O Rio Grande do Sul foi o destino escolhido pela estudante Bruna Maia, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), para aprimorar seus conhecimentos na área de Primatologia. Em abril, a acadêmica fez o “IV Curso de Introdução à Primatologia – Teórico/Prático”, que aconteceu na Fazenda Souza, em Caxias do Sul.
Segundo ela, sua participação teve por objetivo aumentar o conhecimento sobre o gênero Alouatta, além de aprender uma nova metodologia de trabalho chamada Survey. “Pretendo utilizar esta metodologia na realização da minha monografia “Áreas de Ocorrência de Primatas (Mammalia, Primates) no Município de Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil”, sob a orientação do professor Alcides Pissinatti, do UNIFESO, e do biólogo Rodrigo Cambará Printes, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além da monografia, também farei uso de tudo que aprendi no curso para incrementar o meu projeto com Alouatta fusca no Parque Nacional da Serra dos Órgãos”, contou a estudante.
Entre os itens que o curso abordou estão a “Biologia da Conservação”, “Primatas da Mata Atlântica e do Rio Grande do Sul”, “Status e ameaça dos primatas”, “Biologia do Bugio-ruivo”, “Elaboração de projetos”, “Métodos de campo” e “Survey”. Para a estudante Bruna, o curso valeu a pena e vai acrescentar muito em seu futuro profissional. “Além de aprender muitas coisas importantes sobre a biologia destes primatas, também tive a oportunidade de conhecer grandes profissionais na área da Primatologia e de trocar experiências com pessoas de todo o Brasil. Acredito que esse tipo de experiência de trabalho em grupo e troca de conhecimento deveria ser amplamente realizado pelos estudantes de Ciências Biológicas, já que não se faz ciência sozinho” avaliou a estudante.