sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Ciência Itinerante- A ciência mais perto de você há dez anos.



Prof. Alexandre Magno Ferreira Braga

         Mas para que mesmo aprender e se instruir sobre Ciência & Tecnologia? Wi-Fi, transgênicos, Ozônio, virose Marayo... o que são e como impactam nossas vidas? A Ciência Itinerante é uma iniciativa que comemora com orgulho uma década de atividade. Nunca nos preocupamos em quantificar nosso Projeto mas estimamos que ao circular por diversos logradouros como praças, associações, ruas, escolas, igrejas, clubes, fábricas, bairros populares, ações comunitárias e postos de saúde, nós atingimos de maneira direta e indireta muitas pessoas em nosso município. A mensagem é sempre de divulgar e popularizar assuntos científicos, tentando aproximá-los da realidade do dia a dia das pessoas comuns, estudantes e trabalhadores, onde quer que residam, ou estejam.
       Temos em mente que a ciência é uma atividade aberta, sofisticadamente  intelectual e em constante mutação de busca por conhecimentos e produção de cultura que o ser humano vem conseguido acumular, inventar, descobrir, sistematizar, desenvolver, registrar e transmitir para outros ao longo dos milênios. Uma de suas metas seria a melhoria da qualidade de vida humana e uma melhor compreensão dos fenômenos naturais para melhor  interagirmos  com o ambiente e demais formas de vida.
              Notoriamente, quando a grande mídia televisiva e internauta divulgam resultados e pesquisas científicos  não se esmeram em ser didáticos, ou pô-los em perspectiva e contexto sócio-crítico. Muitas vezes temos a alienação do público, pois o material e o meio de divulgação parecem tão distantes que os leigos podem perder o interesse e terem a falsa sensação que o assunto é incompreensível e ou desimportante.
               Fazer divulgação científica com interatividade envolve tentar equilibrar a apresentação do conhecido e do desconhecido e permitir que o público alvo faça as conexões pertinentes. O projeto de Ciência Itinerante é uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade que favorece a articulação do ensino com pesquisa e extensão institucional do Unifeso.
           Este projeto é capitaneado pelo curso de Ciências Biológicas e é instrumentalizado em atividades institucionais, como campanhas na área da saúde e da ambiental, como: vacinação,  combate as viroses emergentes e exposições sobre a biodiversidade, promovendo a interdisciplinaridade e integração com outros cursos da instituição. Tivemos inúmeras atividades também fora do município, nos apresentando em São José do rio Preto, Petrópolis, Friburgo e Guapimirim.
            A ciência itinerante propõe difundir os conceitos científicos de maneira participativa, acessível e divertida à população em geral, sendo uma relevante fonte de apoio para as atividades docentes. A ciência itinerante é uma importante ferramenta para processo de inclusão social, porque fornecem condições para ampliar a capilaridade e a alfabetização científica, para integração da sociedade com Ciência & Tecnologia.
                  Nosso princípio e objetivos sempre foram informar à população o que já foi construído em vários campos do conhecimento científico, fazer uma ilustração, difusão ou divulgação do status e avanços da ciência, ajudar na circulação e debate de ideias. Desta forma potencializando os debates  técnico-científicos e instigando a curiosidade e novos talentos para atividades de ciências. Dar voz a prática à ideias e conceitos mais sustentáveis sobre o desenvolvimento econômico e social, tanto ao público infanto-juvenil, como aquele que já passou (ou não), pela escolaridade básica.
              Temos em mente que a meta de mostrarmos a dinâmica da produção científica não é uma tarefa fácil, pois sua popularização e divulgação podem levar a perigosas simplificações enganadoras de seu percurso metodológico por negligenciarmos muitas das vezes o processo de sistematização e coleta de dados, o uso da matematização, entre outras etapas vitais da construção de conhecimentos na área das ciências experimentais, mas essa perspectiva de dialogização precisa acontecer para tornar mais acessível o mundo científico, muitas vezes mistificado e mitificado como atividade distante do dia a dia da cidadania das pessoas comuns, estudantes, jovens e trabalhadores.
                Ressaltar a importância do diálogo com a cultura científica, mediada por saberes populares, conhecimentos técnico-científico e informações de amplo interesse do público no geral. As transformações contemporâneas num mundo cada vez mais dependente dos avanços e conhecimentos técno-científicos.  O intuito básico é educar nosso microcosmo societário sobre a importância da Ciência. Os desafios e prejuízos de não nos apropriarmos de sua produção e popularização. O desafio é não só nos inteirarmos das inovações e avanços, mas também nos sensibilizarmos de velhos problemas ainda não resolvidos na área da saúde pública, como o controle de doenças infecto-contagiosas  ligadas a proliferação de mosquitos. 
               Segundo diversos cronistas e divulgadores de ciência que semanalmente publicam em mídias jornalísticas, sejam em jornais e revistas científicas esse trabalho de divulgação é fundamental e necessário, relevante e obrigatório para estreitar os laços com a sociedade e o público leigo. Cumpre a função educacional por ampliar o escopo da compreensão a respeito do processo de produção científica e sua lógica. Promover o desvelamento das soluções de problemas de ordem prática e teórica a qual se debruça. Esse aspecto também tem forte dimensão cultural que visa atiçar a curiosidade e levar luz aos mistérios e questões cotidianas de nossa realidade. A atividade de popularização é cívica ao informar a opinião pública sobre áreas críticas e sensíveis e que demandam tomada de decisões. Gerar conscientização sobre questões que envolvem ações sobre o ambiente e questões socioeconômicas sobre políticas e gestão públicas

Translate

Postagens mais visitadas