Prof. Alexandre Magno Ferreira Braga
Mas para que mesmo aprender e se instruir sobre Ciência
& Tecnologia? Wi-Fi, transgênicos, Ozônio, virose Marayo... o que são e
como impactam nossas vidas? A Ciência Itinerante é uma
iniciativa que comemora com orgulho uma década de atividade. Nunca nos
preocupamos em quantificar nosso Projeto mas estimamos que ao circular por
diversos logradouros como praças, associações, ruas, escolas, igrejas, clubes,
fábricas, bairros populares, ações comunitárias e postos de saúde, nós
atingimos de maneira direta e indireta muitas pessoas em nosso município. A
mensagem é sempre de divulgar e popularizar assuntos científicos, tentando
aproximá-los da realidade do dia a dia das pessoas comuns, estudantes e
trabalhadores, onde quer que residam, ou estejam.
Temos em mente que a ciência é uma atividade
aberta, sofisticadamente intelectual e
em constante mutação de busca por conhecimentos e produção de cultura que o ser
humano vem conseguido acumular, inventar, descobrir, sistematizar, desenvolver,
registrar e transmitir para outros ao longo dos milênios. Uma de suas metas
seria a melhoria da qualidade de vida humana e uma melhor compreensão dos
fenômenos naturais para melhor interagirmos
com o ambiente e demais formas de vida.
Notoriamente,
quando a grande mídia televisiva e internauta divulgam resultados e pesquisas científicos
não se esmeram em ser didáticos, ou
pô-los em perspectiva e contexto sócio-crítico. Muitas vezes temos a alienação
do público, pois o material e o meio de divulgação parecem tão distantes que os
leigos podem perder o interesse e terem a falsa sensação que o assunto é
incompreensível e ou desimportante.
Fazer
divulgação científica com interatividade envolve tentar equilibrar a
apresentação do conhecido e do desconhecido e permitir que o público alvo faça
as conexões pertinentes. O projeto de Ciência Itinerante é uma atividade
privilegiada de diálogo crítico com a realidade que favorece a articulação do
ensino com pesquisa e extensão institucional do Unifeso.
Este projeto é
capitaneado pelo curso de Ciências Biológicas e é instrumentalizado em
atividades institucionais, como campanhas na área da saúde e da ambiental, como:
vacinação, combate as viroses emergentes
e exposições sobre a biodiversidade, promovendo a interdisciplinaridade e
integração com outros cursos da instituição. Tivemos inúmeras atividades também
fora do município, nos apresentando em São José do rio Preto, Petrópolis,
Friburgo e Guapimirim.
A ciência
itinerante propõe difundir os conceitos científicos de maneira participativa,
acessível e divertida à população em geral, sendo uma relevante fonte de apoio
para as atividades docentes. A ciência itinerante é uma importante ferramenta
para processo de inclusão social, porque fornecem condições para ampliar a capilaridade
e a alfabetização científica, para integração da sociedade com Ciência &
Tecnologia.
Nosso
princípio e objetivos sempre foram informar à população o que já foi construído
em vários campos do conhecimento científico, fazer uma ilustração, difusão ou
divulgação do status e avanços da ciência, ajudar na circulação e debate de
ideias. Desta forma potencializando os debates técnico-científicos e instigando a curiosidade
e novos talentos para atividades de ciências. Dar voz a prática à ideias e
conceitos mais sustentáveis sobre o desenvolvimento econômico e social, tanto ao
público infanto-juvenil, como aquele que já passou (ou não), pela escolaridade
básica.
Ressaltar a
importância do diálogo com a cultura científica, mediada por saberes populares,
conhecimentos técnico-científico e informações de amplo interesse do público no
geral. As transformações contemporâneas num mundo cada vez mais dependente dos
avanços e conhecimentos técno-científicos.
O intuito básico é educar nosso microcosmo societário sobre a
importância da Ciência. Os desafios e prejuízos de não nos apropriarmos de sua
produção e popularização. O desafio é não só nos inteirarmos das inovações e avanços,
mas também nos sensibilizarmos de velhos problemas ainda não resolvidos na área
da saúde pública, como o controle de doenças infecto-contagiosas ligadas a proliferação de mosquitos.
Segundo
diversos cronistas e divulgadores de ciência que semanalmente publicam em
mídias jornalísticas, sejam em jornais e revistas científicas esse trabalho de
divulgação é fundamental e necessário, relevante e obrigatório para estreitar
os laços com a sociedade e o público leigo. Cumpre a função educacional por
ampliar o escopo da compreensão a respeito do processo de produção científica e
sua lógica. Promover o desvelamento das soluções de problemas de ordem prática
e teórica a qual se debruça. Esse aspecto também tem forte dimensão cultural
que visa atiçar a curiosidade e levar luz aos mistérios e questões cotidianas
de nossa realidade. A atividade de popularização é cívica ao informar a opinião
pública sobre áreas críticas e sensíveis e que demandam tomada de decisões.
Gerar conscientização sobre questões que envolvem ações sobre o ambiente e
questões socioeconômicas sobre políticas e gestão públicas