O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi representado por docentes e discentes durante o IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (IV Confeso).Além da mostra de “Experiências e Sensibilidades do PET-Saúde do Unifeso: O Que Vivemos na Fazenda Ermitage”, as experiências e os saberes em educação foram compartilhados em uma mesa redonda do PET-Saúde do Unifeso.
O PET-Saúde constitui iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais da Saúde, em conjunto com a formação de estudantes de graduação em ações de práticas de iniciação ao trabalho. O desenvolvimento do Programa PET-Saúde no Unifeso objetiva
integrar estudantes, professores e trabalhadores de diferentes profissões de saúde para o planejamento, implementação e acompanhamento da proposta do Projeto “A Interprofissionalidade in loco – O IETC Integrando Vidas”.
Entre os expositores, estava professora Renata Mendes, enfermeira supervisora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e responsável pela coordenação de um dos cinco grupos tutoriais que trabalham no projeto. Ela avalia o programa como um processo colaborativo que tem sido muito importante, inclusive para o seu crescimento profissional. “É uma troca de experiências da realidade do trabalho com o cenário vivo, quando nos inserimos em realidades como as da Fazenda Ermitage. É o momento de ensinar, aprender, ouvir e discutir em grupo determinada situação de saúde. O interessante é que na interprofissionalidade trabalhamos na lógica de uma linha de cuidado em conjunto, quando todos os profissionais, das diversas áreas envolvidas, discutem a situação do paciente e refletem acerca de uma melhor qualidade de vida dele. Essa discussão culmina em um produto voltado ao cuidado e à atenção voltada a essa pessoa ou para o coletivo onde estamos atuando”, conta a professora Renata.
O programa é destinado aos preceptores, estudantes e docentes de curso de graduação da
área da Saúde que, representados pela Instituição de Ensino, em conjunto com as secretarias de Saúde estaduais e municipais, elaboram projetos cujas ações contemplam recomendações do Ministério da Saúde para a qualificação dos profissionais e formação de estudantes em consonância com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto do Unifeso ainda está no início, mas os resultados parciais deste trabalho já vêmsendo apresentados e expostos à comunidade acadêmica e ao público em geral em diversas
oportunidades. Saiba mais (http://unifeso.edu.br/noticia.php?n=seminario-do-pet-saudereune-
estudantes-no-campus-feso-pro-arte).
As estudantes Jessica e Camila e a professora Maria Helena participaram das apresentações dos trabalhos
As estudantes Camila Fernandes Vieira e Jéssica da Silveira Rodrigues Lima participaram dos seguintes trabalhos:
“A VIVÊNCIA DO
PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE NA
FORMAÇÃO DOS CURSOS DO CCS": Camila
Fernandes Vieira; Carolina Monteiro Coelho; Lucas Correa da Rocha; Rodrigo
Henrique Torbis Batista Gonçalves; Thainá Zanon Cruz; Renata Pereira Azevedo;
Tatiana Pinto Ferreira Cardoso; José Carlos Lima de Campos
“A
INTERPROFISSIONALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CUIDADO VOLTADO PARA A SAÚDE DE IDOSOS
VÍTIMAS DA TRAGÉDIA AMBIENTAL NA REGIÃO SERRANA EM TERESÓPOLIS”: Renata
Mendes Barboza; Ana Cristina Vieira Paes Leme Dutra; Monique da Silva Freitas;
Luciano Garcia Mendes; Lucca da Silva Rufino; Jéssica da Silveira Rodrigues Lima; Ludmila Correia Mendes; Sérgio
Martins de Miranda; Fernando Pereira de Carvalho.
“ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
E SEUS AGRAVOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO IDOSA SOBREVIVENTE DE DESASTRE AMBIENTAL”
Ludmila Correia Mendes; Lucca da Silva Rufino; Jéssica da Silveira Rodrigues Lima; Luciano Garcia Mendes