PRIMEIRO DIA (28 de maio de 2019): A noite foi dividida em dois momentos: no primeiro o prof. Leandro de Oliveira Costa debateu com os estudantes e professores convidados os desafios do ensino de ciências no século XXI. No segundo momento os professores conversaram com os estudantes sobre o tema apresentado e desta forma o que se observou foi uma verdadeira interação de todos os presentes.
SEGUNDO DIA (29 DE MAIO DE 2019): neste dia os estudantes e professores foram convidados a visitar a pedra da tartaruga no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O grupo partiu do centro da cidade em direção ao parque onde o palestrante Pedro Mineiro Cordoeira (Clube de Astronomia de Nova Friburgo apresentou a palestra “Uma noite no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis” sobre o tema astronomia. Na bagagem um telescópio para observação de estrelas e planetas. O grupo foi composto por cerca de 30 pessoas entre estudantes e professores (Carlos Alfredo, Leandro Costa e Thereza Lopes). Na oportunidade vários planetas e estrelas puderam ser observadas.
TERCEIRO DIA (30 DE MAIO DE 2019): O prof. Dr. André Luis Alcântara Guimarães (UFRJ) apresentou a palestra sobre Botânica Forense: uma ferramenta para perícia criminal. Na palestra o prof. André mostrou a importância do conhecimento da botânica para elucidação de várias situações criminais. Além de estudantes e professores do UNIFESO, estudantes de escolas públicas e convidados do Parque Nacional da Serra do Órgãos.
QUARTO DIA (31 DE MAIO DE 2019): a noite iniciou com as apresentações dos estudantes Paulo Rodrigo Dias que apresentou o resultados preliminares da participação de voluntários no monitoramento de biodiversidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), RJ, e o trabalho da Olga Bruna Carmo: Monitoramento de fauna pela participação cidadã no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) permite verificação de atropelamentos em área de uso intensivo. Após as apresentações dos estudantes o prof. Dr. Rafael Brandão Varella apresentou a palestra sobre Arboviroses: um desafio em saúde pública para o século XXI. A palestra apresentou um panorama sobre as arboviroses no Brasil e no mundo.