   




segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Estudantes de Ciências Biológicas participam do Forum Internacional de Laserterapia em São Paulo







                   As Estudantes Thais Castelo Branco Magliano e Mariana Costa Silva, participaram do evento Internacional de Laserterapia que aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro na Universidade Nove de Julho, Campus Vergueiro, no bairro da Liberdade em São Paulo. Foram acompanhadas pelo prof. Adenilson de Souza Fonseca, responsável pelo laboratório de fotobiologia do UNIFESO e orientador das estudantes. 
                   Na programação as estudantes apresentaram trabalhos em formato de banner, a egressa do Curso de Ciências Biológicas Keila Canuto, doutoranda pela UERJ, realizou uma apresentação oral e o Prof. Adenilson uma palestra sobre "Fotomodulação na estabilidade genômica''.
           A estudante Thais apresentou o trabalho sobre a "Avaliação de ação fotodinâmica de extrato vegetal em culturas de Escherichia coli". Segundo a estudante o trabalho que tem como objetivo avaliar a capacidade fotodinâmica de um extrato vegetal de Hovenia dulcis Thunberg, popularmente é conhecida como uva do Japão, Cajueiro Japonês. Estudos com extratos vegetais tem sido propostos para testar sua possível aplicação como fotossensibilizadores na Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana. Essa terapia é um ramo da fototerapia que tem como objetivo promover morte celular pela produção de espécies reativas de oxigênio (radicais livres).  Possui grandes vantagens como: Não há efeitos adversos descritos na literatura, não há contra indicações, possui fácil aplicação além de baixo custo. E quando utilizado em bactérias, não gera pressão seletiva, o que não gera resistência dos microrganismos, como ocorre com os principais antimicrobianos convencionais.
         A estudante Mariana Costa apresentou o trabalho sobre "A avaliação da sobrevivência de culturas de Escherichia coli expostas ao LED azul de baixa potência". Utilizando cepas de E.coli proficientes (AB1157) e deficientes mecanismos de reparo do DNA (JW1625 e JW0704). Depois de diversos experimentos feitos, nossos resultados sugerem uma redução da sobrevivência das cepas deficientes após a exposição ao LED azul. Este estudo está sendo realizado em conjunto com outro estudante de biologia o Lucas Resende.


ESTUDANTES DO UNIFESO VISITAM O APIÁRIO AMIGOS DA TERRA EM NOVA FRIBURGO



             No sábado dia 10 de novembro estudantes de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas acompanhadas das professoras Denise de Mello Bobány (Regente da disciplina eletiva de apicultura do curso de medicina Veterinária) e Liane Franco Pitombo visitaram o Apiário Amigos da Terra em Nova Friburgo para colocarem em prática o aprendizado desenvolvidos nas aulas do semestre. 
  








Translate

Postagens mais visitadas